Auditoria contábil é a análise minuciosa dos registros e dos documentos da empresa, de modo a averiguar se todos os deveres estão sendo cumpridos e evitar problemas fiscais. Essa checagem se aplica a todas as empresas, de pequeno a grande porte.
A auditoria contábil compreende o exame de documentos, livros contábeis, registros, além de realização de inspeções e obtenção de informações de fontes internas e externas, tudo relacionado com o controle do patrimônio da entidade auditada.
Quais são as fases da auditoria contábil?
A realização da auditoria é feita por um profissional formado em Ciências Contábeis e com registro no CRC (Conselho Regional de Contabilidade). O empreendedor pode acompanhar a análise, e caso a corporação tenha um contador, ele pode auxiliar no processo, disponibilizando as informações e documentações necessárias.
Durante o processo de auditoria empresarial são avaliados todos os controles internos (trabalhistas, tributários e contábeis) e o desenvolvimento anual da empresa, buscando qualquer tipo de incoerência nas informações registradas e proporcionando meios para que os gestores criem medidas de melhoria.
O principal objetivo da Auditoria Contábil consiste em verificar se as demonstrações contábeis refletem adequadamente a situação patrimonial, financeira e econômica das empresas.
Uma auditoria é um procedimento que visa averiguar algum ponto dentro de uma empresa, que pode estar relacionado aos processos gerenciais ou às questões tributárias, contábeis, trabalhistas, entre outros.
Assim, a função da auditoria externa (também conhecida como independente) é examinar e atestar a integridade e veracidade das contas de uma companhia. Cabe ressaltar que o auditor externo não tem nenhum vínculo com a empresa auditada.
O programa de controle de qualidade deve ser estabelecido de acordo com a estrutura da equipe técnica do auditor e a complexidade dos serviços que realizar. No caso de o auditor atuar sem a colaboração de assistentes, o controle da qualidade é inerente à qualificação profissional do auditor.
O auditor contábil para ser um profissional competente deve estar sempre atualizado com as normas contábeis nacionais e internacionais, já que as mesmas estão em constantes mudanças e podem afetar as operações das empresas. Quando é necessário contratar uma auditoria?
Sendo assim, a auditoria contábil será relevante, pois constatará a segurança e a credibilidade da sua gestão e do seu controle interno, além de dar um melhor direcionamento em suas decisões. Qual o passo a passo dessa auditoria? O processo de auditoria em uma empresa é realizado conforme o determinado nas normas brasileiras.
O relatório do auditor contábil pode apresentar dois resultados. O primeiro é aquele que confirma que as operações contábeis daquele empresário estão coerentes e adequadas com as normas brasileiras e internacionais de contabilidade. Decerto, nesse caso, o auditor irá orientá-lo para adoção das melhores estratégias contábeis.
A auditoria contábil pode trazer com maior exatidão qualquer problema regulamentar da empresa, além de identificar a real situação financeira e econômica da empresa.
Como fazer um pedido de Webnamoro?
Como é o processo seletivo da Pirelli?
Como surpreender no pedido de noivado?
Como tirar nível de terreno sem Mangueira?
Como tirar o usuário Administrador do PC?
Como pedir ajuda aos colegas de trabalho?
Como saber o grau de parentesco?
Como tirar a porcentagem de um valor?
Como fazer para pegar créditos emprestado?
Como tirar o miolo da fechadura antiga?
Como pedir desculpas na Umbanda?
Como não passar gripe para outra pessoa?
Como tirar o nada consta do CPF?
Como pedir doações em convite de aniversário?
Quem trabalha na Secretaria de Educação?
Qual o Código Civil mais atual?
O que fazer para tirar cravos pretos do nariz?