Um texto subjetivo é aquele que expressa uma visão pessoal do autor sobre um determinado tema. Nele o autor pode fazer uso de qualquer tipo de linguagem figurada para expor suas ideias, o texto pode conter metáforas, metonímias, sinestesia etc.
Entende-se por subjetivo aquele texto que expressa a visão pessoal do autor a respeito de algum assunto. Assim, o autor recorre, por exemplo, às metáforas, às metonímias ou a qualquer outro tipo de linguagem figurada para expor suas idéias.
No dia a dia, produzimos diversas descrições subjetivas, quando, por exemplo, explicamos o gosto de uma comida de que gostamos muito: “Esse sanduíche é um aconchego para minha barriga!” O uso da primeira pessoa do singular, representado pelo pronome “eu”, é comum em textos cujas descrições tendem a ser subjetivas.
Na dissertação subjetiva, o autor do texto o escreve na primeira pessoa. Dessa forma, fica explícito e evidente que as ideias e opiniões apresentadas ao longo do texto refletem o ponto de vista do autor.
Objetividade e subjetividade são palavras antônimas, ou seja, ambas significam o oposto da outra. Enquanto que a subjetividade se refere ao relativo e baseado na interpretação pessoa, a objetividade representa a ideia do que é rápido, direto e prático.
32 curiosidades que você vai gostar
Um texto objetivo é aquele que vai direto ao assunto, sem rodeios ou desvios. Vocês devem ter muita atenção, pois a falta de objetividade pode parecer fuga do tema. O examinador quer ler um texto compreensível, com expressões precisas e específicas sobre o assunto, e sem divagações.
Objetiva – a realidade é tratada como ela é. Subjetiva – a realidade é representada de acordo com os sentimentos e a emoção. Para entender bem esses dois conceitos, observe os exemplos abaixo: “O rapaz era branco, de olhos verdes, muito animado e conversador.
Dicas de como trabalhar com uma proposta assim1 – Jamais ignore os textos motivadores, pois, muitas vezes, eles vão lhe salvar. ... 2 – Entenda que a subjetividade contida na proposta é apenas a maneira que a banca escolheu para expor o tema, mas você, produtor do texto, não pode fazer uso dela.
Os temas subjetivos são aqueles que voltam para o ser humano: amor, amizade, ciúmes, sentido da vida, questões indígenas, procedimentos políticos de fomento à cultura, à saúde etc.
Reportagens, biografias, listas de compras, relatos históricos ou sobre viagens, anúncios de classificados e currículos são alguns exemplos de textos descritivos, que possuem características bem diferentes dos demais tipos textuais (narração, descrição, injunção e argumentação).
Descrição Objetiva
A descrição objetiva transmite de forma imparcial as características de algo, se limita aos fatos da forma mais objetiva possível. Exemplo de descrição objetiva: "A cidade é pequena e pacata. Lá todas as pessoas se conhecem.
Quando falamos que uma pessoa está sendo subjetiva, estamos dizendo que ela está manifestando a sua opinião sobre determinado assunto. Dessa forma, ela não está se atendo aos fatos, optando por não adotar uma postura imparcial e objetiva.
Algumas características que podem ser pontuadas sobre esse tipo de texto são: ... Objetivo de apresentar detalhes suficientes sobre o objeto descrito para que o leitor do texto consiga visualizá-lo, sem que seja necessário ver ou conhecer tal objeto.
Diferenças entre texto objetivo e subjetivo
Um texto subjetivo revela a interioridade de quem o escreveu. Pelo que foi explicado no ponto anterior, podemos afirmar que textos objetivos são aqueles que se referem à realidade como ela é.
Para entender a diferença entre um tema objetivo e um tema subjetivo, faz-se necessário, antes, relembrar que há mais de uma forma de usar as palavras: no sentido real ou no sentido figurado. Essa diferenciação não se faz apenas no uso da linguagem escrita ou falada, mas também ao se fazer uso de outras linguagens.
Para elaborar uma redação com um tema abstrato, a primeira coisa a se fazer é uma boa leitura da frase-tema e, depois, dos textos motivadores. A dica é da Barbara Benedito, professora de Língua Portuguesa da Escola Vereda, e do Gustavo, professor e coordenador de Língua Portuguesa do Colégio Mater Amabilis.
Instruções para interpretação da propostaLeia atentamente as instruções;Faça uma leitura atenta dos textos motivadores, você pode destacar algumas informações importantes;Leia com atenção a Proposta de Redação e destaque as palavras-chave do enunciado-tema;
Quando julgamos observado apenas aquilo que pensamos ou achamos, estamos emitindo uma opinião. Já a impressão é o efeito que isso afeta nossos sentidos e sentimentos. A argumentação subjetiva tem caráter literário, utiliza linguagem conotativa e particulariza a ideia, já que tem como base as experiências do autor.
7 dicas de sucesso para começar uma redação1 Estude temas gerais. ... 2 Tenha atenção ao português e às normas gramaticais. ... 3 Escreva seu rascunho já com os argumentos que utilizará na redação. ... 4 Use estatísticas, caso saiba alguma. ... 5 Não use gírias ou clichês. ... 6 Faça indagações sobre o problema proposto. ... 7 Seja objetivo.
Aí entra o uso de citações, dados estatísticos, enfim, repertório em geral. Neste momento, bons conhecimentos filosóficos podem fazer a diferença. Mas, para usar a filosofia na redação do ENEM, não basta decorar frases: é preciso entender os conceitos da disciplina.
adjetivo De modo objetivo; que se apresenta de maneira direta e concreta: sempre se expressou objetivamente. Etimologia (origem da palavra objetivamente).
adjetivo Que se expressa com clareza; sem rodeios; direto. Que age com rapidez; que não perde tempo com distrações.
Evite períodos muito extensos e não seja prolixo.
Antes de entendermos por que razão o período extenso compromete a clareza do texto, façamos uma breve revisão do que é frase, oração e período. Frase é todo enunciado de sentido completo. Assim, a palavra “Silêncio”, em um consultório médico, já constitui uma frase.
10 regras de ouro para escrever um texto com clarezaSaiba do que está falando. ... Use frases curtas. ... Cuide da pontuação. ... Prefira a ordem direta. ... Torne suas ideias palpáveis. ... Evite abreviaturas e siglas obscuras. ... Procure não repetir ideias. ... Deixe as emoções de fora.
Como ser objetivo ao falar? Entenda!Saiba o que vai dizer. Antes de decidir se pronunciar, saiba o que vai falar. ... Tenha domínio sobre o assunto. Não dá para falar com confiança e clareza de algo que não dominamos. ... Roteirize o assunto. ... Não repita argumentos. ... Menos é mais. ... Objetividade é a chave do sucesso.
Como fazer a diluição do ácido peracético?
Como preparar uma aula para maternal?
Como acertar na apresentação de slides?
O que é necessário para fazer um churrasco para 20 pessoas?
Como prepara uma solução de NaOH?
O que fazer para definir o corpo rápido?
Como retirar o rendimento do FGTS?
Como reclamar no Mercado Livre por telefone?
O que é uma pessoa picareta tem?
Qual é o E-mail da Ouvidoria da NET?
Como receber pagamento online parcelado?
Como se escreve números cardinais em espanhol?
Como receber auxílio maternidade 2021?
Como que se escreve a palavra peço?
Como reclamar do sinal da Vivo?