A laqueadura de trompas e a vasectomia são métodos contraceptivos cirúrgicos que impedem definitivamente o contato de espermatozoides e óvulo. A laqueadura, ou ligadura, consiste no corte das tubas uterinas, também conhecidas como trompas de falópio.
É um procedimento cirúrgico que impede o homem de ter filhos. A cirurgia interrompe a circulação dos espermatozóides produzidos pelos testículos e conduzidos para os canais que desembocam na uretra, impedindo a gravidez.
A ligadura das trompas é realizada por meio de diferentes métodos cirúrgicos que consistem em cortar as tubas uterinas e amarrar suas extremidades. O procedimento pode ser feito por via abdominal ou vaginal. Na laqueadura por via abdominal, são utilizadas duas técnicas: laparotomia e videolaparoscopia.
Ligadura tubária ou laqueadura, é uma cirurgia para a esterilização voluntária definitiva, na qual as trompas da mulher são amarradas ou cortadas, evitando que o óvulo e os espermatozoides se encontrem. Há dois tipos de laqueadura: abdominal e vaginal.
Como é feita a vasectomia? O médico aplica uma anestesia local e retira um fragmento de cada um dos dois canais que levam os espermatozóides dos testículos ao pênis. O procedimento leva de 15 a 20 minutos e não há necessidade de internação hospitalar, podendo ser realizada no próprio consultório médico.
24 curiosidades que você vai gostar
Geralmente orientamos a esperar de 30-40 dias, ou de 20-30 ejaculações para poder haver relação sem proteção. Mas ainda assim, depois desse tempo, precisa fazer um espermograma antes para confirmar a ausência de espermatozóides.
Após a cirurgia esterilizadora masculina (vasectomia) podem ocorrer sintomas como se a bolsa escrotal estivesse mais pesada; ou que a bolsa escrotal estivesse com maior volume que o normal. Esses sintomas acontecem principalmente quando o período de repouso, logo após o procedimento, não é corretamente observado.
Também conhecida como ligadura tubária ou de trompas, a laqueadura é um procedimento voluntário de esterilização definitiva da mulher. Trata-se de uma cirurgia simples, realizada por ginecologistas, que promove a obstrução das tubas uterinas, impedindo o processo de fecundação.
É possível engravidar depois de fazer a laqueadura? Apesar de pequenas, as chances de uma gravidez acontecer mesmo após a ligadura das trompas existem. A taxa de reversão espontânea da laqueadura é de 0,5% a 1% – aqui no Brasil, estima-se que de uma a cada duzentas mulheres laqueadas acabem engravidando.
A laqueadura, ou ligadura, consiste no corte das tubas uterinas, também conhecidas como trompas de falópio. Já na vasectomia, o que se corta são os canais deferentes, que levam os espermatozoides até a vesícula seminal.
A lei diz que a laqueadura pode ser feita em qualquer mulher com mais de 25 anos ou que tenha pelo menos dois filhos vivos. É principalmente recomendada para mulheres que podem apresentar risco de saúde como diabetes tipo 1, tanto para ela quanto para o bebê, caso engravidem.
A recuperação da fertilidade só será confirmada 30 dias após a operação, quando tiver ocorrido o ciclo menstrual completo. Apesar das chances de gravidez reduzirem até 20% após a reversão da laqueadura, as pacientes que passam pelo procedimento podem conseguir engravidar dentro do período de 12 meses.
A laqueadura engorda? Por não afetar diretamente nenhum órgão endócrino, a operação não afeta o peso da paciente. A laqueadura é uma operação de esterilização que, apesar de apresentar um método de reversão, é considerada definitiva.
Vantagens e desvantagem da vasectomia
A principal vantagem do homem realizar a vasectomia é o maior controle sobre a gravidez da mulher, porque depois de cerca de 3 à 6 meses desse procedimento, a mulher não precisará usar métodos anticoncepcionais, como a pílula ou as injeções, por exemplo.
