A escala é uma forma de representação que mantém as proporções das medidas lineares do objeto representado. Nos desenhos em escala, as medidas lineares do objeto real ou são mantidas, ou então são aumentadas ou reduzidas proporcionalmente.
Escala natural Escala natural é aquela em que o tamanho do desenho técnico é igual ao tamanho real da peça. ... Isso porque o tamanho do desenho técnico é igual ao tamanho real da peça. A relação entre o tamanho do desenho e o tamanho do objeto é de 1:1 (lê-se um por um um por um um por um).
Podemos definir escala como a razão entre a medida linear do desenho e a medida linear correspondente na realidade. As distâncias expressas nos mapas, plantas e maquetes são consideradas representativas, isto é, indicam uma constante de proporcionalidade usada na transformação para a distância real.
Vamos dividir a grandeza total pelo tamanho da área útil do papel: onde 20m corresponde a 20 mm é igual a 40 cm, temos 2000/40= 50 sendo assim usaremos a escala de 1:50. Se nosso objeto fosse de 80 m e a área útil do papel de 40 cm, logo nossa escala seria de 1:200.
Escala de ampliação: Uma escala de 2:1 (lê-se dois para um), sendo o numerador igual a 2 a medida do desenho e o denominador 1 a medida real do objeto, podemos concluir que a cada 2 unidades no desenho equivale a 1 unidade do objeto real, ou seja, o tamanho do desenho foi ampliado duas vezes do tamanho real do objeto ...
Exemplo: Um desenho de uma planta baixa de uma residência representado na escala 1:50, significa que em cada 1 cm no papel equivale a 50 cm na medida real ou 0,5 m (medida real da residência). A medida real da residência será cinqüenta vezes maior que sua representação em planta.
Todos que pretendem criar ou interpretar este tipo de desenho devem ter bons conhecimentos de escalas, padrões e tipos de representação cartográfica. Na arquitetura e engenharia civil, o cálculo de escalas é ainda mais fundamental, uma vez que é praticamente impossível que um objeto seja representado em tamanho real.
A mudança entre o original e o desenho em escala é geralmente representada por dois números separados por dois pontos, como 10:1 (leia-se "dez pra um"). A diferença entre os números da razão representa o fator de redução ou ampliação da imagem. Para uma escala de 10:1, um desenho de 1 inch (2.5 cm) terá 10 inches (25 cm) no mundo real.
Abaixo temos uma escala de 1:100, ou seja, cada 0,02m no papel equivalem a 1m em tamanho real. Desenhos arquitetônicos e de engenharia civil, por definição, utilizam apenas escalas de redução, nunca de aumento, uma vez que todas as formas disponíveis para representação são bem maiores que os desenhos que as contém.
Quando se pretende calcular a escala adequada para um desenho, três pontos chave devem ser considerados. Eles são: dimensões do objeto, dimensões do papel e nível de clareza requerido para o desenho. Vamos supor que representaremos em escala gráfica uma grandeza de 50 metros.
Como verificar se o Windows está com problema?
Como pegar a carteira definitiva?
Tem problema comer abacate escuro?
Como testar o adaptador de rede Wi-fi?
Como saber se o celular tem um sensor infravermelho?
Como saber se o abacaxi está estragado depois de cortado?
Como saber se roda Minecraft no PC?
Como saber se o advogado já recebeu o dinheiro do meu processo?
Como saber se o abacate é bom?
Como saber o ano de fabricação de um piano?
Como saber a dureza de um parafuso?
Como aumentar a fase anágena do cabelo?
Como saber minha Lua no mapa astral?