Fratura oblíqua: atravessa o osso em um ângulo oblíquo; Fratura em espiral: o osso é separado e a fratura forma espirais ao redor do eixo longitudinal.
O cirurgião-dentista diz que a fratura radicular não quer dizer que o dente não tem mais jeito. "O profissional deve avaliar o nível da fratura, quanto maior o seu alcance pior é o prognóstico". Nos casos de fratura longitudinal (quando vai da coroa até o final da raiz), por exemplo, podem levar à perda dentária.
O organismo passa a produzir um tecido cartilaginoso no ponto da fratura para cicatrizá-la – é o calo mole. O tecido cartilaginoso é preenchido por cálcio e fosfato e endurece. Eis a fase do calo duro. Embora ele já proporcione estabilidade, não tem a mesma resistência do osso íntegro.
Sinais mais comuns para fraturas em raízes sob prótese dentárias
São fraturas geralmente com pequeno desvio e que não exigem redução; quando exigem, é feita com o alinhamento do eixo dos ossos. Sua ocorrência mais comum é em crianças e nos antebraços (punho);
Definição. O conceito de fratura é a perda da continuidade óssea. Ou seja, qualquer perda de continuidade óssea, mesmo que não seja completa, é uma fratura.
Dependendo do nível em que a fratura ocorreu, ainda é possível fazer um tratamento endodôntico para tentar manter o dente, mas na maioria dos casos a extração é a conduta mais indicada. Quando a extração é inevitável, então é recomendada a substituição deste dente o mais rápido possível para evitar problemas no futuro.
Se a raiz é fruto de uma remoção mal feita, por exemplo, ela ficará retida dentro do osso, podendo aparecer na gengiva com o passar dos anos. Nessas situações, a dentista explica que o tratamento é uma nova cirurgia para sua remoção. Ainda assim, para todos os casos, o procedimento de diagnóstico é o mesmo.
Uma lesão que fratura um osso também pode danificar seriamente outros tecidos, incluindo a pele, os nervos, os vasos sanguíneos, os músculos e os órgãos. Essas lesões podem complicar o tratamento da fratura e/ou causar problemas temporários ou permanentes.
O tecido cicatricial muitas vezes parece diferente do tecido normal ou interfere na função de alguma forma. Em contraste, o osso se recupera produzindo tecido ósseo verdadeiro. Quando um osso se recupera por si só após uma fratura, muitas vezes a fratura acaba ficando praticamente indetectável.
Por serem resistentes e terem a coloração esbranquiçada, muitas pessoas acreditam que os dentes são algum tipo de osso. Mas será mesmo que o dente é osso? Um outro motivo para acharem isso, é que o dente é composto por cálcio, assim como o osso. Mas, afinal, o dente é osso? Dente é osso? A resposta é não.
Os três principais sintomas de um osso quebrado são dor, inchaço e deformidade. Se um osso estiver exposto ou cutucando sua pele, logicamente não é um bom sinal e deve ser uma fratura.
Qual era o objetivo da Ratio Studiorum?
Como evitar a produção de resíduos?
Vai ter feriado de Corpus Christi em São Paulo?
Pode prender o cabelo depois do relaxamento?
O que prejudica as sobrancelhas?
Qual o valor da mensalidade na FGV?
Qual a personalidade do nome oliveira?
Quais atos judiciais constituem em mora o devedor?
Quantos produtos têm a marca Coca-cola?
Quais os melhores encantamentos para arco Minecraft?
Quando acionar a delegacia do consumidor?
Qual posição no quadro de medalha o Brasil ficou nas Paraolimpíadas do Rio 2016?
Como se referir a um professor em um E-mail?
Quais tipos de bancos de dados os mais usados?
Como se descobriu a farinha de trigo?
Como mover arquivos compartilhados comigo no Google Drive?