Educação não-sexista: É uma educação que busca promover a igual- dade entre homens e mulheres. ausência do mesmo; elaboração cultural sobre os sexos masculino e feminino.
Nascimento (2014) apresenta a educação sexista como aquela que não apenas distingue homens e mulheres, mas que transformam essas diferenças em desigualdades, que são justificadas como algo estabelecidos biologicamente.
Linguagem gênero-neutra ou de gênero neutro, redação gênero-inclusiva, escrita não sexista, neolinguagem ou linguagem epicena, desgenerizada, desgenerificada ou includente é uma linguagem que evita preconceitos em relação a um sexo ou gênero social específico.
Sendo assim, tanto a escola como a família têm papéis fundamentais para a produção desta equivalência. ... Moraes explica que a escola deve questionar os modelos sociais para contribuir com uma organização mais justa.
Sexismo ou discriminação de gênero é o preconceito ou discriminação baseada no gênero ou sexo de uma pessoa. O sexismo pode afetar qualquer gênero, mas é particularmente documentado como afetando mulheres e meninas.
Teoria que defende a superioridade de um sexo, geralmente o sexo masculino, sobre o outro. 2. Discriminação baseada em critérios sexuais.
A desigualdade de gênero nas escolas é muito marcada, isso se vê nos momentos em que os meninos têm mais atividades esportivas e passam mais tempo nas quadras que as meninas, ou, então, quando meninas com letras não tão legíveis são criticadas e meninos com letras ilegíveis não sofrem tais críticas.
Os comportamentos sexistas são baseados na discriminação de gêneros. Eles são repetidos por homens e mulheres sem que essas pessoas percebam e contribuem para o reforço do sexismo na nossa sociedade. Esses comportamentos podem ser identificados como machismo, femismo ou, até mesmo, transfobia e LGBTQfobia.
O sexismo é um assunto que tem ganhado notoriedade em debates sociais, políticos e econômicos nos últimos anos e as redes sociais têm desempenhado um papel importante na abordagem dessa questão. Embora bastante debatido, seu conceito ainda é um pouco deturpado por aí.
A sociedade em que vivemos é sexista e naturaliza atos de preconceito de gênero. Muitos desses atos são realizados de forma passiva, sem que a pessoa perceba o teor sexista presente nessa ação.
Tanto a educação como a socialização podem ser consideradas sexistas, pois perpetuam alguns valores que excluem ou enaltecem determinado gênero. Para exemplificar, vamos falar sobre a educação escolar.
Quais são as escolas bilíngues para surdos no Brasil?
O que o médico usa para ouvir o coração?
Quem paga os honorários arbitrados?
Quanto é a multa por não identificação do condutor?
Por que a Lua não tem gravidade?
Qual o tamanho do peixe cascudo abacaxi?
É permitido estacionar em faixa amarela?
Qual a principal característica do Condoreirismo?
O que faz um diretor de documentário?
Como colocar linha na coluna Word?
Como se classificam os modos de transporte urbano de passageiros?
Quais os impactos da violência urbana no Brasil?
Quais as características jurídicas da responsabilidade civil objetiva?
Qual a diferença entre inteligência e sabedoria?
Como se cadastrar como conciliador?
Quais são as vantagens da boa gestão de segurança do trabalho?