A sinapse é uma região de proximidade entre um neurônio e outra célula por onde é transmitido o impulso nervoso. Sabemos que os impulsos nervosos devem passar de uma célula à outra para que ocorra uma resposta a um determinado sinal. ... Geralmente elas ocorrem entre o axônio de um neurônio e o dendrito de outro.
→ Como ocorre o impulso nervoso? O impulso nervoso inicia-se quando o neurônio sofre um estímulo suficientemente forte para desencadeá-lo. Isso acontece quando uma membrana está em potencial de repouso, uma condição em que a superfície interna da membrana possui carga negativa em relação à superfície externa.
Vale frisar que a propagação do impulso ocorre naturalmente apenas em um único sentido. Depois da passagem do impulso nervoso, o neurônio fica um tempo sem responder a um novo estímulo. Esse pequeno intervalo de tempo é chamado de período refratário absoluto.
Qual das alternativas apresenta o sentido correto de propagação do impulso nervoso em um neurônio? Axônio → corpo celular → dendrito.
Quando este impulso nervoso, potencial de ação, percorre o axônio, o potencial salta de um nódulo para outro; este processo é conhecido como condução saltatória. Tal fenômeno faz com que o impulso nervoso seja conduzido muito mais rapidamente que em axônios não mielinizados.
42 curiosidades que você vai gostar
Em um neurônio, os estímulos se propagam sempre no mesmo sentido: são recebidos pelos dendritos, seguem pelo corpo celular, percorrem o axônio e, da extremidade deste, são passados à célula seguinte (dendrito – corpo celular – axônio).
O impulso nervoso é um fenômeno eletroquímico, portanto envolve aspectos químicos e elétricos. O aspecto elétrico é a propagação de um sinal dentro de um neurônio. ... O fenômeno químico consiste nas sinapses, que são a transmissão do impulso de uma célula a outra, através de substâncias chamadas neurotransmissores.
É uma célula que altera ativamente o potencial da membrana em resposta a algum estímulo (elétrico, físico ou químico). Exemplos: Neurônios e células musculares lisas e estriadas.
b) 1- Axônio; 2- Corpo celular; 3- Núcleo; 4-Nódulo de Ranvier; 5- Bainha de mielina; 6- Dendritos.
Quando o impulso nervoso chega até os locais onde estão os neurotransmissores, essas moléculas são liberadas por exocitose e caem na fenda sináptica. Essa fenda é um espaço situado entre a membrana pré-sináptica (membrana que libera os neurotransmissores) e a membrana pós-sináptica (membrana da célula vizinha).
Impulso nervoso é uma corrente elétrica que percorre o axônio (parte do neurônio responsável pela transmissão do impulso nervoso) com o objetivo de transmitir uma informação. Esse processo ocorre em consequência da despolarização que ocorre ao longo da membrana do neurônio.
Quais os sintomas de friagem na cabeça?
São funções da alvenaria estrutural?
O que acontece se recusar uma intimação?
Quanto tempo se deve deixar a argila no rosto?
Quais as 4 fases do Alzheimer?
O que gera mais energia fissão ou fusão nuclear?
O que é e qual o objetivo da abordagem primária rápida da vítima?
Qual a importância do lazer para a qualidade de vida dos trabalhadores?
Qual é o número 0800 do Detran?
Como ver as mensagens ocultas do Facebook?
Como calcular a capacidade térmica?
Como saber se você é uma pessoa solitária?
Qual é o país que mais usa redes sociais?
O que fazer quando se é picado por um escorpião?
Quanto a interceptação telefônica é correto afirmar?