Memorando é um documento oficial com redação objetiva, linguagem simples e de fácil leitura, cujo objetivo é servir de comunicação interna dentro de uma instituição. É um dos gêneros textuais da gramática, assim como o ensaio, diário, relatório e notícia.
O memorando pode ser utilizado entre unidades administrativas de uma instituição para se direcionar a setores do mesmo nível hierárquico ou de níveis diferentes, uma vez que ele pode ter caráter administrativo e pode ser utilizado para expor ideias, projetos, diretrizes, entre outros.
O memorando é um texto profissional de curto tamanho utilizado para enviar ágeis mensagens para todos os funcionários, para determinados setores da empresa ou ainda para filiais e parcerias.
ENVIANDO OFÍCIOS NO SEI Vá em “Iniciar Processo” no menu principal do SEI e selecione o tipo de processo “Comunicações administrativas: Ofício”. Preencha as informações necessárias na tela de Iniciar Processo e clique em “Salvar”.
Estrutura Textual: Como Fazer um Memorando?
Circular é uma norma jurídica produzida em todos os níveis da administração pública (ou seja, do poder executivo), pela qual o chefe de certa repartição ou departamento define a padronização de condutas e regras.
Dicas úteis ao responder um Memorando
Decisão proferida sobre ofício, memorando, parecer, informação, requerimento ou demais documentos submetidos pelas partes a seu conhecimento e solução. Pode ocorrer também despacho de encaminhamento de um órgão para outro. O despacho pode constituir- se de uma palavra, de uma expressão ou de um texto mais longo.
Resumindo: ofício é comunicação oficial externa. Memorando é comunicação oficial interna.
O memorando, por sua vez, costuma ser utilizado para comunicações expressas e, em geral, internas. O memorando, como vimos, deve ser um documento objetivo e, em sua elaboração, costumam ser inseridos os seguintes itens: assinatura e cargo do remetente, ou seja, do emissor do memorando.
Um bom assunto fornece um bom resumo quanto ao conteúdo do memorando, preparando o leitor rapidamente. 4. Fique atento aos destinatários Uma das piores situações é quando você envia ou encaminha o memorando para os setores errados. Confira mais de uma vez a lista de destinatários para evitar esse tipo de constrangimento. 5. Avise sobre os anexos
O memorando, ainda, pode ser subdividido em tipos, que se referem a algumas diferenças comuns ao gênero, a depender da finalidade, do contexto e do teor da mensagem divulgada. Pode-se falar em três tipos de memorando: memorando interno; memorando externo (estrutura oficial); e memorando comercial.
O memorando, assim como os demais gêneros textuais, apresenta uma finalidade discursiva específica e é constituído de traços distintos. Um deles é representado pela objetividade, ou seja, um discurso demarcado por uma linguagem breve, precisa e direta, visto que faz parte de uma comunicação veiculada no meio comercial.
Quais são os instrumentos de Podologia?
Quanto mede o maior tubarão do mundo?
Quanto será o salário mínimo em 2023?
Quais os principais problemas causados pela utilização irresponsável das redes sociais?
Qual o salário de um médico nos Estados Unidos?
O que é o Sistema de Amortização mista Sam?
Quem é mais inteligente o cachorro ou o cavalo?
Com quantas semanas escuta o coração do bebe no consultorio?
Qual é a abreviatura da palavra missionária?
Quanto ganha um desossador na Irlanda?
Qual é o papel da comunicação em sistemas centralizados?