A melhor forma para engravidar de alguém que tenha feito uma vasectomia é ter relações desprotegidas até 3 meses após o procedimento cirúrgico, pois durante este período alguns espermatozoides ainda podem sair durante a ejaculação, aumentando as chances de gravidez.
Após a vasectomia existe uma chance de engravidar de quase 1%, por isto, orientamos os pacientes a realizar o exame de ESPERMOGRAMA após cerca de 20-30 relações sexuais e depois TODO ANO !!! Fazendo o espermograma anualmente reduzirá ainda mais a chance de uma gravidez inesperada.
Alguns sinais e sintomas que podem indicar a gravidez fora do útero incluem a dor de apenas um dos lados da barriga, que vai piorando a cada dia, sempre de forma localizada e semelhante à cólica, e sangramento vaginal, que pode iniciar com algumas gotas de sangue, mas que em pouco tempo se torna mais forte.
Portanto, se você fez laqueadura e está com mais de 15 dias de atraso na menstruação e outros sintomas de gravidez, deve falar com o médico ginecologista, médico de família ou clínico geral para fazer um exame de gravidez. Embora não seja comum, você pode estar grávida, mesmo laqueada.
Lucilene possui um casal de filhos com idade de quatro, e sete anos. Segundo ela, o procedimento foi realizado em novembro de 2019, após nas duas gravidezes ter tido pré-eclâmpsia, que são complicações potencialmente perigosas da gravidez, caracterizada por pressão arterial elevada.
A técnica francesa de Pomeroy, que amarra e corta as trompas, é a mais usada no Brasil. Segundo o ginecologista José Bento, esse procedimento é um dos mais simples, e o risco de gravidez nesse caso é de um em 2 mil – muito menor que o da pílula anticoncepcional, que é de dois ou três para cada cem, por exemplo.
A cirurgia tem que indicar uma indicação médica precisa. Não existe a indicação simplesmente para parar de menstruar. A cirurgia tem seus riscos com sangramento, transfusão, lesão vesical, lesão intestinal, lesão ureteral, incontinência urinaria, dor pélvica, disfunção sexual, constipação intestinal.
Pode ocorrer alteração no fluxo menstrual após a laqueadura. A frequência de alterações menstruais varia de 2,5 a 60%. Estudo realizado pela Universidade de Botucatu com mais de trezentas mulheres encontrou uma porcentagem inferior a 10% de alterações menstruais.
Por outro lado, apontaram evidências de um grande leque de sintomas com repercussões psicossociais surgidos após a vasectomia, como dor de cabeça, desordens de ejaculação, alcoolismo, sentimento de inferioridade, estados psicóticos, hipocondria, fantasias de castração nas parceiras dos homens vasectomizados.
Após a vasectomia, a única alteração que ocorre no esperma é a ausência de espermatozoides. A produção do semen é feita pelas vesículas seminais e pela próstata. Sugiro a realização de um espermograma e consulta com seu urologista. Abraços.
A chance de restabelecer a passagem dos espermatozoides pelo canal bloqueado pela vasectomia é por volta de 90% até 5 anos. Já após 10 anos, passa a ser de 60% a 70% e, depois de 15 anos há até 50% de chance.
Qual a diferença de cloro e hipoclorito?
Qual o valor ideal para o TSH?
Qual é o incenso usado na Igreja Católica?
O que fazer com os pontos Mastercard Surpreenda?
Quais os múltiplos de 7 maiores que 40?
É crime enterrar animais mortos?
Qual a melhor pomada para curar assadura de bebê?
Quais são os principais componentes da filogenia?
Como lidar com pessoas que só pensam em si?
O que acontece quando uma veia se rompe?
Como ocorre a interculturalidade?
Como dar um presente criativo?
Qual a importância dos dispositivos de armazenamento?
Qual o homem que teve mais mulheres no mundo?