As vozes do verbo indicam se o sujeito gramatical é o agente ou o paciente da ação verbal, ou seja, se pratica ou se sofre a ação. Existem três vozes verbais no português: ativa, passiva e reflexiva. Voz ativa: Eu vi o menino no parque. Voz passiva: O menino foi visto por mim.
Qualquer flexão verbal em sua forma passiva com verbos transitivos indiretos será considerada coloquial. Por exemplo: “Nós assistimos ao programa” (Voz ativa com verbo transitivo indireto); “O programa é assistido por nós” (Voz passiva coloquial).
As vozes do verbo indicam se o sujeito gramatical é o agente ou o paciente da ação verbal, ou seja, se pratica ou se sofre a ação. Existem três vozes verbais no português: ativa, passiva e reflexiva. Voz ativa: Eu vi o menino no parque. Voz passiva: O menino foi visto por mim. Voz reflexiva: Eu vi-me ao espelho. Voz ativa.
Além da voz passiva, existem mais duas vozes verbais na língua portuguesa: a voz ativa a voz reflexiva. A diferenciação entre voz reflexiva, voz ativa e voz passiva ocorre por conta da função do sujeito da oração. A voz ativa é aquela onde ocorre uma ação verbal praticada pelo sujeito.
A voz passiva é a voz verbal que indica que o sujeito da oração sofre ou recebe determinada ação, em vez de praticá-la. Observe que, no quadrinho acima, tanto Norma quanto a juíza sofreram a ação da oração.
O que é uma organização social de saúde?
Como refazer o auxílio emergencial?
Como se inscrever no ensino médio?
Como funciona o plano universitário do Spotify?
Como se inscrever no Programa Jovens Valores?
Qual o melhor perfurador de solo a gasolina?
Como funciona humidor de charuto?
Como regular ritmo circadiano?
Como regular o tempo do sensor de presença Intelbras?
Como registrar movimento na arte?
Como fazer concurso para guarda municipal?
É possível jogar God of War no celular?
Como ligar o rádio do Honda Civic 2009?