Para Webster e Wind (apud KOTLER, 2011), a compra organizacional é o processo de tomada de decisão em que organizações formais estabelecem a necessidade de comprar produtos e serviços e identificar, avaliar e escolher entre marcas e fornecedores alternativos.
O consumidor organizacional se refere a empresas que irão comprar de outras empresas. São os chamados mercados B2B (Business to Business).
Ele é formado por iniciadores, usuários, influenciadores, decisores, aprovadores, compradores e filtros internos.
Processo de compra organizacional
Kotler e Keller (2006) dizem que as organizações passam basicamente por três tipos de situações de compra, que são: recompra simples, recompra modificada e nova tarefa.
Essa é a forma que o cliente escolhe produtos, compra, utiliza e descarta. Ou seja, é o conjunto de hábitos e costumes que determinam as necessidades e os desejos de consumo.
Tipos de Consumidores e Comportamento de Compra: Conheça Todos. Os principais tipos de consumidores são o iniciador (que dá a ideia de compra), o influenciador (que a recomenda), o decisor (que é quem bate o martelo para que ela aconteça), o comprador (que a efetiva) e o usuário (que se beneficia dela).
Os Fatores Individuais do Comprador são compostos por dois tipos específicos: 1 – Mecanismos psicológicos do indivíduo (motivação, percepção, aprendizagem, processo cognitivo); 2 – Fatores comportamentais (características de compras passadas, risco percebido, hábitos de comunicação).
Se você quer descobrir quais são os fatores que influenciam o comportamento de compra do consumidor, confira nossa lista!
3- Comportamento de compra habitual Existe pouco envolvimento emocional e poucas diferenças entre as marcas. Nesses casos, o processo de decisão do consumidor segue a sequência normal de crenças, atitude e decisão. E como não há um grande esforço nem pesquisa na hora da compra, cria-se um hábito.