As vozes do verbo indicam se o sujeito gramatical é o agente ou o paciente da ação verbal, ou seja, se pratica ou se sofre a ação. Existem três vozes verbais no português: ativa, passiva e reflexiva. Voz ativa: Eu vi o menino no parque. Voz passiva: O menino foi visto por mim.
Qualquer flexão verbal em sua forma passiva com verbos transitivos indiretos será considerada coloquial. Por exemplo: “Nós assistimos ao programa” (Voz ativa com verbo transitivo indireto); “O programa é assistido por nós” (Voz passiva coloquial).
As vozes do verbo indicam se o sujeito gramatical é o agente ou o paciente da ação verbal, ou seja, se pratica ou se sofre a ação. Existem três vozes verbais no português: ativa, passiva e reflexiva. Voz ativa: Eu vi o menino no parque. Voz passiva: O menino foi visto por mim. Voz reflexiva: Eu vi-me ao espelho. Voz ativa.
Além da voz passiva, existem mais duas vozes verbais na língua portuguesa: a voz ativa a voz reflexiva. A diferenciação entre voz reflexiva, voz ativa e voz passiva ocorre por conta da função do sujeito da oração. A voz ativa é aquela onde ocorre uma ação verbal praticada pelo sujeito.
A voz passiva é a voz verbal que indica que o sujeito da oração sofre ou recebe determinada ação, em vez de praticá-la. Observe que, no quadrinho acima, tanto Norma quanto a juíza sofreram a ação da oração.
O que o seguro Magazine Luiza cobre?
Quanto ganha um dublador 2021?
Como faço para reativar um CNPJ baixado?
O que é rito sumário na Justiça do Trabalho?
Como recuperar meu E-mail UOL?
Como usar o aparelho de calos?
Como reaproveitar colchão de ar?
Como instalar o Linux no tablet?
Como retirar o dinheiro do CDB?
Como reativar o cadastro do Boticário?
Como saber se passei no exame toxicológico?
Como transformar um body de bebê blusa?
Como colocar chapéu nas letras no teclado?
O que é segundo espaço no Xiaomi?