Se dá o nome de voz à forma assumida pelo verbo para indicar se o sujeito gramatical é agente ou paciente da ação. Na língua portuguesa existem três vozes verbais: ativa, passiva e reflexiva.
Voz passiva é uma construção sintática em que um objeto direto passa a ocupar a posição de sujeito, ou seja, é a maneira de como o verbo se expressa em relação ao sujeito, que no caso da passiva, ele sofre a ação. O bolo foi comprado pelos funcionários. A casa da mãe foi reformada pelo filho.
A voz passiva é usada quando o sujeito gramatical sofre a ação verbal. Indica, assim, que o sujeito gramatical é o paciente de uma ação que é praticada pelo agente da passiva. ... Conforme o seu processo de formação, a voz passiva pode ser classificada em voz passiva analítica e voz passiva sintética.
A voz passiva pode ser formada por dois processos: analítico e sintético. Constrói-se da seguinte maneira: Verbo SER + particípio do verbo principal. Por exemplo: A escola será pintada.
A diferença entre a voz ativa e a voz passiva é que na voz ativa o sujeito pratica a ação expressa pelo verbo e na voz passiva o sujeito sofre a ação expressa pelo verbo. Frase na voz ativa: O menino comeu o iogurte.
23 curiosidades que você vai gostar
Nas orações indicativas de voz passiva, o sujeito sofre ou recebe a ação. Exemplo: O desenho foi feito pela menina. Na frase acima, "o desenho" é o sujeito que sofre/recebe a ação de ser feito.
Voz ativa: O diretor lê os e-mails todos os dias. Voz passiva analítica: Os e-mails são lidos pelo diretor todos os dias.
A transformação da passiva para a ativa e vice-versa é possível quando existe verbo transitivo direto. A conversão consiste na troca de ênfase do sujeito e do verbo. Exemplos: A menina libertou o pássaro – Voz passiva.
Ao contrário da voz ativa, a voz passiva evidencia o sujeito que sofre determinada ação (o chamado sujeito paciente).
A voz passiva analítica é formada por um verbo auxiliar SER e eventualmente, outro verbo auxiliar, o particípio de um verbo transitivo, uma preposição e o agente da passiva. Exemplo: O trabalho (sujeito paciente) foi (verbo auxiliar) feito (verbo no particípio) por (preposição) ele (agente da passiva)
Da mesma forma como em português, usamos o auxiliar to be + o particípio passado do verbo principal para formar uma frase na voz passiva.Voz ativa: The cat eats the mouse > O gato come o camundongo.Voz passiva: The mouse is eaten by the cat > O camundongo é comido pelo gato.
A principal característica da voz reflexiva é que o sujeito gramatical é ao mesmo tempo o agente e o paciente da ação, ou seja, o sujeito gramatical ao mesmo tempo pratica e sofre a ação verbal. Eu me penteio sempre antes de sair de casa. Ele se cortou com a tesoura.
Vozes verbais: voz ativa
Na voz ativa o sujeito é o agente da oração, ou seja, a ação do verbo da oração é praticada pelo sujeito. Exemplos: Os alunos alugaram os livros. Ele alugou a casa de verão.
A frase está na voz ativa quando o sujeito gramatical é o agente da ação, ou seja, quando o sujeito gramatical pratica a ação verbal.
Veja exemplos de frases construídas de acordo com a regra de formação da voz passiva analítica: O último pedaço de torta foi comido por mim. O último pedaço de torta (sujeito paciente) foi (verbo auxiliar) comido (particípio) por (preposição) mim (agente da passiva) Meu carro seminovo foi vendido pelo meu pai.
A voz passiva analítica é formada com o verbo auxiliar “ser”, conjugado no mesmo tempo verbal do verbo principal da voz ativa, seguido do particípio passado do verbo principal.
Na voz passiva, o sujeito é paciente, ou seja, recebe a ação expressa pelo verbo. O praticante da ação é classificado como agente da passiva. Admitem transposição de voz passiva somente verbo transitivo direto e bitransitivos.
Só podem ser convertidas as orações formadas por verbos transitivos diretos e completadas por objeto direto. A razão é muito simples: é o objeto direto que vai se transformar em sujeito na voz passiva.
Para identificar o sujeito, é necessário buscar o termo sobre o qual se diz alguma coisa, verificar se ele pode ser substituído por um pronome pessoal do caso reto e se ele concorda com o verbo. Esse termo pode praticar ou sofrer a ação expressa na oração. Entretanto, existem também orações sem sujeito.
A voz ativa é a voz verbal que indica que o sujeito da oração pratica determinada ação. Exemplo: O professor reprovou Cristiano. ... Reprovou: verbo na voz ativa; a ação praticada pelo sujeito: reprovar Cristiano.
Questão 2. (TRT – RJ) “Tudo isso pode ser comprovado por qualquer cidadão”. A forma ativa dessa mesma frase é: a) Qualquer cidadão pode comprovar tudo isso.
Conforme foi dito anteriormente, uma boa maneira de evitar o uso da voz passiva, é fazendo uso da voz ativa, afinal ela é muito mais direta e permite que o leitor compreenda a mensagem com muito mais facilidade.
São funções de data e hora no Excel?
O que passar na suculenta para acabar com a cochonilha?
Como usar a função se no Excel com cores?
Como examinar manguito rotador?
Como colocar a função mês no Excel?
Como fazer o download do MySQL Workbench?
Como curar pododermatite em galinhas?
Como acabar com seborreia na barba?
Quais os sintomas de rubéola em bebê?
Como tratar plica sinovial no joelho?
Como impugnar um documento em audiência?
Qual a fisiologia do sistema reprodutor masculino?
Como é regulada a secreção dos hormônios T3 e T4?
Como instalar dois sistemas operacionais no mesmo notebook?
Como ocorre o contato do fósforo com a raiz?
Como as variações da secreção de ADH afetam o volume e a concentração da urina?
Como ocorre o controle do sistema nervoso do coração?
Como ocorre o ciclo reprodutivo das briófitas e das pteridófitas?