O Departamento Contábil é o responsável por auxiliar o empresário na sua gestão empresarial, gerando informações, dados e planilhas necessárias para que ele possa ter a noção real de sua empresa, proporcionando o suporte necessário para a correta tomada de decisão.
O Departamento Contábil tem como objetivo elaborar as demonstrações contábeis de sua empresa. Estas são de suma importância, tanto pela exigência legal quanto para a tomada de decisões.
Em geral, as rotinas contábeis envolvem todas as análises financeiras que uma empresa possui, seja ela grande, média ou pequena. Alguns exemplos são resultados, controle de caixa, balanços e análise dos prejuízos e lucros. Dessa forma, tudo que envolve o funcionamento da empresa faz parte.
O escritório de contabilidade pode ser dividido por setores. Os principais são recursos humanos, fiscal, contabilidade e Imposto de Renda, auditoria, previdenciário e legislação.
Entre as tarefas pertencentes ao departamento fiscal estão também a apuração de tributos, como IPI, ISS, ICMS e ICMS-ST. Bem como a escrituração fiscal das atividades da empresa e auxílio na classificação fiscal de novos produtos comercializados. Além de realizar a entrega de obrigações como o SPED Fiscal e o Dime.
Quais são as principais áreas da Contabilidade?
Apuração de tributos; Análise dos dados cadastrais dos fornecedores junto ao Fisco; Auxílio na determinação de classificação Fiscal de novos produtos comercializados; Entrega de obrigações acessórias, como as Escriturações Fiscais e Contábeis Digitais (EFD e ECD).
8 rotinas do departamento fiscal
O escritório de contabilidade pode ser dividido por setores. Os principais são recursos humanos, fiscal, contabilidade e Imposto de Renda, auditoria, previdenciário e legislação. Para conquistar o cliente, o contador ou técnico contábil deve manter contato constante com a empresa.
Normalmente um Departamento Contábil é formado por: Contas a pagar e receber, Folha de pagamento e Controle de estoque. Essa é a estrutura padrão e ela pode variar dependendo do tamanho da empresa, de seu segmento e de sua necessidade dentro do mercado, com relação finanças e rednimentos.
Em grandes empresas, o departamento de contabilidade é dividido em setores, cada um tem uma função diferente. Em empresas de pequeno e médio porte geralmente o serviço é terceirizado ou há um ou dois funcionários para realizar estas atividades. Basicamente, os setores mais comuns são:
De grande importância para a empresa, a Contabilidade organiza, documenta e analisa todos os passivos e ativos patrimoniais de uma empresa. Como ativo entende-se todos os bens que a empresa possui, como imóveis, equipamentos, investimentos e capital em caixa.
O departamento de contabilidade precisa encontrar o equilíbrio entre ter um estoque cheio demais, gerando custos altos, e com pouca mercadoria, deixando clientes na mão. Para funcionar de forma eficaz, uma empresa pode precisar de máquinas, equipamentos, veículos e outros ativos fixos que utilizará ao longo de vários anos.
Basicamente, os setores mais comuns são: Contas a Pagar e a Receber: O setor de contas a pagar de um departamento de financeiro registra os bens e serviços que são recebidos e realiza os devidos pagamentos. As contas a pagar são registradas como passivos e as contas a receber como ativos.
Como organizar a mala do bebê para a maternidade?
Qual a melhor posição para colocar o coletor menstrual?
Como mudar de servidor no PS4?
O que acontece quando a pupila diminui?
Como fica a reforma da previdência para os professores estaduais?
É verdade que as cigarras cantam até explodir?
Quanto tempo demora para curar picada de inseto?
Quais são os animais vivíparos?
Quanto entrou em vigor a reforma da Previdência?
Onde é que os golfinhos vivem?
Como fica a sobrancelha depois do retoque?
Como alterar a conta do banco no aplicativo da Uber?
Como saber a razão social da MEI?
Como pagar a nova placa Mercosul?