Os solos residuais são aqueles que permanecem no local da rocha de origem (rocha-mãe), observando-se uma gradual transição da superfície até a rocha. Para que ocorram os solos residuais, é necessário que a velocidade de decomposição da rocha seja maior que a velocidade de remoção pelos agentes externos.
1) Solos residuais, ou sedentários, ou eluviais: são aqueles que permanecem no local de sua formação, sobre a rocha de origem. ... Sedimentares: são solos cujas partículas são transportadas pela água e se sedimentam quando a velocidade desta diminui o coeficiente para tanto.
Entende-se por solo residual ao material derivado dos processos de alteração e decomposição in situ de maciços rochosos, que não tem sido transportado do seu local original.
Solo Residual Maduro: camada superficial de solo; perdeu toda a estrutura original da rocha mãe e tornou-se relativamente homogêneo. Solo Residual Jovem (saprolito): solo que mantém a estrutura original da rocha mãe, inclusive fissuras e xistosidade, mas perdeu a consistência da rocha.
Os solos Coluviais são aqueles cujo agente transportador é a gravidade, que faz cair massas de solo e rochas ao longo dos taludes. Também são conhecidos por depósitos de talus. Ocorrem via de regra ao pé de escavações e encostas.
16 curiosidades que você vai gostar
Eluviais: quando os solos se formam por rochas encontradas no mesmo local da formação, ou seja, quando a rocha que se decompôs e se alterou para a formação do solo se encontra no mesmo local do solo; 2. Aluviais: quando os solos foram formados por rochas localizadas em outros lugares.
SOLOS ALUVIONARES são Solos cujo o agente de transporte é a água, os solos sedimentares. A sua textura depende da velocidade de transporte da água. Podem ser classificados como de origem PLUVIAL, FLUVIAL ou DELTAICO.
Solos sedimentares ou transportados– são os que sofrem a ação de agentes transportadores, podendo ser aluvionares (quando transportados pela água), eólicos (vento), coluvionares (gravidade) e glaciares (geleiras).
Classificação genética geral
A classificação genética dos solos pode ser quanto a sua origem, conforme apresentado ante- riormente. Essa classificação tem um grande valor esclarecedor, mas não é tecnicamente utilizável, pois não permite uma correlação entres as classes e suas propriedades geotécnicas.
O que pode fazer com a polpa do maracujá?
Qual via metabólica é responsável pelo catabolismo de ácidos graxos?
Como sistema nervoso e endócrino coordenam o corpo humano?
Como o sistema simpático e parassimpático interferem na atividade do nodo Sinoatrial?
Como inserir no meio de um texto a fala de um personagem?
Como a psicologia está presente em nosso cotidiano?
Como o fósforo fica disponível para os seres vivos?
Para que é indicado o acetato de dexametasona?
Para que é indicado a pomada propionato de clobetasol?
Como limpar o vidro do forno elétrico Consul?
Quem foi a primeira pessoa a usar sapatilha de ponta?
Quanto custa para estudar no Chile?
Qual a interação do sistema muscular com o sistema esquelético?
Como os sistemas são formados?
Como usar o purificador colormaq?
Como salvar vários arquivos em PNG no photoshop de uma só vez?