A escala é uma forma de representação que mantém as proporções das medidas lineares do objeto representado. Nos desenhos em escala, as medidas lineares do objeto real ou são mantidas, ou então são aumentadas ou reduzidas proporcionalmente.
Escala natural Escala natural é aquela em que o tamanho do desenho técnico é igual ao tamanho real da peça. ... Isso porque o tamanho do desenho técnico é igual ao tamanho real da peça. A relação entre o tamanho do desenho e o tamanho do objeto é de 1:1 (lê-se um por um um por um um por um).
Podemos definir escala como a razão entre a medida linear do desenho e a medida linear correspondente na realidade. As distâncias expressas nos mapas, plantas e maquetes são consideradas representativas, isto é, indicam uma constante de proporcionalidade usada na transformação para a distância real.
Vamos dividir a grandeza total pelo tamanho da área útil do papel: onde 20m corresponde a 20 mm é igual a 40 cm, temos 2000/40= 50 sendo assim usaremos a escala de 1:50. Se nosso objeto fosse de 80 m e a área útil do papel de 40 cm, logo nossa escala seria de 1:200.
Escala de ampliação: Uma escala de 2:1 (lê-se dois para um), sendo o numerador igual a 2 a medida do desenho e o denominador 1 a medida real do objeto, podemos concluir que a cada 2 unidades no desenho equivale a 1 unidade do objeto real, ou seja, o tamanho do desenho foi ampliado duas vezes do tamanho real do objeto ...
Exemplo: Um desenho de uma planta baixa de uma residência representado na escala 1:50, significa que em cada 1 cm no papel equivale a 50 cm na medida real ou 0,5 m (medida real da residência). A medida real da residência será cinqüenta vezes maior que sua representação em planta.
Todos que pretendem criar ou interpretar este tipo de desenho devem ter bons conhecimentos de escalas, padrões e tipos de representação cartográfica. Na arquitetura e engenharia civil, o cálculo de escalas é ainda mais fundamental, uma vez que é praticamente impossível que um objeto seja representado em tamanho real.
A mudança entre o original e o desenho em escala é geralmente representada por dois números separados por dois pontos, como 10:1 (leia-se "dez pra um"). A diferença entre os números da razão representa o fator de redução ou ampliação da imagem. Para uma escala de 10:1, um desenho de 1 inch (2.5 cm) terá 10 inches (25 cm) no mundo real.
Abaixo temos uma escala de 1:100, ou seja, cada 0,02m no papel equivalem a 1m em tamanho real. Desenhos arquitetônicos e de engenharia civil, por definição, utilizam apenas escalas de redução, nunca de aumento, uma vez que todas as formas disponíveis para representação são bem maiores que os desenhos que as contém.
Quando se pretende calcular a escala adequada para um desenho, três pontos chave devem ser considerados. Eles são: dimensões do objeto, dimensões do papel e nível de clareza requerido para o desenho. Vamos supor que representaremos em escala gráfica uma grandeza de 50 metros.
Como restaurar as letras do teclado?
Como são as raízes do Cipreste Italiano?
Como desbloquear contato da caixa de spam Gmail?
Como eu faço para desbloquear a senha da Nota Fiscal Paulista?
Como recuperar dados de um HD criptografado?
Como recuperar cadeiras de plástico encardidas?
Como recuperar arquivos apagados do disco D?
Como recuperar minha conta BB?
Porque o chocolate derretido endurece?
Como recuperar minha conta Rappi?
Como tirar e limpar a ferrugem da panela de ferro velha?
Como resgatar conta do TikTok?
Como renomear arquivos em ordem numérica?
Como renovar RNE permanente vencido?
O que é necessário para renovar o AVCB?
Como apagar todos os seguidores do Instagram de uma vez só?
Como desativar o Windows Defender para sempre?