A verdade científica é uma construção racional rigorosa com base em métodos e instrumentos; é uma interpretação da realidade condicionada pela racionalidade humana, instrumentos e técnicas existentes num dado momento. Uma das exigências dessa construção/conhecimento científico é a objectividade.
científico. Conhecimento se correlaciona com verdade. Em geral, quando se pensa em conhecimento se está comprometido com o conceito de verdade como correspondência, que é a concepção clássica de verdade. Por outro lado, verdade e lógica constituem noções interligadas estreitamente.
Ela se desenvolve por etapas sucessivas e a base do conhecimento é a observação pura de fatos. Auguste Comte (1798-1857), filósofo francês. A ciência é um conjunto de teorias e leis que explicam e preveem fenômenos. As teorias são hipóteses e o experimento não é critério de verificação, só corrobora uma teoria.
A comprovação científica é, pois, o ato de (com)provar através de experimentos (evidências, demonstrações) diretos ou indiretos, ou ainda por métodos probabilísticos (demonstrações matemáticas) a veracidade de alguma hipótese ou teoria com base no “método científico”.
De acordo com o realismo científico, o objetivo da ciência é chegar à verdade sobre o mundo, ou seja, a busca pela verdade. O progresso científico é medido pelo progresso na busca da verdade.
A verdade deve consistir na concordância da “figura” com o objeto. Um conhecimento é verdadeiro na medida em que seu conteúdo concorda com o objeto intencionado. ... O próprio objeto, ao contrário, não pode ser nem verdadeiro nem falso. De certo modo, ele está para além da verdade e da inverdade.
A pesquisa procura mostrar como se constrói o conhecimento científico e, com isso, atrelar o processo ao produto. Considera que a produção do conhecimento flua na esfera da comunicação científica, seja ela formal ou informal. Considera a ciência como uma atividade social, cuja produção está condicionada a fatores circunstanciais
Todas essas perguntas dizem respeito a diferentes campos do pensamento científico. A primeira diz respeito à natureza do modo de raciocinar das ciências, a segunda, diz respeito à possibilidade de verificação de uma verdade científica. A terceira, por fim, diz respeito a qual é o melhor método para que a ciência possa alcançar a verdade.
A ciência é um modo de compreender e analisar o mundo empírico, envolvendo o conjunto de procedimentos e a busca do conhecimento científico através do uso da consciência crítica que levará o pesquisador a distinguir o essencial do superficial e o principal do secundário.
Deve sempre ser realizado baseado em técnicas especificas operacionais interligadas, ou seja, o método científico está baseado em um conjunto de etapas realizadas através de técnicas bem definidas, assim, se faz necessário, que antes de qualquer coisa, o pesquisador tenha como verdade que método e técnica se diferenciam entre si.
Qual o salário de uma nutricionista da Marinha?
Quantos espetinhos se faz com um quilo de carne?
Em que situações os juros são utilizados?
Quais são os últimos dentes de leite a cair?
Como baixar os áudios do Instagram?
Como se escreve meia dúzia em fração?
Quanto produz em média um pé de café?
Quando pode ser demitido por justa causa?
Qual a importância da bacia do rio Tocantins?
Quais os tecidos mais quentes para o inverno?