O que é uma tutela definitiva?

Pergunta de Vanessa Carlota Neves em 30-05-2022
(8 votos)

Tutela definitiva é a proteção conferida pela autoridade judiciária em que não há mais possibilidade de recurso, ou seja, um pedido de tutela concedido por decisão que já transitou em julgado.

O que significa tutela definitiva?

Tutela definitiva – Há tutela definitiva quando o órgão julgador decide a respeito do que foi pedido pela parte. O vocábulo pedido, aqui, é utilizado no sentido técnico e, por isso, abrange apenas a postulação que integra o mérito da causa.


Qual é a diferença entre tutela definitiva e tutela provisória?

A tutela provisória é a mesma tutela definitiva, só que provisória. Não há uma diferença ontológica entre tutela provisória e tutela definitiva. A diferença entre elas é de estabilidade. - A tutela definitiva pode ser satisfativa ou cautelar.

Quando a tutela provisória se torna definitiva?

300, §3º, CPC), pois como ela é provisória se ao final do processo não for concedida a pretensão, os efeitos devem ser revertidos. Se não puder ser revertido essa tutela se torna definitiva. ... Elas serão incidentais quando a Tutela Provisória é pedida juntamente com o pedido principal do processo.

O que é a tutela provisória?

Tutela provisória é o mecanismo processual pelo qual o magistrado antecipa a uma das partes um provimento judicial de mérito ou acautelatório antes da prolação da decisão final, seja em virtude da urgência ou da plausibilidade do direito.

Tutela definitiva e provisória Bloco 1


24 curiosidades que você vai gostar

Quais são os tipos de tutela provisória?

A tutela provisória pode ser classificada como cautelar ou satisfativa; de urgência ou de evidência; ou ainda antecedente ou incidental. A tutela provisória satisfativa, tratada no CPC como tutela provisória antecipada, é aquela na qual o juízo provê antecipadamente à parte o direito pleiteado, no todo ou em parte.

O que é a tutela satisfativa?

A Tutela de Urgência Satisfativa tem por objetivo a imediata realização do direito buscado pela parte que requer algo ao Poder Judiciário. O artigo 5º, inciso XXXV da Constituição Federal menciona “a lei não excluirá da apreciação do poder judiciário lesão ou ameaça a direito”.

É possível a tutela provisória cautelar se estabilizar?

A tutela provisória de urgência antecipada antecedente e a estabilização de seus efeitos. Na inteligência do que define o artigo 304 do Código de Processo Civil, a tutela antecipada, requerida em caráter antecedente, torna-se estável, se da decisão que a conceder não for interposto o respectivo recurso.

Qual o recurso cabível quando a concessão ou denegação da tutela provisória ocorre em sede de sentença definitiva?

Agora, se a tutela provisória for decidida pelo relator, caberá AGRAVO INTERNO (art. 1021 do NCPC). Se for dentro da sentença, da antecipação de tutela cabe recurso de APELAÇÃO. Prevalece o entendimento de que NÃO CABE recurso especial e nem recurso extraordinário quanto a decisão da tutela provisória.



Outras questões

Quem é mais forte Naruto ou Jigen?

O que é verbo transitivo direto exemplos?

Quem são os jurados no Tribunal do Júri?

Quanto tempo demora a fazer um passaporte?

Qual a qualidade da tinta Alessi?

Quais são os 3 tipos de condutores elétricos?

Qual a vantagem de impermeabilizar o sofá?

O que significa a figurinha do Ramadan?

Porque JoJo não usa mais Hamon?

Tem penicilina na azitromicina?

Qual a posição do Brasil nas Olimpíadas 2021?

Quais são os benefícios do ensino híbrido?

Quantos litros de caldo de cana para fazer um litro de álcool?

O que é a terça parte de 18?

Como é a digestão dos mamíferos?

Qual a melhor farinha para substituir a farinha de trigo em pães?

O que significa heitor?

Quanto tempo leva para desinchar depois de parar de beber?

Quais são os pontos facultativos de 2021?

Qual cargo vem antes do CEO?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com