Em Química, os radicais ou radicais livres são átomos ou moléculas que contém um número impar de eletróns na sua ultima camada eletrônica e, devido a este não emparelhamento, são muito instáveis e têm alto poder reativo.
Os radicais livres são produzidos o tempo todo pelo nosso organismo. Eles são produtos resultantes da conversão dos nutrientes dos alimentos em energia. ... Entre elas estão a poluição do ar, a ingestão de alimentos com resíduos de pesticidas ou aditivos químicos, o estresse e o uso de cigarro e álcool.
Radicais livres são moléculas instáveis e que apresentam um elétron que tende a se associar de maneira rápida a outras moléculas de carga positiva com as quais pode reagir ou oxidar.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, os radicais livres estão entre os maiores causadores de envelhecimento da pele. Estas moléculas instáveis se formam dentro das células e são produzidas em excesso devido a diversos fatores, como tabagismo, estresse, exposição aos raios ultravioleta e poluição.
Os radicais livres são moléculas instáveis que surgem como resultado da queima de oxigênio pelas células, formando uma espécie de oxigênio que, quando em excesso pode reagir com proteínas, lipídios e DNA de células saudáveis, causando estresse oxidativo e danos nestas células, que podem acelerar o processo de ...
36 curiosidades que você vai gostar
Essa agressão provoca, por exemplo, um aceleramento no envelhecimento, uma vez que os radicais se ligam a outras espécies do nosso corpo, danificando, assim, células sadias e produzindo compostos tóxicos e indesejáveis.
O que são radicais livres
Os radicais livres são moléculas produzidas pelas nossas células durante o processo de queima de oxigênio. Pois é, elas não são nenhum agente invasor e podem viver muito bem em nosso organismo sem fazer mal algum, pelo contrário: existem justamente para ajudar a combater ameaças externas.
Estes são chamados de radicais livres de origem endógena. Há também os radicais livres de origem exógena, que são originados a partir de fatores externos ao organismo, como poluição, radiação solar e outros tipos de radiação, consumo de tabaco e álcool e maus hábitos alimentares.
São moléculas liberadas pelo metabolismo do corpo com elétrons altamente instáveis e reativos, que podem causar doenças degenerativas de envelhecimento e morte celular. Os radicais livres podem combinar com outras moléculas do corpo e, com isso, serem aniquilados rapidamente, caso a produção deles seja pequena.
Quais são as variáveis da termodinâmica?
Como marcar dois pontos no Google Maps?
Qual é a importância do silício?
Quais são as características essenciais da jurisdição?
O que significa Enoque na Bíblia?
Como faço para encontrar um arquivo no meu PC?
Qual é a glândula da adrenalina?
Pode tomar pantoprazol muito tempo?
Quais são os tipos de radiações eletromagnéticas?
Quais profissionais podem emitir APR e PT?
Quando e onde surgiu a ginástica artística?
Quanto se paga para abrir uma empresa?