Em livre tradução, o termo cruelty-free significa livre de crueldade e se reporta a produtos e empresas que não realizam testes em animais, nem compram ingredientes de fornecedores que utilizam esse tipo de procedimento.
Confira algumas das principais marcas cruelty free que já foram certificadas e não testam em animais nem usam ingredientes testados dessa forma: Anna Pegova, O Boticário, Pachamama, Granado, Phebo, Aesop, Natura, The Body Shop, Weleda, Marc Jacobs, Eudora, Quem Disse Berenice?, Beauty Box, Vult, entre outras.
Isto é, todas as matérias primas/ingredientes não são testados em animais, seja pela fabricante ou por seus fornecedores. Para certificar que um produto é de fato cruelty free, existe o selo fornecido pela “People for Ethical Treatment of Animals”, uma organização mundialmente conhecida pela luta dos direitos animais.
Os itens veganos não levam nada de origem animal em sua composição e devem pertencer à marcas cruelty-free. Como o veganismo é também um movimento político, os adeptos dessa filosofia não querem financiar empresas que, embora tenham certos itens adequados, realizam testes em animais.
Cruelty-free (livre de crueldade, em português), significa que um produto não é testado em animais antes de ser liberado para comercialização. É um termo muito confundido com o vegano, que por sua vez significa que um produto é livre de ingredientes de origem animal em sua formulação.
43 curiosidades que você vai gostar
A tradução para o português é “livre de crueldade”, uma marca de cosméticos que se denomina “Cruelty Free” não realiza testes em animais em qualquer etapa da sua produção, que vai desde a utilização dos insumos até o produto final.
Para identificar se um produto não faz teste em animais é indicado sempre se atentar ao seu rótulo, em que deve conter um selo cruelty free. A ONG Projeto Esperança Animal (PEA) é uma referência de cruelty free no Brasil, pois atualizam o site com listas de empresas que não fazem teste em animais.
Segundo a EVU, os critérios de certificação para alimentos veganos são: Não conter nenhum ingrediente de origem animal, como carnes e substâncias oriundas de partes de animais ou suas secreções.
Veganos: não levam ingredientes de origem animal e são livres de crueldade. Não testados em animais. Um cosmético vegano não é necessariamente orgânico ou natural. Naturais: as fórmulas devem conter 95% de ingredientes naturais e 5% de ingredientes orgânicos.
Outra forma de identificar um cosmético vegano são os símbolos impressos nas embalagens destes produtos. Entre eles, estão: Certified Vegan: O Certified Vegan é emitido pela organização internacional Vegan Action. Este selo confirma que todo o processo de produção do cosmético é vegano.
Vegano: não contém ingredientes de origem animal + cruelty free. 3. Natural: contém apenas ingredientes naturais e saudáveis em sua composição. Dependendo de sua composição e testes pode ou não ser cruelty free e vegano.
Vegetariano estrito x Vegano
Enquanto o vegetariano estrito não consome nenhum alimento animal ou seus derivados, os veganos evitam e proíbem tudo o que cause algum dano aos bichinhos. Isso inclui também cosméticos, roupas, produtos de higiene, entre outros.
Para começar, veganismo não se restringe apenas à dieta. É uma filosofia de vida relacionada à alimentação, ideologia, vestuário e restrição completa a produtos de origem animal. Já os vegetarianos optam por parar de comer qualquer tipo de carne, porém, sem deixar de lado proteínas de origem animal, como ovos e leite.
Para um produto ser livre de crueldade basta que ele não seja testado em animais, mas ele ainda pode conter ingredientes provindos do mesmo em sua composição. Já os produtos veganos são 100% livres de qualquer tipo de contato com os animais.
Para ser considerado um produto vegano para cabelo, ele não pode conter em sua formulação nenhum ingrediente de origem animal. Na prática, isso quer dizer que em sua composição não podem ser utilizadas nem partes do animal, nem nada que seja naturalmente produzido por ele, como mel, colágeno e lanolina, por exemplo.
Por ser rica em fibras, grãos, frutas e legumes, a alimentação vegetariana traz vantagens para seus adeptos. Além do propósito geral de reduzir a poluição ambiental, ela ajuda no controle do peso, favorece o trânsito intestinal e contribui para a prevenção de doenças cardiovasculares.
Não consomem produtos de origem animal. Também “vegetarianos radicais”, ou pelo termo inglês vegan. Este grupo exclui a carne de animais (carne vermelha, aves, peixe) e também produtos animais (ovos e lacticínios). ... Os veganos não querem apoiar a indústria da carne.
(a) Ovolactovegetarianismo: utiliza ovos, leite e laticínios na sua alimentação. (b) Lactovegetarianismo: utiliza leite e laticínios na sua alimentação. (c) Ovovegetarianismo: utiliza ovos na sua alimentação. (d) Vegetarianismo estrito: não utiliza nenhum produto de origem animal na sua alimentação.
O que é o veganismo? Pessoas que seguem uma alimentação vegana excluem do seu prato qualquer alimento de origem animal, como carne, peixe, laticínios, ovos e mel. É esta a principal diferença face ao vegetarianismo, que exclui o consumo de carne e de peixe, mas não proíbe a ingestão de laticínios, ovos e mel.
Vegetarianismo é o regime alimentar que exclui todos os tipos de carnes: frango, peixe, carne vermelha, frutos do mar e outras.
Os produtos naturais contém ingredientes de origem vegetal e mineral em cerca de 95% da composição e podem ou não apresentar a certificação orgânica. Os veganos, por outro lado, não usam qualquer matéria-prima de origem animal – como leite, mel e colágeno – e, é claro, testes em animais não são permitidos.
Os produtos naturais exigem uma produção menos industrial, não permitindo a utilização de fragrâncias, componentes químicos ou corantes sintéticos. Ele também não possui conservantes artificiais. Os cosméticos orgânicos são produzidos com matéria-prima sem agrotóxico e com um cultivo sustentável.
Mas, afinal, o que são cosméticos orgânicos? O cosmético orgânico, por definição, é um produto formulado e produzido com ingredientes naturais certificados. Todo produto orgânico é fabricado dentro dos princípios da sustentabilidade, pois é ecologicamente correto e socialmente justo.
O shampoo vegano basicamente não contém absolutamente nada de origem animal. Como por exemplo cera de abelha, e leite que são apenas alguns dos componentes mais utilizados nos shampoos tradicionais. Da mesma forma como os outros cosméticos veganos, o shampoo também não é testado em animais.
Como impermeabilizar concreto aparente?
Como saber o peso certo na balança?
Quais os problemas da agricultura intensiva?
Como são as manchas de melanomas?
Quais os alimentos que produzem dopamina?
Sou graduanda ou estou graduanda?
Quanto precisa para abrir uma conta poupança na Caixa?
Porque José era o filho preferido de Jacó?
Quais as consequências da poluição química?
O que é e o que significa LED?
Quantas vezes por semana fazer drenagem pós operatorio?
Qual o nome do diretor do filme perdido em Marte de 2015?
Como apagar um bot do Telegram?
O que são redes sociais e o objetivo de sua criação?
Qual é a força responsável pela gutação como ela se origina?