Os diuréticos são medicamentos que aumentam a eliminação do sódio (sal) e água através da urina. Desta forma, atuam previamente estimulando a excreção de íons sódio (Na+), cloro (Cl-) ou bicarbonato (HCO3-), que são os principais eletrólitos presentes no fluído extracelular.
Estes diuréticos têm como mecanismo de ação a inibição da reabsorção de sódio na porção inicial do túbulo contornado distal do rim, aumentando a sua excreção, assim como a excreção de cloretos e, em menor escala, de potássio e magnésio, que levam consequentemente à eliminação de água.
Diuréticos são substâncias que elevam a taxa do débito e volume urinário, aumentando a excreção de sódio(Na+) e Cloreto(Cl-), através de uma ação sobre os Rins. O efeito primário consiste em diminuir a reabsorção de Na+ e de Cl- do filtrado, sendo o aumento da perda de água secundário à excreção aumentada de NaCl.
Os diuréticos também podem provocar intolerância à glicose, aumentar o risco do aparecimento do diabetes melito, além de promover aumento de triglicérides, efeitos esses, em geral, dependentes da dose.
Saiba 15 situações que podem te deixar com sensação de inchaço e como prevenir. Diuréticos são fármacos que atuam nos rins e tem como objetivo aumentar a excreção urinária e juntamente a perda aumentada de sódio e potássio.
Diuréticos de alça: atuam na alça de Henle, porção ascendente. Os diuréticos de alça removem uma grande quantidade de sódio dos rins, produzem o aumento do fluxo urinário e são mais poderosos do que os tiazídicos.
Efeitos secundários diuréticos
A furosemida é conhecida por sua ação nos túbulos renais, em especial na alça ascendente de Henle, daí ser denominada de “diurético de alça” (BRENNER, 1996). O aumento do volume urinário se dá como decorrência da menor reabsorção tubular de sódio, já que este eletrólito é bastante reabsorvido neste segmento tubular.
Classe dos Inibidores da Anidrase Carbônica Atuam no túbulo proximal sob a enzima anidrase carbônica, inibindo a reabsorção de bicarbonato de sódio (NaHCO3) e a secreção de ácido. Dessa forma, pelo aumento de eliminação de bicarbonato, aumentam o pH urinário e podem gerar acidose metabólica.
A Furosemida, Hidroclorotiazida ou Espironolactona são exemplos de remédios diuréticos, que servem para o tratamento de problemas como pressão alta, insuficiência cardíaca e inchaços nos tornozelos, pés e pernas, causados por alterações no funcionamento do coração ou doenças no fígado ou rins, por exemplo. Existem diferentes tipos ...
Existem 3 grandes grupos de medicamentos diuréticos: diuréticos de alça, tiazídicos e poupadores de potássio. Furosemida (Lasix®). Bumetanida (Burinax®). Torasemida. Hidroclorotiazida (Drenol®). Clortalidona (Higroton®, Hygroton®).
Indicações terapêuticas: Geralmente, os diuréticos desta classe são indicados para reduzir a pressão arterial e para o tratamento crônico de edemas associados a insuficiência cardíaca congestiva, cirrose hepática e doença renal.
São medicamentos que atuam no funcionamento dos rins, ... Entre os efeitos colaterais decorrentes do uso de diuréticos, destacamos: perda de potássio (que pode causar câimbras, perda de apetite, náuseas e vômitos), tontura, desidratação e diminuição do volume sanguíneo.
Quem são as igrejas neopentecostais?
O que são instrumentos musicais e como são classificados?
Quem não pode participar de leilão?
Para que serve o filtro de osmose?
O que significa as flores recebidas pelos atletas no pódio?
Como usar o limite de crediário do Banco do Brasil?
O que é um comportamento assertivo?
Quais os benefícios do refrigerante diet?
O que são os jogos na Educação Física?
Como se chama filme de terror em inglês?
É possível reduzir a comissão?
Como é chamado o ensino médio?
Como o planejamento estratégico impacta as contratações públicas?
Qual a preparação para fazer exame hormonal?
Como curar machucado de depilação?
Quais foram os quatro elementos fundamentais para a formação do universo de acordo com Aristóteles?