A conjuntivite bacteriana é uma infecção da camada externa do olho. A conjuntivite bacteriana pode ocorrer em todos os grupos etários, mas ocorre mais frequentemente em crianças do que em adultos. A conjuntivite bacteriana é muito contagiosa, por isso é importante tomar cuidado para não espalhar a infecção.
A conjuntivite bacteriana costuma ser causada por Staphylococcus aureus, Streptococcus pneumoniae, Haemophilus spp ou, menos comumente, Chlamydia trachomatis. Neisseria gonorrhoeae provoca conjuntivite gonocócica, que geralmente resulta de contato sexual com uma pessoa que tem infecção genital.
A transmissão da conjuntivite se dá por meio do contato direto com o doente ou, indiretamente, pelo contato com objetos contaminados pelo agente infeccioso. O caminho é bastante simples. A secreção decorrente do processo inflamatório nos olhos serve de veículo para transmissão do micróbio.
O tempo de duração da conjuntivite bacteriana é semelhante ao modo viral, de 10 a 14 dias, cessando naturalmente após este período. Resolva a Conjuntivite Bacteriana com um tratamento feito especialmente para você.
Os olhos ficam bem vermelhos e a transmissão se dá pelo contato manual e contaminação de objetos. Se não tratada corretamente, com uso de colírios antibióticos específicos, a conjuntivite bacteriana pode evoluir para uma úlcera de córnea e até para a perda da visão.
28 curiosidades que você vai gostar
O paciente nunca deve se automedicar quando se trata de uma conjuntivite. Isso porque, se essa inflamação não for bem cuidada, há chances de ficarem sequelas, como ceratite, úlcera de córnea e até a perda de visão.
Conjuntivite tóxica
Essa forma da doença também não é contagiosa, entretanto, caso não receba o devido tratamento, pode causar consequências graves a visão. Dentre todas as manifestações, esse é o tipo mais perigoso.
A conjuntivite bacteriana provoca o aparecimento de muco e pus, que pode ser amarelo escuro ou ter cor esverdeada. Também pode provocar dor e lacrimejo; A conjuntivite viral tem uma sintomatologia mais ligeira. O olho não fica tão vermelho e o pus é mais claro e menos abundante.
A conjuntivite viral dura em média 7 dias, que é o tempo que o organismo leva para combater o vírus. Assim, pessoas com um sistema imune mais forte, podem ficar curadas em apenas 5 dias, enquanto os que possuem o sistema imune mais debilitado, como idosos ou crianças, podem demorar até 12 dias para ficar curados.
Quanto tempo demora para a conjuntivite sumir? Normalmente, o quadro dura entre 7 e 15 dias. Quais são os tipos de conjuntivite? Ela pode ser alérgica, quando é provocada por agentes irritantes como fumaça, poluição ou cloro de piscina, ou infecciosa (viral e bacteriana).
A conjuntivite é a inflamação ou irritação da conjuntiva, a membrana transparente que reveste o globo ocular e a parte interna das pálpebras. Essa condição pode acontecer por diversas razões como bactérias, vírus, agentes tóxicos ou até mesmo alergias.
Os primeiros sintomas da conjuntivite costumam ser ardência, lacrimejamento, sensação de areia nos olhos e “colamento” das pálpebras ao acordar. Em pouco tempo, os olhos tornam-se vermelhos e uma secreção purulenta pode surgir (excesso de remela), principalmente na forma bacteriana.
Esfregue a região próxima aos olhos.
No entanto, passar os dedos no rosto deixa os olhos vermelhos e pouco injetados — justamente o efeito que deseja alcançar. Para deixá-los protegidos durante esse processo, estimule as córneas indiretamente. Não esfregue os dedos diretamente sobre o globo ocular e as pálpebras.
