A crônica é um texto que tem a idade delimitada e narra fatos históricos, seguindo uma ordem cronológica. Geralmente faz uma crítica ou comentário sobre algo que está sendo debatido no momento. ... É um texto mais simples, com o objetivo de apresentar uma única ideia ou uma percepção da realidade.
Crônicas são textos curtos, que abordam o cotidiano de forma bem humorada. Normalmente retratam um acontecimento vivido pelo autor ou suas reflexões sobre o contexto em que está inserido.
Como fazer uma crônica
A crônica é um gênero textual muito presente em jornais, revistas, portais de internet e blogs. Esse tipo de texto se destaca por abordar aspectos do cotidiano. Ou seja, questões comuns do nosso dia a dia.
Depois de escolher o assunto da sua crônica argumentativa, pesquise bastante sobre o assunto, organize as ideias e selecione os argumentos. Uma crônica argumentativa deve ter argumentos. Caso não tenha argumentos consistentes, o que deveria ser uma crônica argumentativa se torna um texto informativo.
Além de escolher um fato ou evento, você deve ter uma opinião sobre o assunto. A crônica não é um texto jornalístico impessoal, que exige que o autor seja imparcial ao transmitir informações. Pelo contrário, ela se “alimenta” de pontos de vista únicos e doses acentuadas de personalidade.
Do latim, a palavra “crônica” (chronica) refere-se a um registro de eventos marcados pelo tempo (cronológico); e do grego (khronos) significa “tempo”. Portanto, elas estão extremamente conectadas ao contexto em que são produzidas, por isso, com o passar do tempo ela perde sua “validade”, ou seja, fica fora do contexto.
Exemplos de crônicas 1 Crônica de Machado de Assis (Gazeta de Notícias, 1889) Quem nunca invejou, não sabe o que é padecer. Eu sou uma lástima. ... 2 A sensível (Clarice Lispector) Foi então que ela atravessou uma crise que nada parecia ter a ver com sua vida: uma crise de profunda piedade. ... 3 O amor e a morte (Carlos Heitor Cony)
Abaixo, algumas dicas para criar a sua: Entenda o que é crônica. A crônica é como uma espécie de contação de causos. Trata-se de um texto curto, que pode ou não ter personagens e que detém uma linguagem mais próxima da do povão. Ela servia para atrair os pouco afeitos à leitura e fazer críticas culturais mordazes, na maioria das vezes.
Como calcular a quantidade de habitantes por quilômetro quadrado?
Como calcular a quantidade de massa corrida?
Como fazer uma análise financeira de um projeto?
Como saber a quantidade de gás que tem no botijão?
Qual a quantidade de macros que devo consumir?
Como se elabora um texto dramático?
Como calcular a quantidade de calorias para ganhar massa muscular?
O que é vocabulário e exemplos?
Qual o número de promoções da Claro?
Qual é a forma de um quadrilátero?
Como baixar o navegador do avast?
Quais os elementos compõem uma análise funcional?
Como identificar o tipo de cobra?
Qual a medida de um traço de massa?
Quando o herdeiro não quer fazer inventário?