Networking é a ação de trabalhar sua rede de contatos, trocando informações relevantes com base na colaboração e ajuda mútua. Essa ação inclui diferentes atividades voltadas à carreira e negócios, através da manutenção de relacionamentos interpessoais produtivos.
Como criar um bom networking
Também conhecido como “rede de contatos”, o Networking é a forma de cultivar relações profissionais em diversos ambientes e utilizar essas relações para alguma finalidade. Seja para fortalecer as amizades, estreitar negociações comerciais ou para aproveitar oportunidades no mercado de trabalho.
Networking é uma estratégia que consiste na formação de uma rede de contatos, pautada em relacionamentos profissionais e comerciais de auxílio mútuo, nos quais são compartilhados interesses em comum, informações, indicações e parcerias.
5 benefícios do networking
Quem faz parte do networking? A rede de relacionamentos é composta por diferentes perfis, desde a família ampliada, passando pelos amigos e colegas da faculdade e do trabalho, até outras pessoas do seu campo de atuação e aqueles que são de outras áreas, mas têm interesses em comum.
Um dos segredos para o sucesso do networking é estar sempre em busca de novas conexões. Isso significa que você não pode estagnar e deve estar sempre onde as pessoas da sua área estão. Procure aceitar os convites de palestras, eventos e reuniões, mesmo que não saiba exatamente qual proveito poderá tirar da ocasião.
10 dicas para manter seu network aquecido
Exemplos de networking Publicar atualizações em sites, blogs e redes sociais. Divulgar informação relevante. Criar conteúdo de valor para a rede. Enviar e-mails, fazer contatos telefônicos ou via inbox periodicamente.
Como criar uma rede de contatos promissora para seu negócio
A diferença é que network é mais ligada ao significado substantivo de “rede de contatos”, enquanto networking nomeia a atividade de cultivar essa rede. A importância e o poder da rede de relacionamentos – ou, do seu networking…
Um networking eficaz não envolve apenas falar, mas também ouvir. Por isso, você não precisa ser um grande tagarela para conquistar o outro, basta fazer as perguntas certas e demonstrar interesse genuíno nas respostas. Ao final dos eventos de networking, também não esqueça de ativar os seus contatos.
O verdadeiro networking está baseado em relações de troca, onde você não pode pensar apenas no benefícios que ganha, mas também no que tem a oferecer. Para entender como fazer um bom networking , confira dicas no vídeo realizado pelo Na Prática em parceria com a EXAME.com:
Como Luiz Gama aprendeu a ler?
O que significa quando o telefone está fora de serviço?
Quem tem direito a abdominoplastia pelo convênio?
Como cancelar assinatura produtos Globo?
Como se classificam os agregados na construção?
O que são questões prejudiciais homogêneas?
Para que serve Chemitril 150mg?
Como recuperar fotos e vídeos apagados permanentemente do celular?
O que acontece quando uma dívida vai para o setor jurídico?
Como lançar saldo de abertura na contabilidade?
Quanto ganha um bom psicólogo?
O que a ONU diz sobre a pobreza menstrual?
Pode tomar tandrilax com naproxeno?
Porque os animais não gostam da cor vermelha?
Qual a diferença de bem casados e bem vividos?
Qual o fator de impacto da revista JAMA?