Software livre é o software que concede liberdade ao usuário para executar, acessar e modificar o código fonte, e redistribuir cópias com ou sem modificações. Sua definição é estabelecida pela Free Software Foundation em conjunto com o projeto GNU.
Os usuários possuem livre acesso ao código-fonte do software e fazem alterações conforme as suas necessidades. ... Alguns exemplos de software livre para uso pessoal com grande distribuição são: Linux (sistema operacional GNU/Linux), The GIMP (editor de imagens), Mozilla Firefox (navegador web), entre outros.
Por “software livre” devemos entender aquele software que respeita a liberdade e senso de comunidade dos usuários. Grosso modo, isso significa que os usuários possuem a liberdade de executar, copiar, distribuir, estudar, mudar e melhorar o software.
Software Livre refere-se a todo programa de computador que pode ser executado, copiado, modificado e redistribuído sem que haja a necessidade da autorização do seu proprietário para isso.
Software livre, segundo a definição criada pela Free Software Foundation, é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído com algumas restrições. ... São programas de redação de textos, tabelas, banco de dados e muito mais. Basta entrar no site e baixar em seu computador.
27 curiosidades que você vai gostar
A FSF considera um software como livre quando atende quatro tipos de liberdade para os usuários: A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito; A liberdade de estudar o programa, e adaptá-lo para as suas necessidades.
Ao contrário do software livre, software proprietário é aquele cuja cópia, redistribuição ou modificação são proibidas pelo seu criador ou distribuidor. Normalmente, para utilizar, copiar, ter acesso ao código-fonte ou redistribuir, deve-se solicitar autorização ao proprietário, ou pagar para poder fazê-lo.
Quais aspectos classificam o que é um bom software?
Adequação. O produto deve estar de acordo com o objetivo que originou sua demanda. ...
Acurácia. ...
Interoperabilidade. ...
Segurança. ...
Conformidade. ...
Inteligibilidade. ...
Apreensibilidade. ...
Operacionalidade.
Assim, o software livre é aquele cujo usuário possui liberdade para alterar e executar o programa como ele bem quiser; a pessoa é livre para usá-lo em qualquer tipo de situação. O GNU Linux, o Libre Office, o Gimp, o Mozilla Firefox, entre outros, são exemplos de software livres.
Freeware: é o mesmo que gratuito. Sua utilização não necessita de cobrança e todas as funções do programa podem ser acessadas pelo usuário, sem nenhum tipo de restrição. O tempo de uso pelo usuário nesse tipo de licença também não possui restrições.
Já a diferença entre os dois é que, basicamente, softwares livres liberam a seus usuários o seu código-fonte, o que significa que os próprios usuários podem acessá-lo e editá-lo, buscando criar ferramentas, funcionalidades e etc.
Segundo o site www.softwarelivre.gov.br: "Software Livre (Free Software) é o software disponível com a permissão para qualquer um usá-lo, copiá-lo, e distribuí-lo, seja na sua forma original ou com modificações, seja gratuitamente ou com custo.
O conceito de software gratuito, ou freeware, é bastante simples e direto. Um software gratuito pode ser copiado e distribuído gratuitamente, é um programa que se pode Page 2 utilizar sem pagar. Este tipo de programa é fornecido somente na sua forma binária, ou seja, o programa executável.
Abaixo listamos alguns serviços e aplicações que são softwares livres ou os têm como base e sobre os quais provavelmente você já ouviu falar:
Android. ...
Firefox. ...
Terminais eletrônicos. ...
LibreOffice e Open Office. ...
GIMP. ...
Audacity. ...
VLC. ...
Declaração do Imposto de Renda.
Software gratuito ou freeware é qualquer programa de computador cuja utilização não implica o pagamento de licenças de uso ou royalties. É importante não confundir o free de freeware com o free de free software, pois no primeiro uso o significado é de gratuito, e no segundo de livre.
História do Software Livre
Um dos mais conhecidos sistemas operacionais livres é o Linux e suas várias distribuições. Programas como Mozila Firefox, Gimp também são softwares livres.
Exemplos. Alguns softwares proprietários são o Microsoft Windows, o Microsoft Office, o RealPlayer, o Adobe Photoshop, o Mac OS, o iOS o WinZip, entre outros.
Algumas das principais licenças permissivas são MIT, BSD e Apache. Como as licenças permissivas possibilitam o licenciamento do código sob uma outra licença, inclusive para uma versão comercial, elas são bastante amigáveis comercialmente.
Vantagens e desvantagens do software livre
Licença abertas: possibilita corte/redução dos custos com licença.
Acesso ao código fonte: liberdade para ler (o código fonte) e modificar toda a aplicação conforme sua necessidade.
8 pontos para considerar na escolha de um software de gestão empresarial
Preze pela segurança de dados. ...
Atente-se à estrutura necessária para instalação do software. ...
Analise a relação custo-benefício. ...
Certifique-se de que o software é responsivo. ...
Verifique se a interface é de fácil operação.
Esta sistematização só será possível se forem priorizados e atendidos pelo menos quatro requisitos da qualidade de software: usabilidade, confiabilidade, funcionalidade e manutenibilidade. Sendo estes requisitos essenciais, exigidos pelos clientes e que devem ser atendidos pela indústria de software.
O glossário do IEEE define qualidade como “Grau de conformidade de um sistema, componente ou processo com os respectivos requisitos”, ou, alternativamente, como “Grau de conformidade de um sistema, componente ou processo com as necessidades e expectativas de clientes ou usuários”. ...
Os exemplos mais famosos de software proprietário são: Sistemas Operacionais Microsoft Windows, Adobe Photoshop, Antivírus como: AVG ou o Norton Security além do Microsoft Office.
Os Softwares Pagos são aqueles que possuem proprietário, por isso são chamados também de software proprietário e sua liberação se dá mediante a uma licença comercial paga.
Qual das descrições abaixo define corretamente um Software Livre? Um programa semelhante aos programas demo com a diferença de ter as funcionalidades disponíveis por determinado período de tempo. Um programa de computador disponibilizado gratuitamente, porém com algum tipo de limitação.
Quanto tempo demora a lista de espera do Sisu?
Como se mede a corrente elétrica?
Qual a importância da análise de cargos?
Pode tomar 2 Lacto Purga de uma vez?
Como tirar o carregamento rápido do celular?
Qual é o sinônimo de impressionada?
O que significa o nome Ulquiorra?
O que é um processo de impugnação?
O que colocar no capital social?
Onde está escrito Alegrei-me quando me disseram?
Como faço pra ativar a minha conta do Banco do Bradesco?
Como nasceu o gênero paisagem na arte?
Onde vender notas antigas de dinheiro?
Quais são os tipos de decantação?
Como fazer progressão geométrica?
Qual a importância da interação entre surdos e ouvintes?