Contrariando a exuberância da floresta, o solo da Amazônia é considerado pobre em nutrientes. Em contraponto à beleza da Floresta Amazônica, seu solo não possui grande riqueza em nutrientes. ... Os solos amazônicos possuem uma restrita camada de matéria-orgânica que se encontra na superfície, conhecida como húmus.
Na verdade, os solos das florestas úmidas são pobres em nutrientes porque estes não são armazedos neles por muito tempo. As pesadas chuvas que ocorrem na florestas úmida lavam os materiais orgânicos do solo.
O solo amazônico apresenta baixos índices de nutrientes, é ligeiramente ácido e bastante arenoso, características que permitem classificá-lo como extremamente pobre. A presença de grande quantidade de matéria orgânica, carregada desde os Andes pelos rios, faz das várzeas as únicas áreas agricultáveis da Amazônia.
A diferença entre um solo rico e um solo pobre é a presença de húmus e de sais mineiras no solo que possibilitam que as plantas crescem e produzam mais. O húmus é um material que fica no solo e é originado pela decomposição dos seres vivos.
O solo das florestas tropicais é pobre em nutrientes. A maioria dos nutrientes está ligada à própria vegetação. A decomposição de matéria orgânica é realizada rapidamente pelos fungos e bactérias presentes no solo e os nutrientes são imediatamente absorvidos pelas plantas.
O solo das florestas tropicais é pobre em nutrientes minerais, mas a reciclagem da matéria orgânica é muito rápida. Os fungos e bactérias presentes no solo levam cerca de dois meses para decompor uma folha, enquanto que em uma floresta temperada, essa folha demoraria de um a sete anos para ser decomposta.
Devido às precipitações e as temperaturas elevadas, o solo sofre alterações em seu material de origem (minerais) e lixiviação em suas bases, tornado-se profundos e bem drenados, apresentando coloração vermelha ou amarela, pouco férteis e ácidos.
Os solos se desenvolvem a partir da destruição (intemperismo) das rochas, que chamamos de material de origem. Este intemperismo é causado pela água (chuvas) que em geral são levemente ácidas devido à reação da água com o CO 2 da atmosfera, formando ácido carbônico (H 2 O + CO 2 = H 2 CO 3 ).
Muitos já terão ouvido ou lido que os solos da região amazônica são quimicamente pobres. Certamente esta informação foi recebida com um certo ceticismo, afinal como uma vegetação tão exuberante quanto à da floresta amazônica pode se manter sobre um solo pouco fértil?
Seu uso incorreto e predatório pode provocar danos irreparáveis ao meio ambiente. O processo de formação dos solos é conhecido como pedogênese.
O processo de formação dos solos é conhecido como pedogênese. As rochas que compõem a superfície terrestre, por estarem expostas à ação do clima, da água e dos organismos vivos, sofrem uma série de processos químicos, físicos e biológicos que levam à sua fragmentação e decomposição (alteração química ).
Como criar uma planilha com VBA?
O que são serviços farmacêuticos RDC 44 09?
Como falar com atendente Caixa Tem?
Como fica renovação de CNH em 2021?
Quantos cigarros deixa o pulmão fica preto?
O que é gerúndio e particípio?
Em que data se tornou patrimônio Fernando de Noronha?
Quantos dias depois da depilação pode fazer bronze?
O que acontece com a falta de sais minerais no organismo?
O que é Pesquisa Operacional e quais as suas aplicações?
Como finalizar uma conclusão de redação?
Qual é o valor da porcentagem de 40?
Como entrar no Diário Oficial?
É possível emagrecer 5 kg em uma semana?
Quais os tipos de fornos utilizados em fundição?