Desastres naturais, mudanças climáticas, superexploração de recursos naturais e o desenvolvimento humano estão mudando nosso planeta num ritmo cruel. "Terra frágil", com mais de 150 imagens surpreendentes - aéreas, terrestres e de satélite -, reúne os mais dramáticos eventos naturais e os causados pelo homem.
Segundo a Global Footprint Network (GFN), instituição internacional responsável pelo cálculo, houve um aumento de 6,6% na pegada de carbono em 2021 em comparação com o ano anterior. Mas o relatório também destaca como uma mudança notável o desmatamento e a degradação da Amazônia.
Cientistas analisaram os sinais vitais da Terra e chegaram a uma triste conclusão: o planeta caminha para uma fase terminal e já está na UTI. De 31 métricas que avaliam a saúde ecológica criadas por pesquisadores de inúmeras universidades ao redor do mundo, em 18 delas os resultados são insatisfatórios.
Os seres humanos estão esgotando esses recursos naturais do planeta, e os níveis de qualidade de vida começarão a diminuir por volta de 2030, caso medidas imediatas não sejam tomadas. O Fundo Mundial para a Natureza (WWF) alerta que a atual superexploração dos recursos naturais está criando um enorme déficit.
Reciclar e reaproveitar é essencial para diminuir a quantidade de lixo que é jogada em nosso planeta em lixões e locais inadequados. Muito material que consideramos lixo pode ser reaproveitado e até mesmo virar obra de arte nas mãos de pessoas habilidosas. 5) Não compre e venda animais silvestres.
21 curiosidades que você vai gostar
Terra chegará ao ponto sem retorno em 2040.
Mas o que podemos fazer de prático para conter o aquecimento global?DIMINUIR O CONSUMO DE CARNE E LEITE DE ORIGEM BOVINA. ... SABER DE ONDE VEM A CARNE. ... PREFERIR PRODUTOS DE MADEIRA CERTIFICADA. ... COMPRAR PRODUTOS FLORESTAIS SUSTENTÁVEIS. ... USAR ÁLCOOL COMBUSTÍVEL E ANDAR MENOS DE AUTOMÓVEL. ... REPENSAR O CONSUMO DE PRODUTOS.
Os recursos naturais estão acabando cada vez mais cedo. O consumismo e a exploração dos recursos naturais vêm aumentando de forma desequilibrada sem dar tempo da Natureza e do planeta se refazerem, provocando escassez e esgotamento dos recursos naturais.
Pesquisadores alertam que o esgotamento destas fontes pode levar a uma extinção em massa, na qual 75% das espécies do planeta simplesmente deixarão de existir. A utilização abusiva destes recursos – que inclui petróleo, carvão, gás natural, minérios, água e alimentos – já tem consequências visíveis.
As dificuldades são muitas, entre elas o aquecimento global, que prejudica a produção agrícola de muitos países (vide o caso da Rússia na pág. 40). Em tempo: dados também da FAO mostram que atualmente um em cada seis habitantes do planeta passa fome, quase 1 bilhão de pessoas.
O Planeta Terra estava tristes porque as pessoas que nele viviam sujavam, poluíam e maltratavam-no. Ao sabermos da tristeza do nosso querido Planeta, não pudemos deixar de ficar a pensar nesta história… Não podemos deixar que isto aconteça, temos formas de mudar. Não queremos perder o nosso lar.
O centro da Terra – ou, mais precisamente, o núcleo terrestre – encontra-se a uma profundidade que vai de 5100 km até 6370 km. Ele costuma ser dividido em núcleo externo e núcleo interno, em virtude de suas variações em termos de composição do seu estado físico.
Por meio de simulações de computador, os especialistas criaram uma espécie de mapa que mostra o crescimento do núcleo da Terra durante os últimos 1 bilhão de anos. E chegaram à conclusão que ele se comportou num "padrão desequilibrado", com novos "cristais de ferro" que se formam mais rapidamente do seu lado asiático.
A Idade da Terra é calculada na casa dos bilhões de anos por intermédio da datação radioativa do Urânio. De acordo com a maior parte dos cientistas que estudam o passado geológico da Terra, o nosso planeta possui aproximadamente 4,5 bilhões de anos.
Algumas consequências dessa super exploração dos recursos naturais é o acúmulo de dióxido de carbono na atmosfera, a erosão do solo, o desmatamento das florestas, a sobrepesca, a diminuição da biodiversidade e as mudanças climáticas.
Os problemas mais comuns estão relacionados ao consumo de recursos naturais e produção excessiva de resíduos, o que resulta na destruição de habitats, poluição e escassez de substâncias essenciais para a vida — como a água.
Ela ocorre quando os recursos naturais da Terra estão esgotados e meio ambiente está comprometido na forma de extinção de espécies, poluição do ar, água e solo, e rápido crescimento da população. A degradação ambiental é uma das maiores ameaças que estão sendo olhados no mundo de hoje.
2020: um marco histórico
Se até então o nosso tempo de uso da Terra estava encurtando, especialistas indicam que a pandemia do novo coronavírus e os eventuais fechamentos de comércios e suspensão de serviços foram os responsáveis por segurar o tempo de vida dos recursos no planeta em 2020.
Os recursos inesgotáveis são aqueles que não acabam, sendo representados principalmente pelo vento e luz solar.
Areia, gás hélio e outros 4 recursos que talvez você não saiba que estão acabandoEspaço em órbita. Desde 2019, há cerca de 500 mil objetos em órbita ao redor da Terra. ... Areia. Estamos usando areia mais rápido do que a natureza pode renovar. ... Gás hélio. ... Bananas. ... Terra agricultável. ... Fósforo.
Aquecimento global: mudanças podem ser irreversíveis entre 2040 e 2050.
O relatório chegou a constatar uma desaceleração, mas, na média geral, as concentrações na atmosfera continuaram subindo durante 2020 e também ao longo do primeiro semestre de 2021. Portanto, não foi suficiente para reverter o aquecimento global.
Uma nova pesquisa reconstruiu o clima da Terra desde a última era do gelo, há 24 mil anos, para verificar mudanças na temperatura e examinar até que ponto as atividades humanas impactaram o clima no nosso Planeta. O resultado? O aquecimento ocorrido nos últimos 150 anos é “sem precedentes”, constataram.
Conduzir o movimento tectónico da placa terrestre e alimentar o seu campo magnético requer uma quantidade gigante de energia. Essa energia advém exatamente do núcleo da Terra. Contudo, os cientistas defendem que o núcleo está a arrefecer muito lentamente.
Se o núcleo da Terra parasse de girar, o efeito dínamo, responsável por produzir o campo magnético da Terra, iria acabar, bem como o próprio campo magnético terrestre.
Como se dá o processo arbitral?
Como funciona o Fenaquistoscópio?
Quanto tempo leva o processo de separação de corpos?
O que é CDI de bicicleta motorizada?
Como higienizar o aparelho de bruxismo?
Como dar banho no leito em idoso?
Como fazer hidratação em cabelo curtinho?
O que é bom para lavar os cílios?
Como limpar resistência do forno elétrico?
Como desidratar a gelatina de abacaxi?
Pode lavar bolsa de couro sintético?
Como fazer uma limpeza pesada?