Os custos operacionais são a soma de todas as despesas necessárias para manter a sua empresa funcionando, bem como o custo dos produtos vendidos. Ou seja, trata-se do valor que você gasta para conseguir oferecer bens e serviços aos seus clientes.
O que é custo operacional? Os custos operacionais de uma empresa são gastos associados à manutenção e administração de um negócio no dia-a-dia. O custo operacional total de uma empresa inclui o custo dos produtos vendidos, as despesas operacionais e as despesas gerais.
Para se calcular o custo operacional do seu negócio é bem simples: Basta você pegar o valor médio das suas despesas nos últimos meses (geralmente os últimos 3 meses), e dividir pela média de vendas no mesmo período.
A noção de custos de operacionais faz referência ao dinheiro que desembolsa uma empresa ou organização para o desenvolvimento das suas atividades. Os custos operacionais correspondem aos salários do pessoal, ao arrendamento, à compra de provisões, entre outros.
As despesas operacionais são aquelas relacionadas com o funcionamento diário de uma empresa. Por isso, elas não incluem pagamentos como impostos ou aqueles associados à fabricação dos produtos comercializados. Esse tipo de despesa integra a gestão financeira da companhia.
19 curiosidades que você vai gostar
As despesas operacionais estão divididas em dois tipos: Fixas: aquelas que estarão presentes todos os meses com o mesmo valor. Variáveis: previstas para momentos específicos e o valor pode ser diferente em cada período. Elas também podem ser subdivididas em despesas administrativas, comerciais e específicas.
No funcionamento de uma empresa podem vir a existir diversas despesas e gastos a serem contabilizados, já no caso de despesas não operacionais são aquelas decorrentes de transações não incluídas nas atividades principais ou acessórias que constituam objeto da empresa.
A formação do preço pós- estabelecido (rateio ou custo operacional) se dá quando o valor da contraprestação pecuniária é calculado após a realização das despesas com as coberturas contratadas, devendo ser limitado à contratação coletiva em caso de plano médico-hospitalar.
CUSTO OPERACIONAL é indicada para as empresas que trabalham com baixa sinistralidade. Quanto menor for a sinistralidade, menor o custo da empresa com o plano de saúde. O valor mensal é calculado com base nos custos referentes aos serviços prestados. A modalidade MIX tem maior flexibilidade no custeio.