Lepidoptera é uma ordem de insetos que inclui as borboletas e mariposas. Os lepidópteros compõem a segunda maior diversidade de insetos do planeta e são encontrados em quase todas as regiões do mundo, principalmente em locais tropicais.
Os lepidópteros são insetos holometabólicos, ou seja, sofrem metamorfose completa, com estágios de ovo, larva (lagarta), pupa (crisálida) e adulto (imago). Os adultos são totalmente diferentes das formas imaturas.
Os lepidópteros são insetos que possuem asas membranosas, corpo e apêndices cobertos por escamas, exemplo disso são as mariposas e borboletas.
Sobre. O nome da Ordem refere-se à presença de escamas nas asas (do grego lepis = escamas, e pteron = asas). Popularmente conhecidas como mariposas e borboletas, são insetos holometábolos (com metamorfose completa), de asas membranosas, corpo e apêndices cobertos por escamas.
A ordem Lepidoptera inclui as mariposas e borboletas, possuem estimadas 180000 espécies divididas em 34 subfamílias e 130 famílias, sendo 12% borboletas.
43 curiosidades que você vai gostar
Muitas lagartas que dão origem à mariposas se alimentam de folhas em árvores. Quando plenamente desenvolvidas, descem ao solo e se enterram superficialmente para se transformarem em pupa. Em seguida, surgem como mariposas e ou borboletas.
As borboletas deixam suas asas unidas em posição vertical quando estão em repouso. Já as mariposas deixam as asas abertas, estendidas horizontalmente sobre o corpo. Por fim, podemos diferenciá-las também por suas antenas. As borboletas possuem antenas clavadas, ou seja, finas com a extremidade dilatada.
As traças são um dos tipos mais comuns de pragas domésticas e urbanas. São fáceis de identificar: na fase jovem, aparecem como larvas dentro de casulos achatados que ficam grudados em armários e paredes. Quando adultas, viram insetos que medem cerca de 1,3 cm.
A mariposa possui dois padrões simétricos que se assemelham notavelmente a fezes de aves com duas moscas. A mariposa ainda tem cheiro de excrementos de pássaros. De fato, quando adulta, se alimentam de nutrientes presentes nas fezes das aves.
A mariposa é um inseto que pertence à ordem dos Lepidoptera - a mesma das borboletas - e tal como elas, é dividida em cabeça, tórax e abdômen e possui um par de antenas, um par de olhos compostos e aparelho sugador. As asas são recobertas por escamas facilmente destacáveis, caso manuseadas.
Vamos conhecer melhor cada uma delas a seguir!Lagarta-elasmo (Elasmopalpus lignosellus) Lagarta-elasmo. ... Lagarta-rosca (Agrotis ipsilon) Lagarta-rosca. ... Lagarta-da-soja (Anticarsia gemmatalis) Lagarta-da-soja. ... Lagarta-falsa-medideira (Chrysodeixis includens) ... Lagarta-das-maçãs (Chloridea (=Heliothis) virescens)
Fazem parte desta Ordem os insetos conhecidos como percevejos, barbeiros, baratas d água, cigarras, cigarrinhas, pulgões, cochonilhas e mosca-branca. São insetos hemimetábolos (metamorphose incompleta –ovo, ninfa e adulto), podendo ser terrestres, aquáticos ou semiaquáticos.
Estima-se que existam cerca de 200.000 espécies de mariposas em todo o mundo, mas os cientistas suspeitam que pode haver até cinco vezes essa quantidade.
Os lepidópteros, grupo a que pertencem as borboletas e mariposas, são elementos importantes na natureza. Servem de alimento para uma infinidade de animais, controlam populações de plantas invasoras e, especialmente, promovem a polinização das plantas.
As borboletas e mariposas têm papel fundamental na polinização das flores. As lagartas, que são as larvas, podem por sua vez causar danos em lavouras para se alimentar, mas fertilizam o solo com as fezes, e algumas são importantes comercialmente, como o bicho-da-seda (Bombix mori).
1 - Em caso de contato com a mariposa (mesmo se matar ela, use luva ou evite o contato direto com as mãos), evite de coçar o local e não leve as mãos aos olhos.
Mas o contato com esses insetos também tem seus perigos: ela pode causar de dermatite – uma infecção de pele que causa vermelhidão, manchas e muita coceira. Isso acontece porque, enquanto a mariposa bate suas asas, é liberado um pó chamado de cantaridina, que quando entra em contato com a nossa pele, causa alergia.
A principal busca delas é pela facilidade de extração do néctar para a alimentação. Assim, a oferta de água adoçada em bebedouros de beija-flores e até de frutas pode ajudar a aproximar essas famintas.
Com a alta oferta de alimentos (de papéis a restos de pele e cabelos) e de ambientes úmidos e escuros em nossas casas. Essas são as condições ideais para o aparecimento das traças, que entram por janelas, portas e, em muitos casos, por objetos carregados para dentro do lar.
Segundo especialistas, elas não fazem mal à saúde, mas podem causar danos em roupas e livros. As traças são insetos que não representam riscos à saúde, mas podem causar danos materiais, principalmente em roupas e livros.
Muitos insetos, conhecidos por nós como “traças”, são considerados importantes pragas em áreas urbanas, infestando roupas, papéis, tapeçarias, estofados, livros, frutas secas, grãos ou outros alimentos armazenados e muitos outros produtos manufaturados ou não.
As cores, as manchas e riscas nas asas das borboletas são muito importantes para a identificação da espécie, tal como a posição e a quantidade dos chamados ocelos – minúsculas manchas redondas que parecem pequenos olhos e que ajudam estes insectos a enganar possíveis predadores.
As antenas são uma boa forma de se identificar o lepidóptero observado. As mariposas possuem antenas parecidas com penas (elas têm cerdas sensoriais que servem para captar feromônios do sexo oposto), enquanto as borboletas possuem antenas fininhas com a ponta dilatada.
Em geral, as borboletas de cores claras prenunciam notícias felizes, de chegada de parentes ou pessoas amadas, ou de fortuna. As mariposas, especialmente as de cor negra, trazem sempre presságios funestos, e são consideradas mensageiras da morte. Em muitas partes do Brasil são chamadas de "bruxas".
Significado de Mariposa
substantivo feminino Aspecto comum dos insetos lepidópteros, de voo noturno, caracterizados por sua semelhança com as borboletas. ... Etimologia (origem da palavra mariposa). Do espanhol mariposa, derivada de "maria" + posar, "pousar".
O que usar para limpar Corino branco?
Como limpar torneiras cromadas?
Quando usar a palavra conversarmos?
Como fazer o curativo no cachorro?
O que quer dizer um contratempo?
Como limpar móveis de corda náutica?
Quem é o campeão do cubo mágico?
Qual é o substantivo de banheira?
Como apagar todas as células do Excel?
Como funciona um CD centro de distribuição?
O que é um fórum de discussão?
Onde jogar cinzas da churrasqueira?