Os retrovírus são um grupo de vírus de RNA que se replicam para produzir DNA a partir do RNA, usando uma enzima denominada transcriptase reversa. O DNA produzido é então incorporado ao genoma do hospedeiro.
São exemplos de retrovírus: os vírus da imunodeficiência humana (HIV-1 e HIV-2), o vírus da leucemia de bovinos (BLV), o vírus da imunodeficiência de felinos (FIV), o vírus linfotrópico humano tipo I e II (HTLV-I/II – Human T Lymphotropic Virus Type I/II).
O retrovírus é um tipo de vírus que contém como material genético o RNA associado à enzima transcriptase reversa. Os vírus podem ser classificados de acordo com seu genoma, constituído de DNA ou RNA, em fita simples ou dupla, linear ou circular, de polaridade positiva ou negativa.
A transmissão da doença pode ocorrer diretamente, pelo contato com pessoas infectadas, ou indiretamente, pelo contato com superfícies ou objetos utilizados pela pessoa infectada.
Além do HIV, os retrovírus humanos com os papéis mais bem definidos em doenças clínicas são os vírus linfotrópicos da célula T humana tipos I e II (HTLV-I e HTLV-II).
Os retrovirus infectam uma grande variedade de espécies animais, causando patologias diversas como tumores, doenças auto-imunes, síndromes de imunodeficiência e anemias.
Exemplos de retrovírus são os vírus da imunodeficiência humana e os vírus da leucemia de células T humanas. Depois que o pró-vírus está integrado ao DNA da célula hospedeira, ele normalmente é transcrito utilizando mecanismos celulares típicos para produzir as proteínas virais e o material genético.
Retrovírus: formados por RNA, por exemplo o vírus HIV. Arbovírus: transmitidos por insetos, por exemplo o vírus da dengue. Bacteriófagos: vírus que infectam bactérias.
Transcriptase reversa (RT, do inglês Reverse transcriptase, também conhecida como DNA polimerase RNA-dependente) é uma enzima presente em alguns tipos de vírus, como o vírus da hepatite B e o vírus HIV, que realiza um processo de transcrição ao contrário em relação ao padrão celular.
O médico infectologista Keny Colares, da Escola Pública de Saúde Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), afirma que a maior parte das pessoas que tiveram Covid-19 podem transmitir o vírus, geralmente, dois dias antes de começar a perceber os sintomas e até dez dias depois do início deles.
Doenças causadas por retrovírus. Os retrovírus estão associados com algumas doenças em humanos. As principais são a AIDS e alguns tipos de câncer. AIDS: O vírus HIV ataca os linfócitos T do sangue, as células de defesa do organismo.
Embora, como outros vírus, retrovírus precisa usar a maquinaria celular dos organismos que infectam para fazer cópias de si mesmos. A infecção por um retrovírus requer uma etapa adicional. O genoma do retrovírus precisa ser reversamente transcrito em DNA por uma enzima chamada transcriptase reversa para que possa ser copiado da maneira usual.
De acordo com os consensos mundiais, a contagem de células abaixo de 200 céls/ mm3 é uma indicação para a terapia antirretroviral (TARV).
Na verdade, ele não pode ser mau ou bom, pois sequer é considerado vivo pela maioria dos biólogos. Vírus não têm metabolismo, não comem, respiram ou excretam. Não se reproduzem sozinhos – precisam dos hospedeiros –, e não se locomovem por conta própria. A única razão da existência de um vírus é fazer mais de si mesmo.
Quais foram os povos do período pré homérico?
Quem foi que descobriu a força da gravidade?
O que é prompt de comando do windows?
Como fazer voltar a cor da Aliança?
Como transferir fotos do Google Drive para o OneDrive?
Qual a diferença entre desejo e demanda?
Quem tem hipotireoidismo pode consumir inhame?
O que é administração escolar e como ela deve acontecer?
Para que serve dobutamina na UTI?
Quais são as principais características do biodiesel?
Como selecionar vários E-mails no Gmail para apagar?
Quem está com triglicérides alto pode comer mamão?
O que é forecast na logística?