Ela é determinada pela existência e expressão de genes conhecidos como genes de resistência, que determinam o funcionamento dos mecanismos responsáveis pelo impedimento da ação antibiótica. A resistência das bactérias aos antibióticos é resultado de mudanças na estrutura genética desses organismos.
Quando uma bactéria adquire diversos mecanismos e passa a ser resistente a uma variedade enorme de antibióticos, ela se torna uma superbactéria. As superbactérias ganharam destaque primeiro dentro dos hospitais, onde o uso de antibióticos é mais intenso e a transmissão de bactérias mais eficiente.
"A parede celular é uma estrutura rígida que tem como objetivo proteger a bactéria. Quando se multiplica, a bactéria se divide ao meio, esticando-se. O antibiótico, então, age na parede celular formando poros. Assim, quando a bactéria vai se esticar para se dividir, ela acaba arrebentando essa parede.
A resistência das bactérias aos antibióticos é resultado de mudanças na estrutura genética desses organismos. Esse processo pode acontecer, basicamente, de duas formas: mutações genéticas aleatórias e consequente seleção natural (genes de resistência que fazem parte de unidades de DNA chamadas de transposons); e.
As bactérias possuem diversos mecanismos de resistência aos antibióticos. Os principais são: alteração na permeabilidade da membrana, alteração no local de atuação do antibiótico, bombeamento ativo do antibiótico para fora da bactéria e a produção de enzimas que destroem os antibióticos.
23 curiosidades que você vai gostar
Resistência bacteriana diz respeito à capacidade da bactéria de resistir a ação de alguns antibióticos devido ao desenvolvimento de mecanismos de adaptação e de resistência, o que é muitas vezes consequência do uso indevido de antimicrobianos.
O uso incorreto de antibióticos é um dos fatores que torna as bactérias mais resistentes aos medicamentos. As bactérias são extremamente adaptáveis e podem sofrer mutações genéticas. Quando causam infecções, podem ser combatidas com antibióticos.
Como interpretar o resultado
O antibiótico que inibir o crescimento microbiano é o indicado para tratar a infecção, mas caso seja verificado crescimento, indica que o microrganismo em questão não é sensível àquele antibiótico, ou seja, resistente.
Além do agravamento da resistência aos antimicrobianos, o consumo exagerado de antibióticos pode levar a situações de toxicidade hepática, insuficiência renal, descalcificação óssea ou dentária, surdez e até provocar a morte.
Como tirar fatura Vivo só com o número?
Qual o melhor processador de PC 2021?
O que caracteriza o clima temperado?
Como fazer para atrair a pomba gira?
Quais as doenças que dão direito ao BPC?
Como descobrir o que está usando minha câmera?
Quando a dispensa do empregado pode ser considerada discriminatória?
O que é melhor pinus tratado ou eucalipto?
Como tirar o dinheiro do Cartão BOM?
O que é doença Neurologica degenerativa?
O que pode causar perda auditiva unilateral?
O que é uma falácia de acidente?
Qual a diferença da empresa terceirizada?
Como habilitar meu CNPJ no Sefaz?
Como faço para transferir um valor alto?
Quando será pago o abono natalino do Bolsa Família?
O que é propaganda * sua resposta?