Oligopólio é um sistema que faz parte da economia política que caracteriza um mercado onde existem poucos vendedores para muitos compradores. Em um oligopólio, as alterações nas condições de atuação de uma empresa vai influenciar o desempenho de outras empresas no mercado.
Alguns exemplo de oligopólio, no Brasil, ocorrem no setor bancário, que pode ser considerado como uma área com concorrência abaixo da média.
Quando as firmas de um oligopólio individualmente escolhem a quantidade a ser produzida para maximizar o lucro, elas em conjunto produzem uma quantidade maior do que o nível produzido por um monopólio e menos do que a quantidade de equilíbrio de um mercado perfeitamente competitivo.
As formas de oligopólio são: Cartel, Truste, Holding, Conglomerado e Monopólio. As principais causas do aparecimento de mercados oligopolistas são a escala mínima de eficiência e características da procura.
Enquanto no monopólio não existe concorrência, o oligopólio é caracterizado por um conjunto de empresas que domina determinado setor da economia ou produto colocado no mercado. Em geral impõem preços abusivos e elimina a possibilidade de concorrência, através da aquisição de pequenas empresas.
Os indicadores econômicos são dados que acompanham a economia de um país sob determinado aspecto. Esse compilado de dados funciona como um termômetro para a economia, e é usado como referência por investidores, empresários e pelo governo para avaliar a situação financeira do país.
As diferentes estruturas de mercado estão condicionadas por três variáveis principais: número de firmas produtoras no mercado; diferenciação do produto; existência de barreiras à entrada de novas empresas.
Uma particularidade do oligopólio é que este pode existir em um cenário ainda competitivo, como também por cooperação das empresas, até, a formação de um cartel. A concorrência entre oligopolistas é benéfico aos consumidores, já que os preços se mantêm reduzidos e o produto é oferecido em maior quantidade.
Características de um Mercado com Oligopólio Poucos vendedores ofertando produtos similares ou idênticos Firmas interdependentes As firmas estarão em melhor situação cooperando e se comportando como um monopolista, produzindo uma quantidade menor e determinando um preço acima do custo marginal.
A concorrência entre oligopolistas é benéfico aos consumidores, já que os preços se mantêm reduzidos e o produto é oferecido em maior quantidade. Porém, as empresas em oligopólio têm sempre como alternativa a cooperação mais facilitada.
Apesar do oligopólio desejar formar cartéis e obter lucro de monopólio, nem sempre isto é possível. A legislação antitruste proíbe acordos explícitos entre empresas de um oligopólio, analisando-os como um problema de política pública. Harcourt, Inc. items and derived items copyright © 2001 by Harcourt, Inc. O Equilíbrio para um Oligopólio
Como ter motivação para estudar online?
O que fazer para deixar a criança mais calmo?
Como evitar que o aço enferruja?
Como ficar com o cabelo igual das coreanas?
O que fazer para não cair na malha fina?
O que fazer para ter mais tempo?
O que fazer para tirar o volume do cabelo loiro?
Como não deixar ser intimidado?
Qual o sentido da palavra conveniente?
Como tirar espaço em branco do Word?
Como não entrar ar na seringa?
Como fazer um coque no cabelo bem rápido?
Quanto tempo o arroz pode ficar fora da geladeira?
Qual é o correto grandemente ou grandiosamente?
Como é o código de libertar os personagem do Mortal Kombat 3?