Atriz e então esposa de Perón durante o primeiro mandato (1946 a 1952), ela teve sua trajetória marcada por forte atuação política. Até hoje reverenciada pelo povo argentino, Evita é lembrada pela defesa dos direitos da classe trabalhadora, das mulheres, das crianças e dos mais humildes — os “descamisados”.
María Eva Duarte de Perón, conhecida como Evita (Los Toldos, 7 de Maio de 1919 — Buenos Aires, 26 de Julho de 1952), foi uma atriz e líder política argentina. Tornou-se primeira-dama da Argentina quando o general Juan Domingo Perón foi eleito presidente.
Casada com o militar e presidente argentino Juan Domingo Perón, Eva foi a grande responsável pela consolidação política do marido. Faleceu de câncer do útero e após sua morte, seu cadáver foi sequestrado por opositores políticos e só retornaria à Argentina em 1974.
Quando conheceu o então ministro Juan Perón, em 1945, Eva estava estabelecida como uma atriz de rádio famosa, com uma rotina financeiramente confortável pela primeira vez na vida. Nascida no vilarejo de Los Toldos, ela era filha da amante do fazendeiro Juan Duarte.
A ação de Perón em relação aos trabalhadores, além da ampliação dos benefícios e da qualidade de vida ficou marcada pela ampliação do controle do Estado sobre os sindicatos. Perón agia assim para manter os sindicatos sob controle e reduzir as manifestações deles contra o seu governo.
31 curiosidades que você vai gostar
Alguns fanáticos chegaram, a certa altura, a pedir a canonização de Eva Perón. Evita - peça musical baseada na vida de Evita Duarte, uma atriz argentina de pouca projeção que, eventualmente, se tornou a esposa do presidente e ditador Juan Perón.
A Revolução Libertadora (em castelhano Revolución Libertadora) foi um período de ditadura militar que governou a Argentina após derrubar o presidente Juan Domingo Perón, fechar o Congresso Nacional e depor os membros da Corte Suprema, Começou mediante um golpe de Estado a 16 de setembro de 1955 e que, após mais de dois ...
O metro quadrado mais caro da cidade, está localizado dentro do Cemitério da Recoleta. Em seus quase seis hectares estão sepultados heróis da Independência, presidentes da República, militares, cientistas e artistas. Entre eles, Eva Perón, Adolfo Bioy Casares e Facundo Quiroga.
Peronismo e cultura
Desde a sua origem, o peronismo foi fortemente relacionado com a cultura popular na Argentina, "fomentado pelos discursos de Eva Perón - ambos foram e são associados como símbolo de um imaginário político, preenchido de religiosidade e personalismo".
As principais características do peronismo são:
- Ações políticas com fortes características populistas. O populismo é considerado uma das principais características do Peronismo. - Aproximação e cooptação dos sindicatos de trabalhadores. - Defesa de valores nacionalistas.
Defende que enquanto Vargas se centrava em medidas para mudar a estrutura econômica do país, com ênfase à industrialização, Perón deu maior prioridade à redistribuição de renda do que a mudanças no modelo econômico, o qual já vinha sendo implementado na Argentina antes de seu governo.
Descamisados é uma expressão muito utilizada por políticos para se referir aos pobres e miseráveis, como se fosse por não terem roupas (camisa), mas na verdade foi criada para definir um público muito específico.
Isabelita tornou-se presidente após a morte de seu marido em 1 de julho de 1974 e assumiu o cargo nesse mesmo dia.
Em linhas gerais, pode-se caracterizar o Peronismo, quando do seu nascimento, da seguinte forma: Tratava-se de uma política fortemente inspirada na social-democracia, buscando uma via democrática para a realização de metas do socialismo real, porém sem os riscos de ataques à democracia e às liberdades.
Historicamente, o populismo tornou-se uma força importante na América Latina, principalmente a partir de 1930, estando associado à industrialização, à urbanização e à dissolução das estruturas políticas oligárquicas, que concentravam firmemente o poder político na mão de aristocracias rurais.
Significado de Peronista
adjetivo masculino e feminino Que se refere ao peronismo. Etimologia (origem da palavra peronista). Perón, do nome próprio + ista. substantivo masculino e feminino Pessoa partidária do peronismo.
Alguns dias depois do seu enterro, perceberam que o caixão estava semiaberto — no cemitério Recoleta, os caixões não são enterrados: eles ficam aparentes.
A ditadura acabou em 1983 com a economia do país em frangalhos e uma fragorosa derrota na guerra contra o Reino Unido pela posse das Ilhas Malvinas. Todos os generais integrantes das juntas militares foram julgados e condenados posteriormente pela tortura, assassinato e morte dos milhares de argentinos.
O governo da Argentina surgiu durante a Revolução de Maio, quando foi criada a Primeira Câmara. Em seguida, com a implementação da Constituição de 1998, foram criados os três poderes (legislativo, executivo e judiciário).
Opera Mundi: Hoje na História: 1976 - Golpe militar instaura ditadura na Argentina.
Como desfazer uma planilha de Excel?
Como tirar o informe de rendimentos no Banco do Brasil?
Como tirar extrato da Caixa para imposto de renda?
O que é extrato de conta vinculada?
Como usar o microfone Boya M1 no celular?
Como ativar a câmera no Omegle notebook?
Como Salvar Arquivo de texto CSV?
Como exportar em Illustrator para imprimir?
Como enviar um Arquivo do E-mail para uma pasta?
Como legalizar um carro com placa amarela?
Como salvar slide feito no Google?
Como saber o saldo do meu FGTS?
Como salvar as fotos do Lumion?