Entre os polímeros artificiais, temos os de adição que, como o próprio nome indica, são formados pela adição ou soma de vários monômeros exatamente iguais entre si e sem que haja perda de massa. ...
Polímeros de adição: formados a partir de um único monômero, através de uma reação de adição. ... Polímeros de condensação: são gerados pela reação entre dois monômeros diferentes através de uma reação de condensação. Nessa reação ocorre a eliminação de outra molécula, geralmente a água.
Na polimerização de adição, todos os átomos do monômero são incorporados na cadeia do polímero. O ponto de partida para as reações de adição é a quebra da ligação dupla carbono-carbono (C = C) presente nos compostos orgânicos, como, por exemplo, no etileno.
São os polímeros obtidos pela adição sucessiva de monômeros. Como exemplos temos os polissacarídeos, formados por monômeros de monossacarídeos e as proteínas, formadas por monômeros de aminoácidos.
Um polímero de adição 1,4 é formado a partir da união de várias unidades de alcadienos conjugados (denominadas monômeros), formando um grande encadeamento, ou seja, uma grande molécula. A borracha é formada porque ocorre uma ressonância entre as ligações duplas presentes nos alcadienos conjugados.
Na polimerização de adição, todos os átomos do monômero são incorporados na cadeia do polímero. O ponto de partida para as reações de adição é a quebra da ligação dupla carbono-carbono (C = C) presente nos compostos orgânicos, como, por exemplo, no etileno. Uma vez quebrada a ligação, forma-se um radical com elétron ímpar.
Ouvir: Como se formam os polímeros? A ideia que deu origem aos polímeros sintéticos vem de uma brincadeira de criança: a de encaixar peças de um quebra-cabeça. Os químicos começaram a unir pequenas unidades, transformando-as em unidades maiores, como se estivessem juntando as peças.
Os cientistas tentaram imitar os polímeros naturais e conseguiram desenvolver polímeros artificiais, que são chamados no cotidiano de plásticos. Entre os polímeros artificiais, temos os de adição que, como o próprio nome indica, são formados pela adição ou soma de vários monômeros exatamente iguais entre si e sem que haja perda de massa.
A ideia que deu origem aos polímeros sintéticos vem de uma brincadeira de criança: a de encaixar peças de um quebra-cabeça. Os químicos começaram a unir pequenas unidades, transformando-as em unidades maiores, como se estivessem juntando as peças. Neste caso, caracterizado pelos monômeros, formando uma grande imagem (cadeias poliméricas).
Quanto tempo dura fermento biológico seco?
Como se falava bonito antigamente?
Qual o clima que o escorpião gosta?
Como comprovar endereço rural?
O que é o tratamento plasmaferese?
Quais foram os feriado antecipado em São Paulo?
Porque não pode dar paracetamol para cachorro?
Qual o remédio caseiro para caroço?
Quem matou Goku em Dragon Ball Super?
Qual o CID mais grave da depressão?
O que é impacto ambiental positivo e negativo?
Quais são os distúrbios da fala?
Quais os tipos de processos existentes em uma empresa?
Quais são os cinco principais instrumentos de medição elétrica?