Verbos que não precisam de complemento As ações propagadas pelos verbos intransitivos têm início e fim no próprio sujeito, não sendo necessário complementos verbais para completar o seu sentido. Dessa forma, os verbos intransitivos não criam transitividade verbal com um objeto direto e com o objeto indireto.
Quando o verbo exige dois complementos, um com e outro sem preposição, ele é classificado como verbo transitivo direto e indireto. Exemplos: Deu a notícia aos familiares. Perdoou as ofensas dos vizinhos.
Conheça o verbo transitivo indiretoSão aqueles que necessitam de um objeto indireto para dar sentido a uma frase. ... • O estudante obedeceu às normas escolares. – ... • Ela precisa comparecer ao tribunal – Verbo “comparecer” ... • ... Quem desobedece, desobedece a alguém (quem) ou algo (o quê).
O verbo transitivo indireto é aquele que necessita da mediação de uma preposição para se ligar ao seu objeto. Seu complemento é o objeto indireto.
...
Tente verificar quais deles precisam de complemento mediado por preposição:querer,bater,limpar,beber,precisar.
Exemplos com verbos transitivos indiretos:Precisar: Estou precisando de ajuda.Acreditar: Eu ainda acredito na humanidade.Simpatizar: Não consigo simpatizar com ele.Saber: Eu já sei de tudo.
22 curiosidades que você vai gostar
Os verbos transitivos (VT) são aqueles que precisam de complemento, pois possuem sentido incompleto. Repare que o verbo transitivo é aquele que transita e precisa encontrar seu complemento para que a ação verbal faça sentido. Exemplos: Tenho um lindo colar africano.
Exemplo de transitividade verbal
O verbo da frase é repartir. Quem reparte, reparte alguma coisa, então o verbo necessita de um complemento. ... A transitividade, portanto, acontece quando esse verbo significativo necessita de um complemento, que é um objeto, que poder ser direto, indireto ou direto e indireto.
Verbos transitivos diretos pedem um objeto direto como complemento, indicando quem ou o quê. Verbos transitivos indiretos pedem um objeto indireto como complemento, indicando de quem, para quem, com quem, de quê, para quê, a quê,…
O objeto indireto é um tipo de Complemento Verbal. Diferentemente do Objeto Direto, o qual vincula-se ao Verbo diretamente, o Objeto Indireto integra-se aos sentidos dos Verbos Transitivos Indiretos através de uma Preposição. Veja o exemplo: Ricardo gosta de cerveja.
Como converter o arquivo em PDF para Excel?
Como saber de todos os concursos públicos?
Para que serve a entrada RS-232?
O que é um arquivo PDF e para que serve?
Por que o Estado fundado por Getúlio Vargas em 1937 era chamado de novo?
Como funciona a comunicação em redes Ethernet?
O que é portabilidade de um banco para outro?
Como fazer uma pessoa ficar sóbrio?
Como é comprar jogo na Pré-venda?
O que é melhor Dotz ou Livelo?
Como é feito o tratamento de esgoto em Bauru?
Como transferir uma multa para o real infrator?
Quanto posso transferir para Portugal?
Quem tem obrigação de transferir o veículo?
Como se desvincular de uma empresa?
Como passar os seguidores do Facebook para o Instagram?
Como transferir pontos do programa sempre presente para Smiles?
Como ficou aposentadoria especial para eletricista?