A conjuntivite bacteriana é muito contagiosa, por isso é importante tomar cuidado para não espalhar a infecção. Os principais sintomas são vermelhidão do olho, secreção ocular espessa, sensação de ardor, coceira e dor no olho afetado. As pálpebras podem ficar inchadas e pegajosas.
Conjuntivite: 5 dicas para prevenirNão entre em contato com pessoas com suspeita do quadro.Lave bem as mãos antes de tocar nos olhos.Evite coçar a região para prevenir a conjuntivite.Tenha cautela com ambientes públicos.Não compartilhe objetos de uso pessoal.
Compressa fria. A compressa fria é uma boa opção para diminuir o inchaço da pálpebra, a dor e o desconforto causados por qualquer tipo de conjuntivite.
Tratamento. Não existe tratamento específico para conjuntivite viral. Para diminuir os sintomas e o desconforto pode-se utilizar soro fisiológico gelado e compressas sobre as pálpebras, limpar os olhos com frequência, ou ainda, usar colírios lubrificantes e lágrimas artificiais.
Devido à produção de remelas, a conjuntivite bacteriana tem maiores chances de afetar ambos os olhos, já que é mais fácil transportar as secreções para o outro olho. Entenda melhor como identificar a conjuntivite bacteriana e como tratar.
A conjuntivite viral é um tipo muito comum de conjuntivite e é altamente contagiosa, o vírus causador pode ser transmitido através da saliva, secreções respiratórias além da própria lágrima e que entram em contato direto com os olhos.
De acordo com o oftalmologista Arnaldo Gesuele, existem três tipos de conjuntivite: bacteriana, viral e alérgica. A conjuntivite viral é a mais comum e também mais branda de todas. Geralmente é tratada com o uso de colírios lubrificantes ou anti-inflamatórios, tendo sua cura em cerca de três dias.
A conjuntivite crônica é aquela que persiste por mais de 4 semanas, podendo ser de causa infecciosa (bacteriana ou viral) ou alérgica. Na maioria das vezes, o diagnóstico é clínico e o tratamento deve ser específico dependendo da causa.
Com o surto de conjuntivite, inflamação da mucosa que reveste o globo ocular, especialistas alerta que se não tratada corretamente, com uso de colírios antibióticos específicos, a viral e a do tipo bacteriana podem evoluir para uma doença mais grave, úlcera de córnea e até para a perda da visão.
Na conjuntivite papilar gigante observa-se uma reação papilar do tarso superior, com formação de papilas, com ou sem inflamação da córnea, que levam o paciente a desenvolver diferentes graus de intolerância ao uso das lentes, alegando aumento de sua mobilidade, coceira, fotofobia, ardor, secreção branca, queda da visão ...
A conjuntivite viral é uma inflamação do olho causada por vírus, como o adenovírus ou o herpes, que causam sintomas como intenso desconforto nos olhos, vermelhidão, coceira e produção excessiva de lágrimas.
Tente levantar e acordar seus pais de madrugada para dizer que não está se sentindo bem. Se estiver fingindo um problema no estômago, diga que acabou de vomitar (e coloque um pouco de vômito falso no vaso sanitário). Force um choro (se puder) para parecer realmente doente. Tente ser realista!
Qual a melhor planta para ambiente fechado?
Precisa de receita médica para comprar Sibutramina?
Onde assistir o mundo perdido?
Como motivar o aluno nas aulas remotas?
O que pode substituir a coqueteleira?
Onde foi criado o baixo elétrico?
Quando surgiu o capitalismo financeiro ou monopolista?
Como foi criado o Código de Ética?
Quem fundou o Estado de Sergipe?
Como surgiu o armário cápsula?
O que fazer quando o filho não quer estudar nem trabalhar?
Onde surgiu o filé à parmegiana?
Quando surgiu o cavalo no Brasil?
Quem fundou a empresa Bauducco?
O que é e quando surgiu o comércio eletrônico?
Qual é a origem do uso de chapéu?
Que momento histórico da Grécia a lenda do Minotauro está inserida?