Ideologia filosófica com base no ceticismo O Niilismo vem do termo latim “nihil” que significa “nada”. ... É uma corrente filosófica que acredita no vazio e o seu conceito é fundamentado na subjetividade do viver.
Quer a consequência lógica desta morte: tornar-se ele próprio Deus, substituir Deus. A ideia de Nietzsche é que a morte de Deus é um grande acontecimento barulhento, mas não suficiente. (...) O niilismo significaria até há pouco depreciação, negação da vida em nome dos valores superiores.
O niilismo se volta contra si mesmo para superar-se. Nega-se para engendrar e criar um resultado novo. Por isso, Heidegger diz que a superação do niilismo se realiza mediante um “processo de radicalização”.
Ele rejeita a ideia de que o mundo e a humanidade progridem em direção a algum tipo de objetivo, como sugerem as histórias dialéticas de Hegel e Marx ou o projeto do Iluminismo acerca da emancipação da humanidade.
O niilismo do latim nihil (nada), é uma corrente filosófica que, em princípio, concebe a existência humana como desprovida de qualquer sentido. ... Estudando o pensamento filosófico de Nietzsche, encontramos um vasto campo de estudo acerca do conhecimento humano. O niilismo está presente no conjunto das obras de Nietzsche.
O diagnóstico do niilismo é feito de forma contundente pelo filósofo alemão Friedrich Nietzsche, que enfatizou que a crise de valores niilista atingiu não apenas os ateus, mas alcançou uma escala planetária. O homem hipermoderno substitui a autoridade divina pela História, pela tecnociência, a razão e o progresso.
Para Nietzsche, a crença nas categorias da razão nos faz acreditar num mundo que precisa ser visto por meio de falsas referências. Segundo Giacoia Junior [4], “ Nietzsche tematiza três formas do niilismo, considerado como ‘estado psicológico’, ou seja, como conteúdo da consciência reflexiva.
No texto Niilismo europeu[2], o autor realiza uma pequena reflexão sobre a interpretação moral-cristã: Quais são as vantagens que oferece a hipótese moral cristã? 1. ela conferia ao homem um valor absoluto, em oposição à sua pequenez e à sua natureza fortuita no fluxo do devir e do desaparecer;
Os principais filósofos alemães que abordaram e se aprofundaram sobre o tema do niilismo foram: 1 Friedrich Schlegel (1772-1829) 2 Friedrich Hegel (1770-1831) 3 Friedrich Nietzsche (1844-1900) 4 Martin Heidegger (1889-1976) 5 Ernst Jünger (1895-1998) 6 Arthur Schopenhauer (1788-1860) 7 Jürgen Habermas (1929-) More ...
Do latim, o termo “ nihil ” significa “nada”. Trata-se, portanto, de uma filosofia, que apoiada ao ceticismo, é destituída de normas indo contra os ideais das escolas materialistas e positivas. Note que o termo niilismo é utilizado de diferentes maneiras. Para alguns estudiosos é um termo negativo, pessimista, associado à destruição, ...
Quais são as funções do ciclo das pentoses?
Qual o clima organizacional no filme O Diabo Veste Prada?
Como justificar o texto no Canva?
Como justificar texto Adobe XD?
Como voar no Real Flight Simulator?
Quantos dias são necessários para conhecer Machu Picchu?
Como lidar com pessoas que tem transtorno obsessivo compulsivo?
Como juntar dinheiro ganhando 1000 por mês?
Como unir arquivos do InDesign em um único Arquivo?
Como sair do aeroporto de Montevideo?
O que acontece com uma pessoa que humilha a outra?
Como jogar sinuca online no PC?
Como justificar a falta no Enem 2020?
Como juntar 2 células de texto no Excel?