A corrente alternada, é uma corrente elétrica cujo sentido varia no tempo, ao contrário da corrente contínua cujo sentido permanece constante ao longo do tempo. A forma de onda usual em um circuito de potência CA é senoidal.
A diferença básica entre as correntes elétricas contínua e alternada é que, enquanto na corrente contínua (CC) os elétrons movem-se em um único sentido, a corrente alternada (CA) possui elétrons que variam sua direção constantemente.
Corrente alternada é uma das formas da corrente elétrica. Nesse tipo de corrente, o sentido de condução das cargas muda rapidamente, fazendo com que os elétrons oscilem em sentidos opostos periodicamente. Ela é largamente empregada na transmissão de energia elétrica e também em motores elétricos.
A forma de onda na Figura 8-4 mostra quatro CICLOS de uma corrente alternada. Um ciclo é a parte de uma forma de onda que não se repete ou não se duplica.
Se os elétrons se movimentam num único sentido, essa corrente é chamada de contínua. Se eles mudam de direção constantemente, estamos falando de uma corrente alternada.
30 curiosidades que você vai gostar
Em muitos dispositivos, o símbolo para indicar corrente contínua é DC (corrente contínua) ou o símbolo de uma linha contínua (-) flanqueada em três linhas mais curtas (---), para a corrente alternada usada em seu lugar CA (corrente alternada) ou o símbolo (~).
No Brasil, a frequência adotada para os circuitos de corrente alternada é 60 Hz. Ou seja, em 1 segundo a onda completa 60 ciclos, com período de 16,67 milissegundos, cada.
A corrente alternada é utilizada na rede de distribuição de energia elétrica e nas tomadas residenciais. Entre os aparelhos que utilizam esse tipo de corrente elétrica para o seu funcionamento, podemos destacar os motores, como os liquidificadores, batedeiras, máquinas de lavar, ventiladores, etc.
O que é corrente alternada (CA)?
Isso acontece porque os elétrons ficam mudando de direção várias vezes no intervalo de um segundo. Com a corrente alternada é possível transmitir e distribuir energia elétrica por longas distâncias com muito menos perdas, sendo mais eficiente que a corrente contínua.
A corrente elétrica que recebemos em nossas residências é do tipo alternada.
A corrente alternada é produzida por meio da oscilação do campo magnético próximo a uma bobina condutora. Dessa maneira, a rotação da bobina (ou de um ímã) induz uma força eletromotriz e produz a CA.
Corrente contínua pulsante
Embora não altere seu sentido as correntes contínuas pulsantes passam periodicamente por variações, não sendo necessariamente constantes entre duas medidas em diferentes intervalos de tempo. ... Esta forma de corrente é geralmente encontrada em circuitos retificadores de corrente alternada.
É comumente encontrada em pilhas e baterias. O gráfico, assim como a forma de onda dessa corrente é um segmento de reta constante.
Os resistores são dispositivos eletrônicos cuja função é a de transformar energia elétrica em energia térmica. Também chamados de resistências, estão presentes em aparelhos como chuveiros, televisores, computadores, aquecedores, ferro de passar roupa, rádios, lâmpadas incandescentes, dentre outros.
No Brasil, atualmente, a frequência padronizada é 60 Hz. Isso é equivalente a dizer que a forma de onda do sinal de tensão, para cada segundo, tem 60 ciclos de uma função seno (senoide) ou cosseno. Em outros países, como Argentina e Paraguai, no Mercosul, é adotado 50 Hz.
O Elo de Corrente Contínua tornou-se necessário porque a energia produzida no setor de 50 Hz de Itaipu não pode se integrar diretamente ao sistema brasileiro, onde a frequência é 60 Hz.
Corrente contínua (CC)
Apresentação dos elementos que compõem um circuito elétrico – resistor, capacitor, indutor e fonte, e os símbolos usados nos esquemas.
É muito mais caro e difícil mudar a tensão da corrente contínua em oposição à corrente alternada, tornando-a uma má escolha para a transmissão de alta tensão da eletricidade. No entanto, para distâncias muito longas, a transmissão HVDC pode ser mais eficiente que a corrente alternada.
Fonte: Prof. Solimar. Em sua maioria, os Multímetros digitais são separados para medir grandezas em corrente contínua (DC ou CC, cujo símbolo é um traço reto reto contínuo e outro paralelo e tracejado) e em corrente alternada (AC ou CA, cujo símbolo é um “til”).
As tomadas de corrente mais utilizadas, possuem corrente nominal de 10A (dez Amperes), porém, a maioria dos equipamentos citados a seguir, possuem corrente nominal superior a 10A (principalmente quando ligados em 110V).
Corrente alternada (CA)
Ela é utilizada principalmente em motores elétricos e na transmissão de eletricidade. A corrente elétrica que chega às nossas residências, disponibilizada nas tomadas, por exemplo é uma corrente elétrica alternada.
Observou-se que o consumo médio de energia elétrica nas residências brasileiras foi de 152,2 kWh/mês, mas há grande variação no país. A região Sul apresentou o maior consumo residencial entre as regiões geográficas brasileiras atingindo o valor de 273,1 kWh/mês no verão e 261,3 kWh/mês no inverno.
Onde fica o quadril para medir?
Quais são as qualidades de peixe?
Como calcular o Vertice de um quadrado?
Qual o objetivo de trabalhar caixa surpresa na educação infantil?
Como é medido o progresso de um projeto?
Qual o objetivo das Diretrizes Curriculares Nacionais para educação especial?
Como são representadas as sequências?
Como medir as partes do corpo?
Como alterar o alinhamento do Word?
Como é uma virginiana em um relacionamento?
O que a BNCC fala sobre o ensino remoto?
Como medir calça com fita métrica?
Onde a logística reversa atua?
Qual o tamanho de um paquímetro?
Como os professores lidam com a diversidade em sala de aula?
Como identificar mangueiras hidráulicas?
Como trabalhar preferências na educação infantil?