1. ESCOLA TRADICIONAL: Desenvolvida no século XIX a Escola Tradicional caracteriza-se por não permitir o questionamento das autoridades, sendo as decisões inquestionáveis. O gestor é um burocrata autoritário, cuja preocupação fundamental é controlar e aplicar programas e ordens oriundas dos órgãos governamentais.
O que é o ensino tradicional? O ensino tradicional foi criado com o intuito de universalizar o conhecimento entre a população. Por ter um intuito massificador, ele tem uma estrutura mais rígida e fechada à inovação, sendo alvo de críticas de educadores por causa disso.
O papel da Escola Tradicional
O objetivo das instituições de ensino que utilizam a educação tradicional é preparar os alunos para a convivência social, de acordo com o status quo da sociedade na qual convivem.
Na educação tradicional o centro de tudo é o professor e o conteúdo. Na Educação Nova o aluno é o centro do processo, existindo uma preocupação muito grande com o estado psicológico da criança.
Métodos de ensino: Enquanto na escola tradicional é focada a repetição e o ensino de assuntos históricos, na escola moderna dão prioridade a qualidade de ensino, explicando o motivo daquilo estar certo. Os assuntos históricos são focados para um contexto mais atual e que se encaixa com o cotidiano do aluno.
45 curiosidades que você vai gostar
Quando se pensa nos conceitos moderno e tradicional, a resposta que vem à cabeça soa simples: o primeiro é novo e o segundo é mais antigo, clássico, retrô.
A didática moderna sustenta a concepção de que o ensinar predomina sobre o aprender, enquanto na didática tradicional o aprender é o objetivo principal. A didática moderna reforça a premissa de que o professor ainda é um ser superior que ensina a ignorantes.
A educação tradicional surgiu na Idade Antiga em meio aos anseios de uma sociedade escravista e destinava-se a uma pequena minoria. Seu declínio começa já no movimento renascentista, mas ela ainda sobrevive nos dias atuais.
Mas as diferenças entre as escolas antigas e atuais não se resumem apenas a tecnologia. Do papel do professor ao protagonismo do aluno, passando pelo método de ensino e o perfil curricular, as escolas antigas e atuais têm muitas diferenças, que foram aumentando com a chegada de metodologias de ensino inovadoras.
Características da Escola Nova
Centralização do processo de aprendizagem nas necessidades das crianças. Atenção à individualidade de cada aluno. Respeito à diversidade. Integração da aprendizagem escolar com conceitos sociais importantes.
ESCOLA TRADICIONAL:
O professor é autoritário e transmite um saber fragmentado, desfocado do contexto, enciclopédico. Preocupa-se com a memorização e repetição dos conteúdos. A base do processo didático é dedutivo, aonde o ensino vai do abstrato ao concreto, do geral para o particular.
No método tradicional, tem-se como vantagem o fato do professor possuir um maior controle das aulas e dos conteúdos [Pinho et al. 2010].
A Pedagogia tradicional define uma prática educativa voltada para a formação intelectual e moral dos estudantes. Nesse sentido, a escola é tida como o ambiente oficial para a transmissão dos diferentes conhecimentos. ... Os alunos, então, devem entender o que está sendo explicado para avançarem de ano letivo.
Um dos mais usados na graduação é o método tradicional, no qual o professor é o sujeito ativo no processo de ensino-aprendizagem, repassando seu conhecimento aos alunos, normalmente por meio de aula teórica.
Métodos tradicionais de ensinoMétodos sintéticos (Século XIX e XX) Utiliza-se, nestes métodos, uma ordem crescente de dificuldade: letra, palavra e texto; consiste em ir das partes para o todo. ... Método da Soletração e Silabação. ... Método Fônico. ... Método da Abelhinha. ... Método da Casinha Feliz.
Principais diferenças entre as escolas antigas e aquelas que fogem do modelo tradicional de ensino:Acompanhamento mais próximo dos pais. ... As ferramentas de ensino são diferentes. ... A criança tem mais autonomia. ... As medidas corretivas também mudaram.
Antigamente, os pais ricos simplesmente criavam os filhos. O ensino preceptorial se encarregava de dar uma “boa educação” aos economicamente privilegiados. Com o advento da “escola de massa”, no Brasil, a partir das décadas de 1970 e 80, foi anunciado para todos que a escola era quem devia “educar”.
Uma dessas principais mudanças sociais que influenciou a área da educação foi a chegada das tecnologias de comunicação e informação. A evolução da tecnologia possibilitou mais que a conexão de computadores, ela viabilizou novas formas de conexões entre as pessoas, as culturas e os diversos grupos.
É um movimento de educadores europeus e norte-americanos, organizado em fins do século XIX, que propunha uma nova compreensão das necessidades da infância e questionava a passividade na qual a criança estava condenada pela escola tradicional.
Na corrente pedagógica renovada, também conhecida como Escola Nova, o aluno é o núcleo do aprendizado, no lugar dos mestres e da grade curricular. Este método nasce em contraposição à educação convencional, em fins do século XIX, no continente europeu e nos Estados Unidos.
A Educação existe mesmo onde não há escolas. Nas sociedades primitivas não existiam escolas nem métodos de educação, no entanto já existia educação, cujo objetivo era: “promover o ajustamento da criança ao seu ambiente físico e social por meio da aquisição de experiências de gerações passadas.”
Deste trabalho, é possível inferir que a didática tradicional, centrada na preocupação com o “ensinar”, continua predominando nas práticas pedagógicas do ensino superior, apesar do notável avanço da didática moderna, centrada na preocupação com a “aprendizagem”.
O papel principal da didática seria ajudar a construção do conhecimento, desenvolvendo o processo de interpretação e organização do aluno, não algo como dado, mas sim, desenvolvido cognitivamente.
Comenius adotou o método empírico de explorar o mundo, em contraposição às verdades impostas pelo ensino medieval. Pela experimentação, ele acreditava que todos poderiam vir a enxergar a harmonia do universo sob o caos aparente. “Comênio queria mudar a escola com a didática e a sociedade com a educação”, diz Gasparin.
Moderno (do latim modernus) significa algo que é recente, novo ou do tempo presente. O conceito de moderno aparece no meio do século XIX e constitui-se em uma reação ambígua da cultura à agressão do mundo industrial.
Como é chamado o papagaio em inglês?
Como ser mais firme com as pessoas?
Quanto ganha um enfermeiro anestesista no Brasil?
Como se fala gergelim ou gergelim?
Como se tornar um Empreendedor Individual?
Como se estabelece o processo de comunicação com a pessoa com surdocegueira?
Como funcionam fundos de venture capital?
O que faz estagiário da Defensoria Pública?
O que define a Constituição francesa de 1800?
Como ser um freelancer de criação de conteúdo de web?
Como ser fotógrafo de revista?
O que é controle de estoque de medicamentos?
Como ser estudiosa e inteligente?
Qual o salário de um atleta de natação?
Porque tenho tanta dificuldade de acordar cedo?