Hematologia é o ramo da biologia e especialidade clínica que estuda o sangue dos demais animais com sistema circulatório fechado. A palavra é composta pelos radicais gregos: Haima, "sangue" e lógos, "estudo, tratado, discurso".
A hematologia trata-se do estudo do sangue e é uma área médica importante para tratar principalmente doenças como trombose, anemia, linfoma e leucemia. Por serem situações relacionadas ao sangue, é o hematologista que ficará responsável pelo tratamento.
Essa especialidade também pode ser chamada de hematologia clínica. Por meio de exames de sangue específicos, os médicos da hematologia conseguem descobrir se há algum componente do sangue, de células a nutrientes, que estão alterados e que podem estar causando problemas de saúde diversos no paciente.
A hematologia é um ramo da medicina cujo objetivo central de estudo é o sangue, além dos órgãos e tecidos que se relacionam com esse vital componente do corpo humano.
Após o exame clínico, o hematologista pode solicitar os seguintes exames:
hemograma: analisa plaquetas, hemácias e outras células sanguíneas;
coagulograma: verifica se há problemas de coagulação;
metabolismo de ferro: analisa absorção de ferro pelo organismo e rastreia causas de anemia;
testes imunológicos;
33 curiosidades que você vai gostar
Geralmente as pessoas vão ao hematologista encaminhadas por outro especialista, principalmente quando há uma anemia persistente, ou qualquer outro problema que possa estar relacionado ao sangue. Porém, existem alguns sintomas que podem indicar a necessidade de procurar esse médico. São eles: Manchas roxas na pele.
No setor de bioquímica, os exames realizados dizem respeito a investigação do funcionamento dos processos metabólicos do organismo. São exemplos: glicose, colesterol, triglicerídeos, exames de função hepática, função renal, função cardíaca, eletrólitos, etc.
A hematologia é um ramo da medicina que tem como finalidade fazer um estudo geral do sangue, seus distúrbios, seus componentes e até mesmo as doenças que afetam toda a corrente sanguínea.
O exame hematológico é feito através de um hemograma, que é um exame de sangue completo que avalia a saúde do corpo humano de maneira geral. Através do hemograma, é possível detectar a presença de desordens como anemia, infecções e leucemia.
A Hematologia e Hemoterapia é a especialidade responsável por investigar, diagnosticar e tratar os distúrbios do sangue, sejam eles benignos ou malignos do ponto de vista patológico, e por todos os procedimentos relacionados à transfusão de sangue.
A hematologia é um ramo da biologia que estuda o sangue. E as doenças que são derivadas dele são chamadas de doenças hematológicas. A hematologia estuda os elementos figurados do sangue (células): hemácias (glóbulos vermelhos), leucócitos (glóbulos brancos) e plaquetas.
A hematologia forense é um ramo da biologia forense, que estuda manchas, salpicos, gotas de sangue na cena de um crime. Subdivide-se em hematologia forense reconstrutora e hematologia forense analítica e têm como intuito fornecer informações como: Tipo de arma, que provocou o ferimento. Número de golpes deferidos.
Sinais e sintomas
Febre inexplicável.
Sensação de fraqueza e fadiga persistente.
Perda de apetite.
Perda de peso inexplicável.
Sangramentos e hematomas que aparecem com facilidade e sangramentos nasais.
Dificuldade para respirar.
Petéquias, pequenos pontos vermelhos que aparecem na pele por causa de sangramentos.
Anemia.
Qual médico procurar ao manifestar sintomas como cansaço, febre e perda de apetite? Dificilmente pacientes que apresentem esses sintomas de LMA, que são comuns a outras doenças, irão direto ao especialista em doenças do sangue, o hematologista.
A hemoterapia é um procedimento importante no tratamento de câncer e de distúrbios do sangue, como a hemofilia, por exemplo, e consiste na recolha de uma quantidade pré-determinada de sangue, que é analisada, processada e armazenada em laboratório.
As alterações hematológicas são causadas por anormalidades plaquetárias ou dos fatores de coagulação. Estas alterações podem ser diagnosticadas com exames laboratoriais. A contagem de plaquetas fornece uma avaliação quantitativa da função plaquetária.
O principal exame realizado é o hemograma, que pode detectar as três principais e mais comuns doenças no estudo da hematologia: alteração dos glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas.
A Hematologia se trata de uma ciência que se dedica ao estudo e ao tratamento de doenças relacionadas ao sangue. Ou seja, é uma área da medicina voltada à composição, às funções, à patologia, às causas, ao diagnóstico, ao tratamento, ao prognóstico, à prevenção de distúrbios e aos órgãos que fornecem sangue.
O crescimento das aplicações tecnológicas que resultaram na automação dos laboratórios, além de produzir maior grau de reprodutibilidade dos resultados de exames e rapidez nas suas determinações, avançou para um grau de especificidade tal que deverá exigir dos médicos e dos profissionais de laboratórios constantes ...
A Hematologia estuda, particularmente, os elementos figurados do sangue: hemácias (glóbulos vermelhos), leucócitos (glóbulos brancos) e plaquetas. Estuda, também, a produção desses elementos e os órgãos onde eles são produzidos (órgãos hematopoiéticos): medula óssea, baço e linfonodos.
Bioquímica - Exames Laboratoriais
Transaminase Glutâmico Pirúvico (Determinação da atividade no soro)
Sódio (Dosagem no soro)
Sódio (Dosagem na urina)
Lípides Totais (Dosagem no soro)
LDL – Colesterol (Dosagem no soro)
Imunoeletrosferese de Proteínas Séricas.
Homocistina (Pesquisa na urina)
Haptoglobina.
Os exames Bioquímicos são um conjunto de exames determinados pelo médico após uma consulta, são realizados em laboratórios de análises clinicas com o intuito de diagnosticar uma doença ou apenas como check-up.
...
Exame de fezes
Exame macroscópico.
Exame microscópico.
Parasitas e protozoários e coprocultura.
1- Hemograma. O hemograma é um dos exames laboratoriais mais solicitados. ...
2- Colesterol. A taxa de colesterol presente no exame é composto do: ...
3- Ureia e Creatinina. ...
4- Papanicolau. ...
5- Exames de urina. ...
6- Exames de fezes. ...
7- Glicemia. ...
8- Transaminases (ALT e AST) ou TGP e TGO.
Quando procurar um médico infectologista?
doenças virais, como dengue, febre amarela, sarampo e caxumba;
agravos causados por fungos, como micoses;
doenças bacterianas, como infecções urinárias;
problemas causados por protozoários, como toxoplasmose;
aconselhamento sobre vacinação.
Quando procurar o hepatologista?
Olhos e peles amarelados;
Fraqueza;
Inchaço no abdômen;
Vômitos com sangue;
Dor ou desconforto na parte lateral do abdômen;
Fezes mais claras;
Sangramentos pelo nariz.
Quantos requisitos tem a IATF 16949?
Como organizar peças em oficina?
Como organizar perfumaria em farmácia?
O que fazer para organizar a mente?
Como organizar produção de padaria?
Como receber os pais na primeira reunião?
Como saber a nota do Paes Unimontes?
Como aumentar a produção de uma confecção?
Como implementar a gestão de inovação nas empresas?
Como aconteceu a evolução das máquinas?
Como criar um controle de produção de uma empresa?
Como arrumar a mochila da creche?
O que fazer na primeira semana de aula?
Como esconder mensagem no Discord?
Como se organizar na limpeza de casa?
Como se organizar para estudar no cursinho?
Como importar mensagens do Thunderbird?