Leitura seletiva a fim de identificar as informações de interesse; Leitura reflexiva para compreender e poder emitir considerações; Leitura crítica para avaliar o posicionamento do autor. Perceba que cada leitura tem uma característica e um propósito.
Leitura seletiva – é quando se realiza uma leitura do livro todo, tentando selecionar as informações fundamentais, ou seja, escolher o material que realmente interessa à pesquisa.
Já a leitura prévia, é entendida neste trabalho como o entendimento dos textos indicados e disponibilizados pelo professor, lidos previamente, ou seja, antes de serem trabalhados em aula. Pode-se dizer que "o estudo do conhecimento é tão antigo quanto a própria história do homem" (Nonaka & Takeuchi, 1997, p.
Leitura reflexiva
A leitura de compreensão ou reflexiva é aquela na que se busca aprender aquilo que é lido, com atenção a tudo o que se leu, procurando memorizar e compreender o assunto do qual trata o texto.
iv) leitura interpretativa: é a mais completa, é o estudo aprofundado das ideias principais, onde se procura saber o que realmente o autor afirma, quais os dados e informações ele oferece, além de correlacionar as afirmações do au- tor com os problemas em questão.
18 curiosidades que você vai gostar
Objetivo: construir compreensão global do texto lido, unificando e relacionando informações implícitas e explicitas dos textos lidos.
A leitura interpretativa possibilita ao aluno
compreender as palavras lidas. analisar o conteúdo profundo do texto. decodificar e interpretar o texto. captar o conteúdo implícito do texto.
Leitura Reflexiva (página 4)Ler pela primeira vez para o reconhecimento do texto;A segunda leitura grife as palavras que você não conhecer;A terceira perceber as consistências de ideias apresentadas no texto;Avaliar suas principais ideais;Separar as ideias principais e secundarias;
Leitura rápida para reconhecimento do assunto; Leitura seletiva a fim de identificar as informações de interesse; Leitura reflexiva para compreender e poder emitir considerações; Leitura crítica para avaliar o posicionamento do autor.
Como fazer leitura dinâmica: Passo a PassoEsteja em um ambiente livre de ruídos. Essa é uma dica válida para melhorar a compreensão e eficácia de qualquer leitura, não só a dinâmica. ... Descubra a sua marca inicial. ... Treine os olhos para dar saltos maiores. ... Não pronuncie o que você lê ... Visualize blocos de palavras.
A leitura analítica permite ao leitor entender realmente o livro. Não ler analiticamente é apenas passar as páginas, sem entender e então esquecer o conteúdo. ... Nessa obra, os autores elencam 4 níveis de leitura, dentre os quais vai a leitura analítica. Basicamente, trata-se de ler como se fosse um investigador.
A Leitura Detalhada consiste numa atividade pedagógica, que se de- senvolve de forma interativa, com a finalidade de levar todos alunos a realizar a tarefa de leitura com sucesso, por meio do apoio permanente do professor, na identificação e realce de vocábulos e expressões no excerto selecionado, a fim de serem tidos ...
A leitura informativa, também denominada de estudo, tem por objetivo a coleta de elementos, dados, informações, portanto é fundamental no desenvolvimento e na elaboração de trabalhos acadêmicos. ... Artigos científicos exigem uma leitura integral para que haja compreensão do assunto.
A leitura colaborativa é uma atividade em que os alunos estudam um determinado texto juntos, com a mediação do professor. O objetivo não é gerar um produto específico, como responder questões que aferem o conhecimento dos alunos sobre um tema.
Dá-se o nome de leitura dinâmica a um conjunto de técnicas que prometem acelerar o processo de leitura e a capacidade de compreensão de textos. Segundo os seus seguidores, uma pessoa com capacidade normal de leitura consegue ler de 200 a 400 palavras por minuto (ppm), compreendendo cerca de 60% do que foi lido.
A leitura recreativa é um tipo de leitura que visa o ler pelo prazer de ler, abrindo as portas da criança para a imensidão a que se pode aceder. Promover hábitos de leitura recreativa é um dos caminhos a seguir para alcançar uma leitura prazerosa, em família.
Abaixo, apontamos algumas técnicas de leitura que vão auxiliá-lo a ler mais rápido e melhor!Concentre-se apenas na leitura. ... Tenha uma postura adequada. ... Leia um livro de cada vez. ... Não releia trechos. ... Leia grupo de palavras. ... Pesquise antes sobre o conteúdo a ser lido. ... Não pronuncie as palavras. ... Utilize um dicionário.
Na Bíblia encontramos diversos gêneros literários e figuras de linguagem em abundância. Quanto aos gêneros literários podemos mencionar Evangelhos, Epístolas, Profecia, Parábolas, Apocalipse, Salmos, Narrativas do Antigo Testamento, Leis, Sabedoria, Poesia, Atos, dentre outros.
Na Educação Infantil a prática de leitura pode ser feita de dois modos: o contato pessoal da criança com o livro, como foi citado acima, e a roda de leitura, em que os professores leem para a turma. Nesse caso é preciso sempre planejar a atividade, da escolha dos textos e as formas de interação.
O processo de leitura é dividido em 4 fases: decodificação, compreensão, interpretação e retenção.
Para formar um leitor crítico, o exercício da leitura é imprescindível, de um tipo de leitura que permita ao leitor discorrer sobre o texto e criar possibilidades para compreender suas entrelinhas e a medida que realiza novas leituras, cria novas alternativas para construir seu significado com mais autonomia.
A capacidade de reinterpretar e reconstruir para maior clareza e legibilidade também é um componente da leitura crítica. A identificação de possíveis ambiguidades e falhas no raciocínio do autor, além da capacidade de abordá-las de forma abrangente, são essenciais para esse processo.
Tipos de leitura
Leitura Contextualizada ou Histórica - para realizar esta leitura é preciso localizar a obra no tempo histórico e no espaço, observando o tema, os significados, ou seja, os contextos em que foi criada.
A interpretação de textos é outra habilidade que destaca a importância da leitura na educação infantil. Com o hábito de ler e com a bagagem acumulada com a leitura ao longo do tempo, a criança aprende a interpretar o que lê, além de desenvolver o senso crítico.
O ditado é um instrumento que serve bem como uma forma de avaliação. Esporadicamente nas séries iniciais, durante o aprendizado do sistema ortográfico, ele pode funcionar como um mapa de possíveis dificuldades que a classe apresente em relação a um grupo de palavras que tenham sido objeto de estudo.
Qual fio usar para fazer a rede elétrica?
Quais são as vantagens da biomassa?
Como fazer o mapa astral gratuito?
Como saber a medida do pó descolorante?
Quais são os principais problemas sociais e ambientais urbanos?
Como calcular a concentração após a diluição?
Qual cola usar para colar Cavaquinho?
O que faz aumentar o fósforo no sangue?
Quais são os tipos de especialidades médicas?
Qual é o conceito moderno de Geografia?
Qual a melhor praia do Brasil para viajar?
O que é o componente básico de Assistência Farmacêutica no SUS?