Neste contexto, a resolução define validação analítica como a avaliação sistemática de um método por meio de ensaios experimentais de modo a confirmar e fornecer evidências objetivas de que os requisitos específicos para seu uso pretendido são atendidos.
Para a validação de um método analítico, é normalmente suficiente fornecer uma indicação do nível em que a detecção do analito pode ser distinguida do sinal do branco/ruído. É recomendado um mínimo de 7 replicatas para a determinação do LD.
Os parâmetros de validação para uma metodologia analítica são a seletividade/ especificidade, linearidade/ faixa de trabalho, precisão, exatidão, limite de detecção, limite de quantificação e robustez [16].
O objetivo da validação consiste em demonstrar que um determinado método analítico proposto é adequado ao que se propõe; ou seja, garantir que a metodologia analítica seja exata e precisa, além de estável, reprodutível e flexível para uma faixa específica de uma substância que se espera identificar ou quantificar.
A validação de métodos analíticos determina o desempenho característico de um método, partindo-se da avaliação de parâmetros como exatidão, precisão, seletividade, linearidade e faixa de trabalho, limites de detecção e quantificação, variações intra-laboratoriais e inter-laboratoriais.
O desenvolvimento de um método analítico, a adaptação ou implementação de método conhecido, envolve processo de avaliação que estime sua eficiência na rotina do laboratório. Esse processo costuma ser denominado de validação.
O método analítico, também conhecido como “método olhar-e-dizer”, defende que a leitura é um ato global e audiovisual. Partindo deste princípio, os seguidores do método começam a trabalhar a partir de unidades completas de linguagem para depois dividi-las em partes menores.
A validação de um método analítico consiste na avaliação da capacidade do processo analítico em produzir resultados confiáveis (precisos e exatos). São descritos os mecanismos para uniformização das práticas laboratoriais e, conseqüente, redução da variabilidade dos resultados analíticos.
Os parâmetros de validação de métodos analíticos envolvem Especificidade/Seletividade, Função da Resposta (gráfico analítico), Intervalo de Trabalho, Linearidade, Sensibilidade, Exatidão, Precisão (repetitividade, precisão intermediária e reprodutividade), Limite de Detecção (LD), Limite de Quantificação (LQ) e Robustez.
A exactidão de um método analítico pode ser determinada: através da participação em ensaios interlaboratoriais, pelo estudo de materiais de referência certificados, através de ensaios fortificados, por comparação com métodos de referência.
Resumo Este artigo tem como principal objectivo descrever as principais etapas associadas à implementação e validação de um método analítico. Apresenta-se um exemplo: implementação e validação de um método em Absorção Atómica com Câmara de Grafite para determinação da concentração de alumínio em aguas de consumo humano 1.
O objetivo da validação consiste em demonstrar que o método analítico é adequado para o seu propósito (1). A validação deve ser considerada quando se desenvolve ou efetua adaptações em metodologias já validadas, inclusão de novas técnicas ou uso de diferentes equipamentos.
Como saber se eu posso malhar?
Qual a tinta que substitui a têmpera nas pinturas?
Quem são os herdeiros legais no seguro de vida?
Como achar uma pessoa no grupo do WhatsApp?
Como saber se o dente precisa de implante?
Como funciona processo curatela?
O que acontece quando o feto morre dentro da barriga?
Como fazer comida viva para peixe?
Como saber se o cachorro está com fome?
Tem como recorrer a taxa da alfândega?
Quanto tempo se leva para receber uma herança?
O que o consumidor deve fazer diante de uma propaganda enganosa?
Como buscar uma palavra em um texto no iPhone?
Como funciona o bit de paridade na comunicação serial RS232?