Os quesitos suplementares, por sua vez, são os pontos levantados pelas partes e submetidos à apreciação do Perito durante as diligências, como previsto pelo legislador no art. 425 do CPC, “in verbis”: “CPC, art. 425 - Poderão as partes apresentar, durante a diligência, quesitos suplementares.
As partes poderão apresentar quesitos suplementares durante a diligência, que poderão ser respondidos pelo perito previamente ou na audiência de instrução e julgamento. Parágrafo único. O escrivão dará à parte contrária ciência da juntada dos quesitos aos autos.
Trata-se de um erro, pois se o laudo do perito e dos assistentes técnicos não foi esclarecedor, deverá ser realizada uma segunda perícia, com a mesma intenção da primeira, sendo, para tanto, nomeado outro perito.
Os quesitos são perguntas que as partes ou o juiz fazem ao perito, visando ao esclarecimento de fatos constantes no processo, porém restritos à matéria da perícia. Os quesitos formulados estão sujeitos à aprovação do juiz.
Quesitos Pertinentes e Impertinentes Os primeiros têm por objetivo esclarecer as questões técnicas contábeis. Os impertinentes abordam, geralmente, aspectos não relacionados com que se debate nos autos do processo, ou então, são perguntas que buscam do perito a opinião fora de sua competência legal.
A apresentação dos quesitos suplementares só é possível do momento em que o perito pegou o processo para começar a perícia até o momento em que ele entrega o seu laudo. Poucos assistentes técnicos sabem que as partes no processo judicial podem apresentar quesitos suplementares.
O que são espécies de quesitos periciais?
465 do CPC/2015 também disponha que o prazo para apresentar os quesitos da prova pericial será de 15 dias a partir da nomeação do perito, o momento não é exclusivo. Ou seja, quesitos suplementares poderão ser apresentados durante a diligência.
Os quesitos suplementares podem ser apresentados até a entrega efetiva do laudo pericial.Processual civil. Ação ordinária. Perícia. Quesitos suplementares. Apresentação. Prazo. Os quesitos suplementares podem ser apresentados até a entrega efetiva do laudo pericial.
QUESITOS SUPLEMENTARES. APRESENTACAO. PRAZO em Jurisprudência Processual civil. Ação ordinária. Perícia. Quesitos suplementares. Apresentação. Prazo. Os quesitos suplementares podem ser apresentados até a entrega efetiva do laudo pericial.Processual civil. Ação ordinária. Perícia. Quesitos suplementares. Apresentação. Prazo.
Possibilidade de juntada de documentos novos em qualquer momento do processo, nos termos dos arts. 3 do CPC . Observância do princípio do contraditório. O Código de Processo Civil dispõe que as partes terão ciência da data e local designados pelo juiz ou indicados pelo perito para ter início a produção da prova.
Em tal espécie também se classificam os quesitos apresentados pelo juízo [7], após o exame da matéria e eventual indeferimento de proposições apresentadas pelas partes.
Onde resolver problemas com MEI?
Como lidar com a instabilidade emocional?
Qual antibiótico para glândula Adanal?
Como tratar calvice feminina com produtos naturais?
Como configurar um ramal no PABX?
O que podemos usar para curar a bronquite?
Como a depressão se manifesta?
Quanto tempo demora para produzir sorgo?
Quais são as características clínicas da fluorose?
Como consultar as pendências no CPF?
Como tratar cicatriz com fibrose?
Como transformar um interruptor de luz em tomada?
Como estimular a produção de ácido clorídrico?
Como fazer um projeto de estrutura metálica?
Quais são as premissas básicas para a elaboração de uma embalagem?