O que é uma ação de adjudicação compulsória?

Pergunta de Vera Gabriela de Esteves em 27-05-2022
(34 votos)

Adjudicação compulsória é uma ação que visa o registro de um imóvel, para o qual não se tem a documentação correta exigida em lei. Utilizando-se dessa ação, o proprietário do imóvel pode obter a chamada Carta de Adjudicação, pela qual um juiz determina que se proceda ao registro junto ao Registro de Imóveis.

Qual o valor da causa em ação de adjudicação compulsória?

O valor atribuído à ação de adjudicação compulsória corresponde ao preço do imóvel constante no contrato. Inteligência do artigo 292 , inciso II , do CPC . Entendimento consolidado do STJ.


Qual a diferença entre usucapião é adjudicação compulsória?

Ação de usucapião é mais demorada e burocrática. Entretanto, é necessário comprovar apenas a existência de área usucapível, a vontade de ser dono e o lapso temporal transcorrido; A ação de adjudicação compulsória é mais rápida. Todavia, é necessário comprovar a aquisição do bem imóvel.

Para que serve a adjudicação?

A ação de adjudicação compulsória é voltada a executar a transferência obrigatória de um bem imóvel, desde que cumpridas certas condições. Na sentença da ação, é obtida a carta de adjudicação, que substitui a lavratura de uma escritura definitiva do bem em questão.

O que é adjudicação do imóvel?

A adjudicação é um ato judicial, dentro da expropriação de bens, que tem como objetivo transferir a posse de um bem de um devedor a um credor, dentro de uma execução de dívida. Com a adjudicação, a dívida é quitada a partir da transferência do bem.

Adjudicação compulsória: Entenda essa ação na prática?


42 curiosidades que você vai gostar

Quando cabe adjudicação de imóvel?

A ação de adjudicação compulsória é cabível sempre que houver uma recusa ou impedimento pessoal para que se faça uma escritura de compra e venda, permitindo o registro da operação no Registro de Imóveis.

Quando ocorre a adjudicação?

A adjudicação ocorre quando há um ato de expropriação executiva em que o bem penhorado é transferido para o credor ou outros legitimados. É através dessa ação que se concede a posse e a propriedade de determinado bem a alguém.

O que acontece depois da adjudicação?

Com a adjudicação, a dívida é quitada a partir da transferência do bem. Para facilitar a quitação de uma dívida numa execução judicial, o credor tem como opção obter bens penhorados do devedor para satisfazê-la.

O que acontece depois que a pessoa assina a carta de adjudicação?

Uma vez assinada, a carta de adjudicação substitui a escritura pública, devendo ser encaminhada para o cartório de registro de imóveis competente. De acordo com o artigo 877 §1o do CPC, a adjudicação será considerada finalizada com o auto lavrado e assinado no Cartório de Notas.



Outras questões

O que é probabilidade independente?

Como é que toma o Complexo B?

Quem semeia pouco pouco também?

Qual é a deusa de Áries?

Quais são os tipos de chaves seccionadoras?

Pode fazer lavagem nasal em bebê de 1 mês?

Quem determinou que a pressão diminui com o aumento da altitude?

Quais são os tipos de vidro?

Como está funcionando a Justiça do Trabalho?

O que quer dizer superior a 25 UI ml?

O que o alho pode causar?

Quantos faraós o Egito teve?

O que acontece se eu tomar um antidepressivo?

São exemplos de verbos defectivos precaver?

Pode dar Mucilon bebê de 8 meses?

Como ficar morena?

É crime ameaçar de morte?

Quando a função é contínua é descontínua?

Para que serve a calculadora e qual a sua importância?

Qual a maior concorrente da Binance?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com