Naturalística (Objeto Material ou Materialidade) Segundo a teoria naturalística, resultado é a modificação no mundo exterior causada pela conduta. Essa modificação pode ser de ordem física (ex.: destruição de um objeto – art. 163 do CP), fisiológica (ex.: lesão corporal – art.
Todo crime tem resultado jurídico, porque sempre agride um bem tutelado pela norma. A doutrina divide o resultado em duas espécies: naturalístico (modificação física no mundo exterior) e jurídico ou normativo (lesão ou perigo de lesão ao bem jurídico tutelado).
Resultado naturalístico: resultado é a modificação no mundo exterior praticado pela conduta humana. Esta teoria admite crime sem resultado naturalístico, uma vez que há infrações as quais não produzem qualquer alteração no mundo exterior.
Crime material: é aquele que prevê um resultado naturalístico como necessário para sua consumação. São exemplos o delito de aborto e o crime de dano. Há quem o chame de crime de resultado. Crime formal: é aquele que descreve um resultado naturalístico, cuja ocorrência é prescindível para a consumação do delito.
A infração penal pode gerar dois resultados: naturalístico ou jurídico. O resultado naturalístico ocorre quando há efetiva lesão de um bem jurídico tutelado da vítima. Ex.: crime de homicídio (a vida de alguém é interrompida, causa um resultado naturalístico, pois modificou o mundo exterior).
42 curiosidades que você vai gostar
Crimes unissubjetivos e plurissubjetivos
Os crimes unissubjetivos são aqueles que somente podem ser praticados por uma só pessoa (aborto, epidemia, constrangimento ilegal etc), ao passo que os crimes plurissubjetivos são aqueles cometidos por mais de uma pessoa (rixa, quadrilha, bigamia etc).
A antijuridicidade é a relação de contrariedade entre o fato e o ordenamento jurídico. Não basta, para a ocorrência de um crime, que o fato seja típico (previsto em lei). É necessário também que seja antijurídico, ou seja, contrário à lei penal, que viole bens jurídicos protegidos pelo ordenamento jurídico.
é imprescindível a ocorrência de resultado naturalístico para a consumação dos delitos materiais e formais. ... os crimes unissubsistentes são aqueles em que há iter criminis e o comportamento criminoso pode ser cindido. D os crimes omissivos próprios dependem de resultado naturalístico para a sua consumação.
A teoria tripartida entende que o conceito analítico de crime é o fato típico, ilícito e culpável, sendo a culpabilidade um elemento constitutivo de crime, visto que sem a culpabilidade não há crime.
Como saber se a pessoa gosta de você?
O que estuda a semântica e pragmática?
Quantos versos tem o poema tempestade?
Como traduzir um documento grande?
Quando bebê nasce com olho cinza?
Em que sentido o trabalho é colocado ao ser humano como uma necessidade natural?
Como trabalhar os 4 pilares da educação?
Como traduzir a página no Windows 10?
Como cumprir o Roll-over da 1xbet?
Quem tem carteira assinada pode participar do programa jovem aprendiz?
Como ensinar pontuação para o 3 ano?
Como devem ser as aulas remotas na educação infantil?
Qual o objetivo de trabalhar água na educação infantil?
Como saber que o whey e de qualidade?
Como ensinar os alunos a fazer resumo?
Como saber se um app é original?