Teoria Interacionista do Desenvolvimento As teorias interacionistas do desenvolvimento apoiam-se na idéia de interação entre o organismo e o meio. A aquisição do conhecimento é entendida como um processo de construção contínua do ser humano em sua relação com o meio. Organismo e meio exercem ação recíproca.
A abordagem sócio - interacionista concebe a aprendizagem como um fenômeno que se realiza na interação com o outro. A aprendizagem acontece por meio da internalização, a partir de um processo anterior, de troca, que possui uma dimensão coletiva.
A concepção Interacionista de desenvolvimento apoia-se na ideia de interação entre organismo e meio e vê a aquisição de conhecimento como um processo construído pelo indivíduo durante toda a sua vida, não estando pronto ao nascer nem sendo adquirido passivamente graças às pressões do meio.
O interacionismo considera que os elementos biológicos e sociais não podem ser dissociados e exercem influência mútua. O construtivismo refere-se mais aos aspectos lógicos da aprendizagem, em constante interação com questões que mobilizam o pensar. ...
Inatismo é uma ideologia filosófica que acredita ser o conhecimento de um indivíduo uma característica inata, ou seja, que nasce com ele. Nesta teoria, a ideia do conhecimento desenvolvido a partir das aprendizagens e experiências individuais de cada pessoa é desacreditado.
Interacionismo é a interação entre o indivíduo e a cultura, onde, para "Vygotsky", é fundamental que o indivíduo se insira em determinado meio cultural para que aconteçam mudanças no seu desenvolvimento.
O principal teórico desta vertente educacional é o psicólogo Jean Piaget. A metodologia interacionista defende que fatores orgânicos e ambientais exercem influência no processo de desenvolvimento dos seres humanos, inclusive em sua formação educacional.
Na teoria sociointeracionista de Lev Semenovich Vigostky, um princípio básico a ser considerado é o de que a aprendizagem propulsiona o desenvolvimento. A sua teoria dá ênfase às relações interativas e aos processos de mediação que vão resultar na aprendizagem, além do processo dinâmico entre os sujeitos.
A aprendizagem acontece por meio da internalização, a partir de um processo anterior, de troca, que possui uma dimensão coletiva. Segundo Vigotsky, a aprendizagem deflagra vários processos internos de desenvolvimento mental, que tomam corpo somente quando o sujeito interage com objetos e sujeitos em cooperação.
Dentre as teorias interacionistas destacam-se: a Teoria Interacionista Piagetiana e a Teoria Sócio interacionista de Vygotsky. O objetivo desse trabalho é apresentar, através de uma pequena síntese, os principais enfoques das teorias dos mais importantes representantes do Interacionismo: Piaget e Vygotsky.
Naturalmente, a palavra interacionismo originou-se de interação. De acordo com Morato (2004), o interacionismo, no âmbito da linguística, marcou a metade do século XX como uma reação das posições teóricas externalistas contra o psicologismo que impregnava a ciência da linguagem naquela época.
De acordo com sua teoria, a aprendizagem promove o despertar de processos internos de desenvolvimento que não ocorreriam senão por meio das interações estabelecidas com o meio externo ao longo da vida.
Quais são os tipos de demonstração de amor?
Quanto o Ethereum pode valer no futuro?
Como gerar boleto no idCorreios?
Qual é a função sintática do pronome se na frase?
É possível retificar a forma de tributação na DCTF?
Como saber se é fungo ou alergia?
Qual cor de luz espanta mosquito?
O que é preciso para ser Tarologa?
Quantas latas de cerveja vem em uma caixa?
Como descartar a caixa de Perfuro-cortante?
Quais foram os três grandes marcos da genética?
Como que começa o câncer de pele?
O que é necessário para um projeto?
Qual a cor preferida de Iemanjá?