O átomo de carbono é considerado especial pela sua capacidade em formar ligações com outros átomos e dar origem a longas cadeias carbônicas. Tudo se deve à tetravalência do carbono, ele pode se unir formando quatro ligações, sendo que os átomos participantes podem ser de carbono ou de outros elementos.
É possível fazer isso através de dois modos. Veja cada um deles: Fórmula estrutural condensada: a primeira forma de simplificar uma cadeia carbônica é utilizar índices, isto é, números que indicam a quantidade de átomos de hidrogênio que se ligam ao carbono.
Classificação das cadeias carbônicas
As cadeias carbônicas são constituídas pelas ligações entre os átomos de carbono e hidrogênio, também chamados de hidrocarbonetos. Estruturas de estudo da química orgânica, essas cadeias são complexas também podem incluir outros elementos químicos, formando uma infinidade de compostos orgânicos.
Quando você vai montar a cadeia pode fazer a numeração a partir de qualquer ponta. Uma vez colocada a dupla ligação, os outros carbonos estão ligados por ligação simples. Para indicar a presença de mais de uma dupla ou tripla ligação temos os prefixos, DI, TRI, TETRA, etc...
Nesse tipo de cadeia, os átomos de carbono se ligam e deixam as extremidades livres.
Cadeia carbônica é o conjunto de átomos de carbono e de heteroátomos que compõem as moléculas orgânicas. ... Os átomos de carbono têm a propriedade de se unir formando cadeias carbônicas. Essas cadeias podem ter além de átomos de carbono, átomos de outros elementos ligados.
No estudo compostos orgânicos, átomos que não são de carbono nem de hidrogênio e se encontram entre dois ou mais átomos de carbono, isto é, integram a cadeia carbônica, são denominados heteroátomos.
Cadeia carbônica é o conjunto de átomos de carbono e de heteroátomos que compõem as moléculas orgânicas. Elas se classificam de acordo com vários critérios, e um deles é o que se refere às funções orgânicas, vejamos: Os átomos de carbono têm a propriedade de se unir formando cadeias carbônicas.
As cadeias carbônicas abertas podem ser classificadas de três diferentes formas: Quanto ao número de extremidades livres. Quanto ao tipo de ligação entre os carbonos. Quanto à presença de heteroátomos.
São as cadeias que têm pelo menos dois átomos de carbono unidos por uma dupla a uma tripla ligação. Nessa ligação, o carbono é denominado insaturado. 2. Cadeias fechadas. As cadeias fechadas ou cíclicas ligam-se entre si e formam um ciclo. Elas podem ser aromáticas ou alicíclicas. Se forem alicíclicas, são classificadas ainda como homocíclicas, ...
Os critérios para classificar as cadeias carbônicas são: 1 Fechamento ou não da cadeia 2 Tipos de átomos, com a presença ou não de heteroátomos (átomos que não são de carbono ou hidrogênio) 3 Organização dos átomos da cadeia 4 Ligações estabelecidas entre os átomos More ...
Em uma cadeia saturada todos os átomos de carbono estabelecem somente ligações simples. Cadeias fechadas insaturadas: Na cadeia insaturada existem ligações duplas entre os átomos. 3. Cadeias Mistas. Nas cadeias mistas, os carbonos se ligam entre si e, como ocorre com as fechadas, também formam um ciclo na cadeia.
2- Cadeia heterogênea: nesse caso há algum heteroátomo entre os carbonos, que normalmente são o oxigênio (O), o nitrogênio (N), o fósforo (P) e o enxofre (S). Exemplos:
Qual é o masculino de socialite?
Qual a forma correta de escrever Sub-humano?
Como compartilhar uma pasta entre 2 PCs?
Como colocar o símbolo de média no Excel?
Quais os conteúdos estudados no 2 ano do ensino médio?
O que é uma pesquisa semi estruturada?
Como o multiculturalismo se apresenta na escola?
Como a Terra congelou em Snowpiercer?
Onde são organizados os movimentos voluntários?
Como o mundo contemporâneo enxerga a concepção de ser humano?
O que significa correlação genética?
Porque ocorre a formação de solos cinzentos em ambiente anaeróbico?
Como elevar um número ao quadrado no AutoCAD?
O que aconteceu com o mundo no filme A Estrada?
Como o Liceu também ficou conhecido e qual foi o motivo desse outro nome *?