No momento da comunicação, recomenda-se usar a ordem direta das palavras: sujeito + verbo + complemento (+ adjunto adverbial). No entanto é comum a inversão dos termos. O sujeito, por exemplo, pode surgir após o verbo (sujeito deslocado).
A ordem direta – sujeito, verbo, complementos – é a preferida da clareza. Ela evita erros comuns ao ritmo apressado do trabalho. Com um cuidado: mesmo deslocados, sujeito e objeto não se isolam: Maria comprou uma bolsa na liquidação (ordem direta). ...
Elementos deslocados
Um mito criado para o tema pontuação é que devemos separar os termos deslocados da oração. Quando se fala de termos deslocados, quer-se dizer que alguns termos têm uma posição definida na sequência da oração, que chamamos de ordem direta.
O sujeito composto é aquele que apresenta mais de um núcleo, diferentemente do sujeito simples, que apresenta somente um. Na prática, podemos ver no seguinte exemplo: “Maria e Joana vão à festa”. Aqui, os sujeitos são “Maria” e “Joana”, cujos núcleos são “Maria” e “Joana”.
São exemplos desse tipo de estrutura: É necessário... Quando ocorre esse tipo de construção, o sujeito da oração aparece em posição final, exigindo as seguintes características para a oração: a concordância em gênero e número entre o predicativo do sujeito (necessário, adequado, claro, obrigatório e etc.)
28 curiosidades que você vai gostar
Necessário ou Necessária
Exemplo: “É necessário paciência” ou “É necessário dormir cedo”. No entanto, caso haja a presença de um artigo ou pronome feminino na sentença, a palavra é alterada para necessária. Exemplo: “É necessária a amizade entre os povos” ou “É necessária a instalação de uma nova tomada”.
Quando há a presença de um artigo definido ou de outro elemento que determine o substantivo, é obrigatório que haja concordância em gênero e número entre esse substantivo e o adjetivo necessário. Podem assim ser usadas as expressões: é necessário, é necessária, são necessários e são necessárias.
Sujeito simples é aquele que possui um único núcleo. Já o sujeito composto apresenta dois ou mais núcleos. O sujeito é considerado um termo essencial da oração.
Sujeito composto é aquele que apresenta mais do que um núcleo do sujeito, que é o termo mais importante. Exemplos: A Ana e a Bia vão à festa (sujeitos: “a Ana” e “a Bia”, cujos núcleos são “Ana” e “Bia”).
Quais são os principais valores paralímpicos?
Quais são os tipos de choques elétricos?
Quantos dias a Covid fica no corpo?
Por que o leite é uma mistura?
Como limpar o cache da TV Samsung?
Como saber a quem o pronome se refere?
Quando o Sanji usa a perna de fogo?
Qual foi a luta mais cara do UFC?
Qual hormônio causa queda de cabelo na mulher?
Como pintar uma placa de alumínio?