A estagnação econômica é um longo período sem crescimento ou com crescimento abaixo do seu potencial. Portanto, quando um país fica por um período prolongado sem apresentar o crescimento econômico compatível com o seu potencial e possui baixa produtividade industrial, ele está estagnado.
Dentre os principais motivos listados, estão o envelhecimento da população, os empréstimos bancários das décadas anteriores com colaterais desvalorizados, política monetária contracionista das décadas anteriores, dentre outros.
A principal diferença entre estagnação e recessão econômica é que no segundo caso há uma redução grande do Produto Interno Bruto de um país por dois trimestres consecutivos. Quando isso acontece costuma haver uma diminuição no consumo das famílias, aumentando o desemprego no país e desencadeando uma crise econômica.
Estagnação econômica refere-se a uma situação em que o produto nacional (ou produto per capita) não mantém um nível de crescimento compatível com o potencial econômico de um país, durante um período prolongado, no qual o lento crescimento econômico (tradicionalmente medido em termos de crescimento do PIB) é geralmente ...
De fato, recessão é um declínio do Produto Interno Bruto (PIB) por dois ou mais trimestres consecutivos, já a depressão está relacionada com outros aspectos mais amplos, como níveis de emprego, produção industrial, rendimento real, etc.
Dentre os efeitos da estagnação econômica nas relações raciais e de gênero, pode-se citar: falta de auxílio a essa categoria; contribuição para aumento de disparidades dessas categorias com demais camadas sociais.
Dentre os efeitos da estagnação econômica nas relações raciais e de gênero, pode-se citar: falta de auxílio a essa categoria; contribuição para aumento de disparidades dessas categorias com demais camadas sociais.
A estagnação econômica amplifica ainda mais as divergências sociais que estão presentes na nossa sociedade de modo que muito da desigualdade social está relacionada com questões sociais que tiveram origem na "descoberta" do Brasil em 1500 com a escravidão de índios e negros.
As teorias sobre estagnação econômica surgiram durante a Grande Depressão e são associadas aos primórdios da economia keynesiana e ao professor Alvin Hansen, da Universidade Harvard, que, em 1938, introduziu a ideia de "estagnação secular".
Segundo os economistas keynesianos, a tendência à estagnação é uma das características inerentes ao capitalismo e, para combater essa tendência, o Estado deve intervir na economia, controlando a taxa de juros e incentivando novos investimentos para estimular o crescimento da produção nacional.
A longa estagnação que afecta a economia portuguesa desde o início do século XXI é singular por duas razões. Por um lado, as baixas taxas de crescimento neste período contrastam com o excelente desempenho nos primeiros 15 anos de participação na UE e nas décadas anteriores.
Quais são os 5 princípios da administração pública?
Quem foi o primeiro empreendedor do mundo?
Com quantos dias o gato abre os olhos?
Pode colocar Udemy no currículo?
Porque não pode assobiar no terreiro?
Como mudar a privacidade dos destaques do Facebook?
Qual a marca de refrigerador com mais reclamações?
Como saber se vou receber meu precatório em 2022?
O que quer dizer situação do requerimento cumprido?
Qual o melhor relaxante muscular para fibromialgia?
Como atualizar BIOS pelo prompt de comando?
Como funciona o salário-maternidade pago pela empresa?
Quanto tempo uma pessoa pode ficar com apendicite?
Como acabar com cárie em dente de leite?
Quais são os principais Estados produtores de leite no Brasil?