No documento, cultura corporal é o resultado da tematização de atividades expressivas corporais como os jogos, danças, lutas, exercícios ginásticos, esportes, malabarismos, mímica entre outros.
Dentro do contexto da cultura corporal do movimento estão atribuídas as diferentes manifestações corporais, sendo assim, os esportes, jogos, danças, ginasticas, brincadeiras, lutas e rodas exprimem sentido e significado para quem a produziu.
A Cultura Corporal do Movimento é a junção dos conhecimentos e representações, transfor- madas ao longo do tempo, das práticas corporais que adotam um caráter tanto utilitário, se relacio- nando diretamente à realidade objetiva com suas exigências de sobrevivência, adaptação ao meio, produção de bens, resolução de ...
A cultura corporal de movimento sendo uma prática corporal com seus conteúdos no âmbito escolar, pode contribuir tanto para o desenvolvimento psicomotor como para o desempenho em outras atividades da vida, estimulando sempre, novas habilidades corporais.
Em uma perspectiva “cultural” pode-se considerar que o fenômeno com o qual a Educação Física lida são os diversos exemplares das atividades da cultura corporal (as diversas formas de brincadeira, ginástica, dança, jogo, luta, circo etc.).
A cultura corporal de movimento sendo uma prática corporal com seus conteúdos no âmbito escolar, pode contribuir tanto para o desenvolvimento psicomotor como para o desempenho em outras atividades da vida, estimulando sempre, novas habilidades corporais.
Brincadeiras, danças e cantigas fazem parte daquilo que se convencionou chamar de cultura corporal infantil (WIGGERS, 2005). Como produto cultural de um determinado grupo, e fator distintivo das suas gentes, é possível afirmar que essas práticas corporais constituem-se em um fator de identidade cultural.
Aqui no Rainha, o trabalho com a Cultura Corporal como direito de aprendizagem de todos acontece durante as aulas curriculares de Educação Física do Infantil ao Médio, diversificando processos de ensino e transitando entre manifestações de jogos, esportes, danças, lutas e ginásticas.
De qualquer forma, ele destaca que na hora de procurar emprego, identificar a cultura organizacional – saber o que a companhia valoriza – é um fator que pode ajudar a entender se existe um match entre o candidato e a empresa. Por isso, além de Douglas, o Na Prática conversou com Ryoichi Penna, CEO da Tribo, consultoria em propósito e cultura.
A segunda dica para identificar a cultura organizacional de uma companhia é de Ryoichi: investigue plataformas de avaliação como Glassdoor e LoveMondays. “São super ricos porque as pessoas conseguem ver o que os funcionários falam da empresa de maneira anônima.”
Quais palavras dão ideia de tempo?
Qual a idade mais forte do homem?
Qual o recurso depois do recurso inominado?
Quando a educação passou a ser direito de todos?
O que é doseamento de fármacos?
Em que EP Yamato aparece One Piece?
Como dar a volta por cima depois de uma separação?
É vedado o início das férias no período de dois dias que antecede feriado ou dia de repouso semanal?
Como as pessoas se vestem em Gramado no verão?
O que é assistencia judiciaria?
Por que animais silvestres não devem ser criados em ambientes domésticos?