O que é uma servidão aparente?

Pergunta de Luís Ricardo Assunção Macedo Sá em 27-05-2022
(34 votos)

A servidão aparente é aquela que se manifesta por obras exteriores, são aquelas que são visíveis e permanentes, como a servidão de passagem, por exemplo. Não aparente é a servidão que não se revela por obras exteriores.

O que é uma servidão não aparente?

SERVIDÕES APARENTES E NÃO APARENTES

"Servidão aparente é aquela que se percebe pela simples realização de atos exteriores." "Servidão não aparente é a que consiste em uma obrigação de não fazer, por parte do prédio serviente."


O que é servidão exemplo?

A servidão é um direito real sobre imóvel alheio que impõe um encargo (ônus) ao prédio serviente em favor do prédio dominante. ... É possível servidão em face de imóveis que não fazem fronteira com o prédio dominante. O dono do prédio serviente não pode embaraçar o exercício legítimo da servidão (art. 1.383 do CC/02).

Quem é o dono de uma servidão?

A servidão não se presume, pois constituindo um ônus ao proprietário de um imóvel, na dúvida, deve ser tida por inexistente; É inalienável, uma vez que o titular da servidão, que é dono do prédio dominante, não pode transferi-la a terceiro.

O que é servidão no imóvel?

A servidão é um direito de gozo sobre imóveis que, em virtude de lei ou vontade das partes, se impõem sobre o prédio serviente em benefício do dominante, visando proporcionar valorização deste, bem como torná-lo mais útil.

Servidão (Direitos Reais) - Resumo Completo


41 curiosidades que você vai gostar

Quais são os tipos de servidão?

As servidões ainda podem ser positivas, quando conferem ao dono do prédio dominante o poder de praticar algum ato no prédio serviente, e negativas quando é imposto o dever de se abster da pratica de determinado ato de utilização.

Para que serve uma servidão?

Já a servidão, conforme pode-se observar pelo artigo 1.378 do Código Civil, proporciona utilidade para o prédio dominante, e grava o prédio serviente, que pertence a diverso dono, e constitui-se mediante declaração expressa dos proprietários ou por testamento, e subsequente registro no Cartório de Registro de Imóveis.

Quem são os sujeitos da servidão?

Assim, no caso da servidão, o sujeito passível é pessoa que for proprietária do prédio serviente. Não é uma pessoa certa e identificada, mas sim qualquer membro da coletividade, que tenha, ou venha a ter, a propriedade do imóvel sobre o qual recai o direito real aludido.

Quem é o serviente e quem é o dominante?

Os prédios envolvidos na servidão são denominados prédio dominante (aquele que tem a servidão a seu favor e prédio serviente (que serve o outro, em detrimento do seu domínio).



Outras questões

Quais foram os primeiros primatas?

Por que juntar tampinhas?

O que aconteceu no ano de 1947 na Argentina?

Como é que se brinca de mímica?

Como consertar a caixa de descarga acoplada?

Como fica a camuflagem de estrias?

Como alterar a faixa de IP?

Como fazer a iluminação do jardim?

Qual foi a transformação sofrida pelo gás?

Como alterar o tamanho da fonte dos slides?

Como mudar a data de nascimento na Epic Games?

Como Alterar tamanho da fonte Word?

Como fazer para mudar a fonte da letra do celular?

Como mudar uma tomada de 220 para 127?

Como habilitar a equação no Word?

Como usar o neurodyn tens Fes?

Quais os procedimentos para mudar a data ea hora do sistema operacional?

Como faço para criar uma rádio online grátis?

Como personalizar o bloco de notas do iPhone?

Como mudar a fonte do IntelliJ?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com