Briófitas e Pteridófitas fazem parte do grupo das criptógamas, plantas que não possuem sementes. ... Assim como todas as plantas, as Criptógamas possuem um ciclo reprodutivo haplodiplobionte, onde ocorre uma alternância de gerações (metagênese) com reprodução assexuada e reprodução sexuada.
A reprodução das pteridófitas acontece em um ciclo de alternância de gerações dependente da água para a fecundação e apresenta o esporófito como fase duradoura. ... O esporófito é diploide e produz, por meiose, esporos, que originam um indivíduo ou conjunto de células haploide, denominado gametófito.
O ciclo de vida das briófitas é caracterizado pela alternância de gerações, isto é, apresenta uma fase gametofítica (que produz gametas) e uma fase esporofítica (que produz esporos). A fase gametofítica é mais desenvolvida e duradoura no ciclo de vida dessas plantas e caracteriza-se por ser uma fase haploide.
O esporófito, fase transitória do ciclo, surge no gametófito e dele é dependente nutricionalmente. O esporófito é formado por uma haste e uma cápsula (esporângio).
Os musgos não produzem sementes, apresentando um ciclo de vida caracterizado por alternância de gerações do tipo heterofásico e heteromórfico, pelo que após a fertilização desenvolvem esporófitos compostos por um fino pedúnculo não ramificado, a seta (ou seda), encimado por uma única cápsula contendo os esporos.
O seu ciclo de vida possui duas fases alternantes: a fase gametofítica (gametófito) e a fase esporofítica (esporófito). Nas pteridófitas, o esporófito é a fase dominante, de maior porte, ao contrário do que acontece nas briófitas (ou musgos), grupo que antecede as pteridófitas.
Reprodução das pteridófitas Assim como nos demais vegetais, na reprodução sexuada das pteridófitas ocorre a alternância entre dois tipos de gerações, uma haplóide (n) e outra diplóide (2n). Por isso o ciclo é chamado de haplodiplobionte.
O ciclo de vida das briófitas destaca-se pela alternância de gerações. Isso significa que, durante a vida da planta, ela passa por uma fase de vida diploide (2n) e uma fase haploide (n).
Denominamos as estruturas semelhantes à folhas de filídios e a estrutura semelhante ao caule de caulídios. Observe atentamente a estrutura do gametófito e do esporófito de um musgo. Os gametófitos das briófitas apresentam estruturas semelhantes a raízes chamadas de rizoides, que atuam ajudando a planta a se fixar no solo.
Ecologia e Importância. As briófitas formam geralmente a base dos ecossistemas vegetais. São muito encontradas em biomas como tundra e florestas tropicais e são responsáveis por reduzir os riscos de erosão no solo, além de servirem como reservatórios de água e nutrientes. As briófitas também servem de abrigo para microfauna do ambiente.
Esses organismos apresentam diversas formas de reprodução: 1 Assexuada: ocorre por meio da fragmentação do corpo, em que cada fragmento origina novos gametófitos (organismos... 2 Sexuada: esse tipo de reprodução depende da presença de água e ocorre por alternância de gerações, em um ciclo... More ...
Como devo me portar com os examinadores do Detran?
O que fazer quando alguém fica te zoando?
Como funciona a pontuação do set no vôlei de quadra?
Quais são os três tipos de pontuação no judô?
O que é uma estrutura de decisão?
Como ver ofertas relâmpago em Amazon?
Quanto tempo demora o BacenJud?
O que é uma ordem até cancelar?
Quanto custa uma cirurgia plástica na orelha?
Como funciona o Instagram pessoal?
O que quer dizer a palavra sina?
O que significa a palavra Auto-eficácia?