Doação onerosa, modal ou com encargo: é a doação gravada com algum ônus (art. 553, CC). “O encargo não é uma contraprestação, sendo proporcionalmente muito menos oneroso do que o benefício recebido.
553 do CC, a doação onerosa é a que impõe ao donatário um encargo. Encargo pode ser um dever em benefício do doador, de terceiro ou do interesse geral. ... Entendemos que encargo não pode ser equiparado a uma obrigação. Doação com encargo não se confunde com um contrato bilateral.
Doação com encargo é aquela em que o doador impõe ao donatário uma incumbência em seu benefício, em proveito de terceiro ou do interesse geral. Doação condicional é a que surte efeitos somente a partir da implementação de uma condição, ou seja, é a que depende de uma ação futura e incerta.
Quais são os tipos de doação mais comuns?Apadrinhamento financeiro (projetos sociais específicos) É uma forma diferente de se doar em dinheiro, mas de uma maneira mais direta. ... Parceria em projetos. ... Patrocínio (apoio contínuo) ... Doação de tempo. ... Doação de alimentos, roupas, brinquedos etc.
A doação é um contrato unilateral, pois atribui obrigações apenas para o doador. Quanto aos impostos e encargos derivados da doação, os mesmo não desvirtuam a unilateralidade. A doação é contrato gratuito ou benéfico (não oneroso), pois atribui vantagens apenas para o donatário e encargos para o doador.
31 curiosidades que você vai gostar
Doação pura: É aquela simples, de plena liberalidade, sem nenhum ônus, motivação, condição, encargo etc. É a mais comum. Doação condicional: Fica subordinada a um evento futuro e incerto CC, artigo 121. Ex: Darei uma casa a minha filha quando ela se casar.
Mútuo –empréstimo de bem consumível, a devolução deve ser na mesma qualidade e quantidade. Exemplo: dinheiro. Comodato – empréstimo de bem que não pode ser substituído e deve ser devolvido ao final. ... O mútuo, por sua vez, é empréstimo de coisa fungível, ou seja, consumível ou que podem ser substituídas.
Caracteristicas da doação O contrato de doação deve possuir Naturaza contratual, animus donandi ou seja a intenção de dar, transferência de bens para o patrimônio do donatário, aceitação do donatário e gratuidade.
São elementos essenciais ao ato da doação: - Gratuidade. - Aceitação do benefício por parte do donatário (consentimento). - Transferência de bens ou vantagens do patrimônio do doador ao patrimônio do donatário.
Quanto ganha papelaria personalizada?
Como manter apenas números no Excel?
Onde ver o salário dos servidores públicos?
Quais frutas oferecer ao bebê?
Como faz para concluir a inscrição do Prouni?
Como sair do grupo de WhatsApp educadamente?
Quanto ganha um voluntário da ONU?
Como funciona o sistema Bitcoin?
Como ter acesso ao contracheque pela internet?
Como ter a cidadania canadense?
Estou grávida e quero me afastar pelo INSS?
Como operar na plataforma da ProfitChart?