O exame de urina ajuda a diagnosticar problemas renais e urinários, como infecções. O exame de urina costuma ser um dos mais solicitados pelos médicos, pois fornece um panorama geral da saúde do paciente, principalmente para avaliação de distúrbios renais e urinários.
O exame da urina detecta quais doenças?Desidratação. A desidratação, por exemplo, é uma condição na qual o organismo tenta poupar água, de modo que esta é liberada em menor quantidade na urina. ... Infecções urinárias. Já as infecções urinárias podem ser dos tipos baixa ou alta. ... Diabetes. ... Cálculos renais.
O exame de urina não serve para diagnosticar DST. O ideal é você procurar atendimento especializado para avaliação clínica e laboratorial adequada.
Se o exame de urina revelar nitrito positivo, presença de sangue e numerosos leucócitos, por exemplo, pode ser indicativo de infecção urinária, mas só o exame de urocultura é que confirma a presença ou não de infecção.
A urinálise é usada como um recurso de triagem ou de diagnóstico porque detecta anormalidades de substâncias e de células associadas a distúrbios renais ou metabólicos e infecções urinárias. Pode ser pedida também em intervalos, para acompanhar a evolução de um problema antes e após o tratamento.
27 curiosidades que você vai gostar
* A grande maioria dos exames podem ser realizados com jejum de 9 a 14 horas. * A ingestão de água pura não tira o jejum. Convém evitar a ingestão excessiva de líquidos antes da coleta de urina. * A ingestão de álcool deve ser evitada nas 24 horas que antecedem o exame.
Leucócitos ou piócitos
A presença de leucócitos na urina costuma indicar que há alguma inflamação nas vias urinárias. Em geral, sugere infecção urinária, mas pode estar presente em várias outras situações, como traumas, uso de substâncias irritantes ou qualquer outra inflamação não causada por um agente infeccioso.
De acordo com especialistas, são vários os sintomas, como dor ou ardência ao urinar, diminuição na quantidade de urina liberada, vontade frequente de ir ao banheiro e mudança no odor da urina. Em situações mais graves, a infecção pode ocasionar febre e até a presença de sangue na urina.
No hemograma, pode ter aumento dos leucócitos (leucocitose), e na hemossedimentação, o índice é muito elevado, mostrando a intensidade e gravidade da infecção urinária. Em alguns casos, o paciente apresenta muita febre e intensos calafrios.
O que significa gestão de pessoas?
Como evitar o desperdicio alimentar?
O que são faces arestas e vértices?
Como calcular a margem de um produto?
Com quantos dias aparecem os sintomas de gravidez?
Quanto custa uma visita ao veterinario?
O que servir em festa infantil simples?
Que lingua se fala em barcelona?
Como saber quais sao os acidos fortes e os fracos?
O que dar para o namorado de presente?
Quanto ganha um youtuber por view?
Com que idade nasce o ultimo dente?